10 Dicas para treinar seu cachorro para passear

Quer aprender como treinar seu cachorro na hora do passeio? Aprenda tudo com nosso guia completo sobre o assunto!

Na falta de um terreno amplo para um cachorro se exercitar sozinho, surge a necessidade de passear com ele com frequência, o passeio trás muitos benefícios para o animal.

Além de ser uma atividade física, ele também pode fazer as necessidades e socializar com outros ambientes, animais e pessoas, além de ser super saudável para vocês uma caminhada ao ar livre.

Porém, às vezes, pode se tornar um problema passear com seu cachorro com tranquilidade, tanto por indisciplina, como por falta de vontade por parte do cão.

Por isso, é preciso treinar para que o passeio seja o melhor possível para você e para o seu cachorro.

Como treinar meu cachorro para ele passear comigo?

Agora vamos colocar a mão na massa e te ensinar como treinar seu cachorro de uma forma que você consiga passear com ele todos os dias da forma correta!

Irá ser um prazer enorme para o tutor e o seu animal.

Vamos lá?

equipamento ideal

Tenha o equipamento ideal

Para cada perfil de cachorro existe um tipo certo de coleira ou peitoral, é preciso comprar o ideal (Essa informação pode ser dada até mesmo no petshop), pode parecer desnecessário, porém, o conforto de seu cachorro durante o passeio vai ajudar a treinar o seu cachorro mais facilmente.

Escolha uma coleira adequada, ela irá te ajudar muito na hora do passeio.

Anime seu cachorro

É preciso seu cachorro saiba quando você irão passear, por isso, sempre que forem sair pegue a coleira e avise falando coisas como: “Vamos passear”, “Você quer passear?”, isso além de avisá-lo vai criar um ânimo extra para o cão!

Isto é, se o dono está animado para o passeio por que ele não deveria estar?

passear mesmo horário

Seja regular

O seu cachorro deve se acostumar com a rotina de caminhar, por isso o ideal é sempre realizar o passeio no mesmo horário, não só para ele estar preparado como para ajustar o organismo dele para o passeio, mas também  para fazer suas necessidades.

Quando mais regular, os treinos serão mais curtos e menos cansativos, logo seu cachorro vai entender o que você quer dele.

Escolha um trajeto adequado

Antes de ir efetivamente passear com seu cachorro, veja se o lugar que vocês pretendem ir tem calçadas regulares e locais com sombra para descanso, visando o bem-estar seu e do cão

Um caminho ruim pode machucar as patas de seu cachorro, principalmente se ele for mais novo e não estiver acostumado a andar na rua.

Escolha lugares limpos, até para evitar o seu animal pegar pulgas ou carrapatos.

Treinar o cachorro pode ser cansativo e um ambiente agradável é ideal

Como controlar o cachorro durante o passeio

  • Mostre liderança, não grite, apenas mostre o que você quer.
  • Não deixe a guia com grande extensão, isto só vai te deixar mais distante do cachorro e não vai ajudar em nada na hora de manter o controle, isto é, caminhe com ele bem próximo ao seu corpo.
  • Tente treinar um padrão de lado, se você acostumar o cachorro a passear sempre, por exemplo, no seu lado esquerdo, ele vai caminhar no seu lado esquerdo sempre e não vai abrir mão de seu “posto” por motivo nenhum. No começo, essa etapa é um pouco complexa, porque às vezes, a euforia do cachorro não permite tal controle. Mas segure a guia com força e o mantenha no lado certo.
  • Segure a guia com força, se caso, seu cão se distrair ou quiser mudar de caminho, vai sentir a resistência da sua mão e não vai prosseguir sem você.

Respeite as paradinhas dele

Passear para seu cachorro é um divertimento, então não torne essa atividade chata para ele, não puxe a coleira sempre que ele parar.

Ele está descobrindo o mundo, é natural que pare para cheirar as coisas e para fazer necessidades.

Afinal, você está levando ele para conhecer e socializar, é mais do que normal que estas coisas aconteçam, tenha paciência e vai ser tudo mais fácil. Com o tempo que você treinar ele, as paradas serão menos frequentes.

Não puxe ele com força, isso pode machucá-lo, treinar não agredir, seja carinhoso com seu cachorro que ele será cada vez mais obediente e te irá te ver como um líder.

Leia também: Meu Cachorro não para de latir. O que fazer?

Como lidar com outros cachorros

Para muita gente a pior hora é quando seu cachorro encontra outro animal!

Quando tiver a aproximação de outros cachorros, não fique tenso, o cachorro sente isso e vai querer de alguma forma de proteger da ameaça que o outro cachorro trás.

É importante treinar demonstrar para o cachorro que tudo bem ter outro cachorro próximo, distraia seu cachorro e faça ele achar aquele encontro natural.

No caso do filhotes, o ato de treinar isso vai ser mais tranquilo, principalmente, porque eles ainda estão na fase que só querem brincar.

Olha esse vídeo com dicas para apresentar seu cão a outro!

Se seu cachorro for adulto, vai ser complexo, porém, mantenha a guia próxima ao seu corpo e a segure com força, se seu cão já tiver certa apreensão sobre outros cães evite o contato prolongado mas não fuja de encontros.

O que levar em um passeio?

O que levar quando for passear com seu cachorro pode variar muito dependendo de seu cachorro e onde vocês irão, poderem um kit básico para passear/treinar com seu cachorro é:

  • Muita água e recipiente por água pro cachorro
  • Petiscos para treinar o cão
  • Frutas para você e seu cachorro (Por exemplo uma manga cortada)
  • Saco plástico para recolher o cocô (É proibido não juntar o cocô do seu cachorro na rua)

Dê recompensas

Para treinar um cachorro, é preciso fornecer recompensas, eles têm memórias curtas que são muito ligadas a sentimentos e paladar, então, durante o passeio converse com seu cão, faça carinho e incentive ele quando fizer algo certo.

Por exemplo, se ele encontrar outro cachorro e não agir de forma agressiva, dê um biscoito de cachorro para ele imediatamente, para saber que que ele fez algo que você aprovou.

Aproveite o passeio

Passear com seu cachorro, tem que ser mais que uma obrigação, tem que ser um momento prazeroso, quanto mais você verdadeiramente curtir o trajeto e gostar de estar próximo do seu parceiro canino vai fazer ele ficar animado também e todos seus problemas serão resolvidos.

Torne tudo divertido, brinque com ele, dê água com frequência e o que é muito importante, mude de cenário, leve seu cachorro para lugares diferentes para vocês explorarem juntos.

Além dos diversos benefícios que passear pode trazer para seu cachorro, tanto físicos quanto mentais, vai ajudar vocês criar uma ligação única de parceria.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida? Basta deixar sua pergunta nos comentários que responderei o mais breve possível.

 

 

You might also like

Leave A Reply

Your email address will not be published.