ORQUÍDEAS AMARELAS

ORQUÍDEAS AMARELAS

As orquídeas amarelas ou as chamadas chuvas de ouro são uma das várias espécies de orquídeas que existem por aí.

Pelo seu significado elas denotam alegria. E presentear alguém com orquídeas amarelas é desejar muito alegria e sucesso para a vida da pessoa.

Além da cor amarela ser intimamente ligada a amizade.

Pois bem, as orquídeas podem crescer em árvores e são nomeadas por epífitas, podem crescer em rochas e são denominadas de litófitas ou crescer sobre a terra e serem chamadas de terrestres.

Mais abaixo falaremos sobre os cuidados necessário para proteger e cuidar de uma orquídea amarela.

QUAL A VENTILAÇÃO, UMIDADE, TEMPERATURA, LUMINOSIDADE E ÁGUA NECESSÁRIOS PARA CUIDAR DE UMA ORQUÍDEA?

Essas dicas serão essenciais para quem deseja cultivar orquídeas amarelas dentro de casa ou de apartamento.

O primeiro ponto a ser estudado é onde coloca-las.

Em uma primeira impressão as pessoas querem colocar a sua orquídea no centro da mesa da sala de estar para deixar o ambiente mais bonito e neutro.

Porém, esse não é de longe o melhor lugar para deixa-la.

O ideal é que coloque ela em um lugar que tenha a luminosidade, umidade, temperatura e ventilação correta.

Em relação a luminosidade é o item principal a ser observado, pois muitas orquídeas só crescem após receber a quantidade de luz necessária. Claro que não é só a luz que as fazem crescer, mas é um dos fatores que influencia e muito o seu crescimento.

Ou seja, ao escolher um lugar do seu apartamento ou da sua casa, procure um espaço que seja localizado perto das janelas, mas que ao mesmo tempo não receba diretamente os raios solares.

Caso seja inevitável que a planta receba os raios solares é só colocar uma proteção na janela como cortinas ou filtros.

Já sabemos qual o primeiro segredo para cultivar a orquídeas: não as deixar expostas diretamente ao sol e nem as deixar sem contato nenhum com os raios solares.

orquideas chuva de ouro

COMO SABER SE O LOCAL DA ORQUÍDEA AMARELA ESTÁ CORRETO

Se você ficou na dúvida quanto ao lugar que deixou a sua planta, no caso de fazer bem ou não para ela é só olhar o seu aspecto e mudanças diárias; caso as folhas fiquem amarelas demais é porque está recebendo bastante luminosidade, e aí você muda de local. Já se as folhas ficarem escuras é porque está faltando luz no ambiente no qual ela se encontra.

É bem simples isso, as folhas devem estar sempre verde claro. Isso irá significar que a orquídea está saudável e que irá brotar de forma regular.

No caso da temperatura, as orquídeas não se agradam das temperaturas constante e é esse um dos motivos que as fazem não florescer.

Esse tipo de planta está acostumado a variações de 15 graus todos os dias. O que não ocorre com frequência no nosso país, não é mesmo?

Como no Brasil não existe essa mudança brusca de temperatura, o ideal é que a deixe na varanda para sentir a variação natural do tempo. Mas lembre-se de coloca-las de volta principalmente nas cidades do Sul que durante a madrugada ficam com temperaturas abaixo de 15 graus, como por exemplo Curitiba.

orquideas tipo amarela

Para saber se a planta está na temperatura ideal é só olhar para as suas folhas.

Se estiverem escuras e moles a planta está frágil por conta da temperatura muitíssimo fria e não conseguirá se defender de fungos ou bactérias.

Já se estiver em uma temperatura muito quente a planta apresentará em suas folhas uma coloração preta ou amarela. Essa coloração é devido aos sinais de queimadura por conta do sol.

No terceiro ponto observaremos a ventilação adequada as orquídeas.

Quando você tem orquídeas em casa é aconselhável que abra as janelas quando o tempo estiver mais quente para que aquela corrente de ar circule pela planta.

Se o tempo estiver sem vento, faça sua própria ventilação usando um ventilador pequeno. Isso já ajuda bastante.

A planta precisa de brisa suave para que ajude a diminuir os efeitos da umidade e do calor excessivo, por isso sempre tome cuidado com o tipo de ventilação que a expõe. Se o vento for frio e úmido poderá apodrecer os botões e as hastes além de causar manchas na planta.

A nossa dica em relação a dosagem certa de água é; apenas regar quando o substrato da planta estiver seco, já que é por meio do ar que a orquídea consegue absorver a água.

cultivar orquideas amarelas

Apenas regue com mais frequência se o dia estiver muito seco e quente, caso contrário, diminua a frequência de água.

Então, para saber o momento certo de regar a orquídea é só verificar o peso com a planta molhada e em seguida verificar o peso com a planta seca. Depois que você conhece o peso de cada um, apenas regue quando o peso estiver bem baixo.

Como vocês puderam observar, é preciso de muitos cuidados para criar uma orquídea com sucesso. Porém, se vocês seguirem todas as dicas acima, a sua planta irá florescer e crescer radiante.

Deixe um comentário