Tudo sobre ornitorrincos

Nem todas as pessoas conhecem esse animal exótico e selvagem, por isso, vamos entender um pouco mais sobre os ornitorrincos!

Leia o artigo até o final e descubra o que são, onde eles vivem, suas características e muito mais.

Bônus: Veja também 08 incríveis curiosidades sobre este animal!

O que são ornitorrincos?

O ornitorrinco (Ornithothynchus anatinus) é considerado um dos animais mais exóticos de todo o planeta, sendo a única espécie viva de sua família e gênero.

[su_note note_color=”#cfeeff”]É um mamífero semiaquático que faz parte do pequeno grupo dos monotremados (junto com as equidnas), que correspondem aos únicos mamíferos ovíparos existentes em todo o planeta.[/su_note]

Eles possuem um pelo com cor marrom escura, e são extremamente diferentes.

Onde eles vivem?

Como são raros, não são encontrados em todo o lugar do mundo. Seu habitat inclui variadas áreas da Austrália e Tasmânia, sendo bem adaptáveis a diferenças climáticas.  Já foram encontrados em altas temperaturas de florestas assim como em montanhas cobertas de neve.

Por ser semiaquática, a espécie é dependente de lagos, lagoas, córregos, rios, represas ou diques para irrigação, podendo ser encontrada em todos esses lugares dentro de suas regiões endêmicas.

Características físicas

Seu corpo é todo hidrodinâmico e coberto por pelos isolantes amarronzados, que o protegem em condições mais frias.

Ele possui membros curtos, focinho alongado (que lembra um bico de pato), pés com membranas interdigitais e caudas parecidas com a dos castores. Não possuem orelhas externas e o peso e comprimento variam entre os sexos (os machos sempre são maiores que as fêmeas).

[su_note note_color=”#cfeeff”]Ainda, os filhotes são dotados de dentes formados por cálcio que são substituídos por uma placa queratinizada quando adultos. Já deu para perceber com essa fisionomia o por que ele é tão diferente, não é mesmo?[/su_note]

ornitorrincos

Hábitos de vida e comportamento

Mais da metade do dia (cerca de 12 horas) os ornitorrincos passam em baixo d`água caçando seu próprio alimento, sendo excelentes mergulhadores e muito bem adaptados ao ambiente aquático.

Assim, eles possuem importantes adaptações para a água, como membranas de pele para proteção dos olhos, ouvidos e narinas durante o mergulho.

Seus hábitos de vida são preferencialmente noturnos ou crepusculares.

Alimentação

A dieta é composta principalmente por pequenos peixes, caramujos, girinos, camarões e lagostins de água doce, anelídeos e larvas de insetos aquáticos, sendo que o animal precisa se alimentar todos os dias de uma quantidade de comida que se aproxime a 20% de seu peso corporal.

Apesar dos adultos não terem dentes, a mastigação é feita por suas placas córneas e a areia presente nos alimentos costuma ajudar nesta função.

Reprodução:

Por serem os únicos mamíferos ovíparos, sua reprodução é bastante peculiar e diferenciada.

Primeiramente, as fêmeas não possuem mamas. O leite é produzido por glândulas e disponibilizado na região do peito do animal, onde os filhotes lambem seu alimento.

O período de acasalamento ocorre entre os meses de junho e outubro, diretamente dentro da água. Após esse processo, a fêmea cava um longo túnel onde coloca de um a três ovos (semelhantes a ovos reptilianos).

Quando estiverem prontos, os filhotes eclodem do ovo sozinhos, rompendo a casca com seus dentes. Eles nascem sem pelos e cegos, por isso são muito vulneráveis e ficam sob os cuidados da mãe até serem desmamados.

Quer saber mais sobre Biologia? Veja todos nossos artigos.

Ornithorhynchus

Comportamento e ecologia:

[su_note note_color=”#cfeeff”]Quando não estão mergulhando e caçando, esses mamíferos se alojam em buracos nas margens d`água, sempre camuflados de seus predadores com vegetação típica da região e aquática.[/su_note]

Costumam viver até os onze anos de idade in natura e dezessete anos em cativeiro, segundo estudos já realizados.

Seus predadores incluem serpentes, roedores, cães, gatos, raposas-vermelha, aves de rapina, alguns lagartos e crocodilos e até mesmo o ser humano.

8 Curiosidades sobre o Ornitorrinco

Você sabia que…

  • Os bicos dos ornitorrincos lhe conferem um sexto sentido?

Eles permitem a captação de campos eletromagnéticos gerados por outros seres vivos, utilizando-os para geolocalização no momento da caça.

  • Eles amamentam sem ter mamilos?

Apesar de serem mamíferos, eles amamentam seus filhotes sem mamilos. O leite sai por glândulas mamárias do abdômen e o bebê suga diretamente do pelo da mãe.

Eles possuem esporões de veneno nas pernas traseiras, que ficam armazenados para a temporada de acasalamento.

  • Ele vive muito melhor na água do que na terra?

Em terra firme ele gasta 30% mais energia para se mover do que quando está na água.

  •  Podem usar “cascalho” como dentes?

Apesar de não possuir dentes, eles tem uma estratégia bem engenhosa quando querem quebrar comidas mais difíceis: utilizam cascalho como dentes improvisado.

  • A cauda pode ter função de reserva de gordura?

Essa estrutura é responsável por guardar metade da gordura corporal do animal caso haja escassez de comida.

  • Eles costumavam ser muito maiores antigamente?

Registros fósseis indicam que espécimes ancestrais possuíam pelo menos o dobro do tamanho atual do animal, indicando que eles eram muito maiores nos primórdios.

  • Eles são animais símbolo na Austrália?

A moeda de vinte centavos do país é estampada com um ornitorrinco, fazendo-o como ícone nacional do país. Ele comumente aparece também como mascote de competições e eventos.

IMPORTANTE: O conteúdo deste artigo foi atualizado em 27-11-2022 pela equipe do GPA Brasil. O Artigo acima ou qualquer conteúdo do site tem função apenas informativa e deve ser utilizada sempre com atenção.

Deixe um comentário