Seres unicelulares

seres unicelulares
Quer aprender tudo sobre ceres unicelulares? Leia nosso artigo completo e saiba tudo sobre o tema.

Dentro do planeta terra, existem milhares e milhares de tipos de organismos e seres, cada um com suas singularidades e forma de viver, o humano e mamíferos em geral dominam boa parte do ambiente terrestre, porém, um ser humano tem o corpo composto por milhões de células.

Entretanto existem seres que são unicelulares, isto é, eles são composto por apenas uma única célula.

Pode parecer impossível acreditar que um ser formado por apenas uma única célula consegue ter ciclo de vida e função, por este motivo, o GPA Brasil irá te explicar um pouco sobre estes microrganismos e como eles funcionam e vivem na prática.

O que são os seres unicelulares

São como o próprio nome já diz, seres compostos por apenas uma célula, sendo ela responsável por todo o sistema de sobrevivência deste ser.

Os representantes como organismos unicelulares são as bactérias, os protozoários, a archaea, as algas e os fungos.

Existem duas subcategorias destes organismos que são: Seres unicelulares procariontes e seres unicelulares eucariontes.

Os primeiros no planeta terra

Os seres unicelulares são a primeira forma de vida no planeta terra, cientistas afirmam que a data da origem é de 3,8 bilhões de anos.
(1)

Foram a partir delas que toda a vida na terra se desenvolveu, foram como um gatilho para o início da vida e da evolução. Os seres unicelulares são de certa forma, a origem de todas as outras espécies de seres vivos.

Eucariontes X Procariontes

A grande diferença entre os seres unicelulares são a subcategoria que eles frequentam, isto é, se são eucariontes ou procariontes.
  • Seres unicelulares eucariontes: São células complexas, tem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas. Possui núcleo que protege o DNA. É constituída por várias organelas citoplasmáticas.

As células eucariontes são as quais compõem os vegetais e os animais, isto é, nossas células são milhares de células eucariontes, porém, funcionam em conjunto e não sozinhas, como no caso de seres unicelulares.

  • Seres unicelulares procariontes: Não tem o envoltório nuclear nuclear e as organelas membranosas, como a mitocôndrias, o complexo de golgi e o fuso mitótico. Isto é, elas são muito simples, não existem nenhum tipo de estrutura interna. Acredita-se que os primeiros organismos vivos tenham sido procariontes por serem os mais simples possível. (2)

seres procariontes

Leia também sobre o tecido epitelial.

Autotróficos X Heterotróficos

Dentro dos seres unicelulares existe outro tipo de classificação, que está relacionada como a forma que este ser produz sua energia (alimento).
  • Autotróficos: Estes são organismos e seres que tem a habilidade natural de produzir sua própria forma de energia, alimentação. As plantas em sua maioria são autotróficas porque elas produzem sua energia a partir da captação da luz do sol e fazem a chamada fotossíntese.
  • Heterotróficos: Estes são seres que se alimentam de outros seres para conseguir sua alimentação, todos os animais são heterotróficos.

Na base da cadeia alimentar, ficam os seres autotróficos,heterotróficos se alimentam deles e depois alimentam heterotróficos maiores.

Exemplificando, uma larva como as folhas de uma árvore e depois um pássaro come a larva, completando o circulo da cadeia alimentar. (3)

Bactérias são seres unicelulares?

Sim, são micro-organismos unicelulares procariontes, organismos muito simples, que são pertencentes ao reino monera. (4)

As bactérias são microscópicas ou submicroscópicas, isto é, são muito pequenas e só podem ver através do microscópio e no caso das bactérias submicroscópicas, somente com microscópio eletrônico.

Elas podem viver sozinhas ou em colônia, elas podem viver e se transportar pelo ar (chamadas de bactérias aeróbias) e as algumas que não são vivem através do ar são chamadas de anaeróbias.

Existem milhares de tipos de bactérias, elas também são muito numerosas, para ter uma noção deste número podemos comparar que só no nosso intestino existem mais bactérias do que células no nosso corpo.

Archaea

São organismos procariontes muito similares às bactérias, que anteriormente na ciência, eram classificados juntos.

Porém, elas tem algumas característica singulares, os organismos extremófilos vivem em ambientes extremos, como que são muito quentes, frios ou ricos em sais.

