Recursos Renováveis são recursos naturais que podem ser recolocados na natureza e de manutenção, e o ritmo é maior ou igual que o consumo humano, é inesgotável.

Podemos citar como exemplo a energia solar que é armazenada com a ajuda de equipamentos especiais, e a energia eólica e hidroelétrica, pois são recurso que são contínuos; que não correm o risco de acabar ao longo prazo.

Os Renováveis também são papel, madeira, couro. Isso, se eles forem recolhidos com cautela e cuidados, sem haver descaso ou excesso.

Os mais importantes para nossa sustentabilidade são: água, radiação solar, vento, onda, madeira, peixe e energia hidroelétrica.

A água é considerada ser um recurso renovável, mas é apenas 3% do total da água do mundo é utilizável. O resto está congelado ou é muito salgado para se usar.

Para conseguirmos entender melhor sobre os Recursos Naturais Renováveis, precisamos entender todo o contexto. Nesse texto também discutiremos sobre os Recursos Naturais e suas particularidades.

O que são recursos naturais?

Recursos naturais são todos os elementos da natureza que trazem benefícios para nossas necessidades, utilizados para sobrevivência e conforto como: água, solo, luz solar, vegetais.

Existem outros recursos que podem ser utilizados com alimentos como: a carne de animais, o leite e ovos. Os animais ainda sevem de transporte para beneficio do homem.

Além desses, a produção de couro e pele para fabricação de roupas, sapatos e bolsas são produzidos a partir desses recursos naturais.

Esses recursos são retiradas da natureza de forma direta ou indireta, para fornecer bem estar a vida dos humanos. O que nos preocupa é a falta de compreensão do ser humano na hora de retirar esses recursos.

Infelizmente o homem tem tirado mais que se é necessário e com isso levando a natureza a não ter recursos para nos fornecer.

recursos naturais renovaveis 2

Recursos Naturais Renováveis no Brasil

O Brasil é um país rico em elementos naturais, é do recurso natural que tiramos maior parte da nossa economia brasileira que é o solo; é dele que se cultiva: café, feijão, milho, mandioca além dos vegetais. São recursos pra consumo próprio e para comercialização

Outro maior recurso é nossa floresta Amazônia e outras florestas, que são valiosas em elementos naturais, que precisam ser protegidas contra o desmatamento que nos últimos anos vem sofrendo perdas de arvores por conta dos seres humanos.

Aqui no Brasil, já existe casos de falta de água, luz e vegetais. Pois existe descaso do próprio ser humanos, um dos problemas maiores é a poluição do ar e da água. Com a poluição os recursos são prejudicados e assim gerando uma baixa qualidade de vida.

Recursos Renováveis são recursos que podem ser renovados, que o ritmo é maior ou igual que o consumo humano.

Como por exemplo: Energia solar que são armazenadas com a ajuda de equipamentos especiais, energia eólica e hidroelétrica que são obtidas pelo vento.

Recursos Não Renováveis

Recursos não renováveis são elementos que são retirados da natureza e que levam muito tempo para se refazer novamente.

Como os principais exemplos :

O petróleo; é originado através da ossificação dos restos das plantas e animais. Que uma vez que se acaba, nunca podem ser substituído .

Minerais ( Carvão ), é o maior acervo não renováveis, ate para sua retirada é um problema para o meio ambiente; pois causa poluição do ar, e o nível do solo diminui quando o carvão é tirado.

Gás Natural; é gerado pela decomposição de plantas e animais que ficam em baixo das rochas por milhares de anos, se o ponto positivo é que gera combustível, mas causa muito mais problemas ambientes, como as aguas subterrâneas

Além da matéria prima do vidro, gás natural, diamantes, prata, cobre e ferro, diesel.

recursos naturais renovaveis

Conservação e Recursos Naturais renováveis :

É importante evidenciar sobre as atitudes humanas, pois somos nos que destruímos o nosso meio ambiente. Se esgotarmos nossos recursos ambientes será um grande problema, pois se precisamos de recursos naturais para sobreviver.

Precisamos discutir sobre esses recursos renováveis e não renováveis nas escolas, instituições, empresas, com amigos e familiares.

É necessário que se ensine dentro de casa a cuidar e proteger os elementos naturais. Deve ser praticado em casa e fora dela.

O uso excessivo do solo, desgasta o nível de qualidade, então é necessário que exista um cuidado. Se retirar precisa ser plantada novamente, aguada, plantar onde tenha  sol ou chuva.

Caso tenha ficado dúvidas, entre em contato com nossa equipe por e-mail ou comentários.