ANIMAIS MARINHOS: Especies e conceito

ANIMAIS MARINHOS: Especies e conceito

Animais marinhos são aqueles que vivem no mar.

Baleia, golfinhos, boto do mar, a maioria causa uma enorme paixão pelos banhistas que visitam grandes aquários ou fazem passeios marítimos apenas para ver essas belezuras.

Claro que, por outro lado, alguns outros animais como tubarões causam medo e pavor em muitos banhistas, que são proibidos de entrar no mar de algumas praias do litoral por conta do risco trazidos por eles.

Esses animais, assim como todos que existem, tem uma parcela de importância para a vida e muitos se encontram em situações de risco por conta de atitudes causadas pelo homem.

Vamos falar mais sobre o tema, trazendo animais raros, conhecidos e diferentes. Além de explicar como ajudar a evitar a extinção de algumas espécies.

O QUE CAUSA A EXTINÇÃO DOS ANIMAIS E QUAIS SÃO AS ESPECIES MAIS AFETADAS?

Além de ser um dos principais motivos de extinção dos animais terrestres, esse motivo também está chegando na vida aquática, que é a poluição.

É fato que dezenas de animais morrem diariamente por conta do lixo que é jogado no mar. Primeiro por afetar o seu sistema e segundo por inalarem ou engolirem pedaços de resíduos que o levam a morte.

Outro motivo que causa a extinção de algumas espécies da vida aquática é a perseguição implacável realizada pelo ser humano para pesca ou utilização do animal para algum procedimento químico.

Você pode ver outros animais em extinção também.

Entre as espécies que mais se encontram atingidas estão:

  1. Tartaruga marinha: das 5 espécies que se encontram no Brasil, as 5 estão em risco de extinção.tartaruga marinha
  2. Ariranha: esse animal por viver dentro da água e fora dela, muitas vezes vira animal de caça, pois sua pela é usada na confecção de casacos.: muito perseguida pela caça, ao todo só restam no mundo inteiro, 15 mil animais desse tipo.lontra marinha
  3. Baleia Jubarte: muito perseguida pela caça, ao todo só restam no mundo inteiro, 15 mil animais desse tipo.animais marinhos
  4. Leão-marinho: era um dos animais que mais eram caçados, isso por conta da sua gordura e pele. Mas foram proibidos de serem caçados. Após isso, começaram a se recuperar, mas ainda sofrem com a poluição das águas.leão marinho
  5. Tubarão-branco: o maior medo do homem é sem dúvida encontrar esse animal por aí. Mas essa ideia não é comum entre todos, já que o maior motivo da sua extinção é a prática esportiva. Esse animal se encontra em todos os oceanos é protegido por vários países.tubarão branco

Por isso é importante preservarmos o meio ambiente.

QUAIS OS ANIMAIS MARINHOS MAIS DIFERENTES QUE EXISTEM?

O mundo marítimo é enorme, por isso é quase impossível que conheçamos todas as espécies existem.

Mas algumas já foram encontradas e causam uma certa estranheza por conta dos seus detalhes diferentes:

  1. Engolidor-negro: animal que consegue engolir por completo a sua presa, já que seu estomago alonga-se até caber a presa.
  2. Tubarão tapete: visivelmente não parece inofensivo, mas é um grande predador da espécie.
  3. Tubarão cobra: tem esse nome, pois comem suas presas igual as serpentes.
  4. Peixe-bolha: apenas presente nas profundezas da Nova Zelândia e Austrália, esse peixe tem o corpo que parece uma massa gelatinosa por conta da pressão da profundidade onde se encontra.
  5. Polvo-Dumbo: um dos animais mais raros que existe. É pequeno e mede até 20 centímetros.

ANIMAIS MARINHOS CONHECIDOS E SUAS CARACTERÍSITICAS.

Fora esses animais bem diferentes, nós encontramos aqueles que já conhecemos e que estão presentes nos nossos filmes, livros ou na vida real mesmo.

Entre eles, é possível destacar:

  1. As baleias: quem nunca assistiu a um filme e sonhou em ter uma amiga baleia. As baleias são mamíferos que não causam medo algum, apesar de que só o seu cérebro possui de 7 a 8 quilos.

Mas elas possuem sangue quente e respiram pelos pulmões, além de se comunicarem por estalos e assobios quando submersas.

  1. Peixe palhaço: o peixe palhaço para as crianças é mais conhecido como Nemo. O personagem de um filme infantil. Característicos por suas listras branco e laranja, esse peixe passa o dia sorrindo esperando seu almoço passar para devora-lo.

A grande curiosidade sobre a espécie é que, na falta de uma fêmea, eles podem mudam de sexo para continuar a reprodução da espécie. Interessante não?

  1. Polvo: o polvo é molusco marinho que possui o corpo mole sem nenhum esqueleto interno ou externo.

Possuem oito braços que ficam em volta da boca e apresentam algumas facilidades para a vida marítima, já que podem ficar da cor do ambiente ou de outros animais e por conta do corpo mole, se escondem em lugar impensáveis.

  1. Águas-vivas: esses animais causam medo em alguns banhistas que durante algum mergulho no mar já tiver o desprazer de serem tocados por eles, causando na pele uma queimadura que dependendo da espécie, pode ser até fatal.

Acontece que esse animal não possui olhos, coração e nem cérebro. Seu corpo possui uma boca bem no meio, rodeada de tentáculos. E eles se orientam com base em nervos sensoriais.

Deixe um comentário