Não possuem núcleo celular delimitado por membranas, com seu material genético todo disperso em seu citoplasma. (5)

Essa categoria é definida pelos os limites da tolerância biológica.

Protozoários

Eles são organismos unicelulares, classificados como eucarióticos e são heterotróficos, isto é, que não produzem seu próprio alimento.

A grande maioria desta classe, têm vida livre e podem ser achados em diversos ambientes aquáticos, molhados ou simplesmente úmidos.

protozoários
Exemplo de seres protozoários

Existe algumas espécies que vivem com conjunto com outros organismos, estes que são os parasitas.

Alguns protozoários podem causar doenças humanas como por exemplo:

  • Toxoplasmose
  • Leishmaniose
  • Doença de Chagas
  • Malária
  • Amebíase
  • Tricomoníase

Algas

As algas são seres eucariontes, porém nem todas são unicelulares, algumas são pluricelulares e vivem no mar e também há variações são capazes de viver em ambientes terrestres úmidos e ambientes de água doce.

São fotossintetizantes, isto quer dizer que são muito importantes para o planeja, respiram CO² e inspiram oxigênio, como a concentração de algas no oceano é muito grande, elas são uma peça importante para o ciclo do oxigênio dentro do planeta.

São muito variadas, tanto por cor, tamanho e forma.

Fungosfungo branco

Os fungos compõem o reino fungi, todos os fungos são eucariontes mas nem todos são unicelulares.

O grupo é muito grande, é composto por microrganismo (estes que são seres unicelulares) até maiores como os cogumelos.

Eles não se classificam dentro de outros grupos, como os das plantas porque eles não são compostos por celulose (como toda planta), suas paredes são compostas por quitina e glucanos.

São muito diversificados dentro da natureza, existe alguns que até possuem forma de defesa como o veneno, já outros são muito apreciados pela culinária.

São de cores, tamanhos e formatos muitos diferenciados, podem viver sozinhos como podem também viver como parasitas em árvores ou até mesmo em outros fungos.

Para humanos, eles podem trazer problemas através da formação de colônias por conta da umidade dentro da casa, causando esporotricose, por exemplo. (6)

Conclusão

Por fim, é importante dizer que existe milhares de seres unicelulares e essas são apenas as classificações deles de forma simplificada, vale a pena, estudar mais profundamente cada um deles, já que são muito interessantes.

Os seres unicelulares devem ter seu reconhecimento porque foram que forneceram a base de tudo, sem eles, a vida humana na terra nunca seria possível, afinal, sempre precisamos começar em algum lugar, os seres unicelulares foram esse pontapé para a vida e a evolução. (7)

FONTE

(1): Revista CEJ, V. 3 n. 8 mai./ago. 1999, CEJ, visitado em 21 de maio de 2019, as 12:51 em <http://www.jf.jus.br/ojs2/index.php/revcej/article/viewArticle/210/372>

(2): Earliest known life forms, Wikipedia, visitado em 21 de maio de 2019, as 16:51 em <https://en.wikipedia.org/wiki/Earliest_known_life_forms>

(3):Cadeias alimentares e teias alimentares, khan academy, visitado em21 de maio de 2019, as 13:41 em <https://pt.khanacademy.org/science/biology/ecology/intro-to-ecosystems/a/food-chains-food-webs>

(4): BBC, Cells to systems, visitado em 21 de maio de 2019, as 14:41 em <https://www.bbc.com/bitesize/guides/z9hyvcw/revision/5>

(5): Brasil Escola, o que é archaea, vistado em 21 de maio de 2019, as 14:51 em  <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-archaea.htm>

(6): SBD, Esporotricose, vistado em 21 de maio de 2019 as 17:34 em <http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/esporotricose/58/>

(7) Revista CEJ, V. 3 n. 8 mai./ago. 1999, CEJ, visitado em 21 de maio de 2019, as 12:51 em <http://www.jf.jus.br/ojs2/index.php/revcej/article/viewArticle/210/372>

 

Ana Fernandes

Curitibense, apaixonada por animais, tutora do Theo e defensora ativa da natureza. Criou o Grupo de Proteção Ambiental Brasil - GPA como forma de compartilhar suas informações com o mundo.
Ana Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *