Tudo sobre Dachshund

Tudo sobre Dachshunds
Quer saber tudo sobre o Dachshund? Esse cachorro incrível e companheiro! Leia nosso artigo e veja se este é o animal ideal para você.

Os cachorros são grande companheiros dos humanos há séculos, um cão topa qualquer atividade com seu cão.

Atualmente existem algumas raças que são mais companheiras do que outras, este é o caso dos Dachshund, raça que tem diversos nomes mas são conhecidos popularmente como cães salsicha ou cofapi

Elessão grandes parceiros e adoram brincadeiras, são adaptáveis a vários ambientes, apesar de latir muito. Conheça tudo sobre a raça!

História dos Dachshunds

 A raça surgiu por volta do século 16 na Alemanha, o nome da raça, Dachshund vem das palavras: “cão texugo” em alemão.

Os cães eram utilizados para caçar animais pequenos e seu corpo longo e com pernas curtas possibilitam o acesso a lugares onde os caçadores não chegavam, como tocas.

As variações de pelo e tamanho aconteceram por meio de misturas de raças como: Pinscher, Spaniels, Stoberhund e Toy Terriers há muito tempo atrás.

Eles pararam de ser cães de caça e se tornaram cães domésticos por volta de 1800, especialmente pela realeza, eram muito queridos pela rainha Victória.

Por serem cães de origem alemã, os cachorros só ganharam popularidade nos Estado Unidos após a segunda guerra mundial, durante eles foram até mesmo proibidos no EUA.

cachorro deitado
Acostume-se com sua carinha melancólica e pensativa.

Variações de raça

As variações da raça do cão salsicha são encontradas através do pelo, são três variações.

  • Pelo curto que é mais comum, tem pelagem densa e bem brilhante.
  • O pelo longo que tem pelos um pouco ondulados, brilhantes e sedosos
  • O pelo duro que tem pelo denso e curtinho.
As cores variam, eles podem ser unicolor, bicolor ou até mesmo manchado. Os mais comuns são as cores básicas, preto e cinza.

Temperamento

Seu temperamento é extremamente amigável, com seu corpo comprido e suas patas curtas, o cão ganhou muita popularidade por sua fofura natural e similaridade com uma salsicha.

Porém, se engana quem acha que a raça é “bobinha” ou não tem poder de guarda, apesar de ser muito intimidadores por sua aparência, os dsão extremamente territorialista e dispostos a proteger o dono a qualquer custo. (1)

Eles servem perfeitamente para cães de guarda, ele sempre vai te avisar, com muitos latidos, qualquer coisa fora do padrão na sua casa.

Eles são corajosos e destemidos, o tamanho é apenas um detalhe para eles.

São muito independentes, não precisam de 100% da sua atenção, sabem se divertir e se distrair sozinhos, adoram cavar e procurar “tesouros”, isto é, ratos ou pássaros que estiverem na visão dele. Eles instinto de caça, por isso, não é um defeito que possa ser alterado.

Os dachshund se dão muito bem com crianças e desconhecidos desde que sejam amigáveis. Eles são teimosos com ordens porém não são agressivos de forma alguma.
cofape no colo
Esta é a variação de pelo de cor preta e curta.

Treinamento

Os dachshund são receptíveis com treinamento simples, eles aprenderam a sentar, rolar, fazer xixi no lugar certo e tudo mais.

Mas são um tanto teimosos e distraídos por isso, para você treinar seu cão da raça dachshund você precisa de um pouco de paciência e persistência. (2)

Alguns brinquedos são excelentes para ajudar no treinamento.

Ele tem muita energia e nem vai ligar de ficar tentando aprender.

Eles não são a melhor raça caso você queira um cachorro pra treinar, mas a amizade e lealdade dele sobrepõe esta desvantagem.

Apartamentos

A raça é conhecida por sua grande energia acumulada, o apartamento não é ideal por dois motivos, o primeiro, é porque alguns Dachshund tem tendência a latir muito e isso pode te trazer problemas. (3)

E outro ponto, que por ser um animal com muita energia você precisará gastar um bom tempo brincando e passeando com ele.

Mas muitas pessoas tem a raça em apartamento e diz que não existem problemas tão grandes em manter-lo desde que faça caminhadas e brinque com ele.

Se você for ter um cão desta raça em seu apartamento, lembre-se que deve passear com ele pelo menos uma vez por dia.

Higiene

Em geral, os dachshund são bem limpinhos e não curtem muito sujeira e também não dão muito trabalho para limpá-los.

A variação da raça de pelo curto, não precisa de cuidados especiais além da higiene básica.

A variação de pelo longo, necessitam que seja escovado uma ou duas vezes por semana e também fazem tosas dos pelos soltos.

Lembre-se que o ideal é banhar seu animal pelo menos uma vez a cada 15 dias.

dachshund no colo de uma mulher

Tamanho, Peso e Expectativa de vida

De tamanho a raça chega em média há 22cm, isto é, um cachorro de porte pequeno.

Seu peso ideal é cerca 10 kgs, porém, com o passar dos anos a raça desenvolve uma tendência à obesidade que deve ser acompanhada e evitada, porque pode causar muitos problemas físicos ao animal.

Um Dachshund será um parceiro de longa data, é um dos animais de raça com maior expectativa de vida, chegando até 15 anos. (4)

Saúde

De certa forma, a raça é bem forte, não apresenta doenças comuns além da tendência ao sobrepeso e os problemas na coluna causada pelo peso.

É importante que se tenha muito cuidado com a coluna do Dachshund!

Nunca crie um quando sua casa tiver escadas, ou não deixe ele subir e descer constantemente.

Sua coluna longa e o movimento forçado pode causa paralisia aguda por causa da criação de uma hérnia de disco. (5)

É indicado que seja feita com frequência exames nos olhos e também caso note qualquer movimento diferente leve ele ao médico. 

Cuidados especiais

Para uma vida longa e próspera de um cão da raça dachshund é ideal que tenha cuidado com a alimentação, dê sempre ração indicada para a raça e faça exercícios físicos leves com frequência para evitar a ganha de peso do animal.

Este ganho de peso também pode ser um problema para a coluna, como mencionado anteriormente.

Outro cuidado importante é evitar que ele suba e desça de lugares, isto é, sofás, degraus de escada, cadeiras.

Sua patas são muito curtas e esses “pequenos” impactos podem prejudicar as suas articulações e a sua coluna, por isso, tenha atenção para evitar que ele pule muito e acabe se machucando, rampas são indicada.

Raças similares

Se você está buscando um animalzinho de pequeno porte mas o Dachshund não é o ideal, existem algumas raças que têm características físicas e mentais parecidas que podem ser mais adequadas para seu caso.

  • Harrier
  • Coonhound
  • Bloodhound
  • Beagle
  • Foxhound americano
  • Foxhound inglês
  • Yorkshire
  • Pequeno Basset Griffon
  • Otterhound

Por fim, podemos entender um pouco mais sobre essa raça conhecida por seu apelido carinhoso, salsicha, que é tão comum e tão querida.

Sua inteligência e sua instinto protetor, além é claro, de sua fofura, os tornou muito amados por todos os seus tutores!

Se você busca um cão brincalhão que se dê bem com crianças e também cuide da casa e dos donos, a raça dos dachshund é uma boa pedida, ele será parceiro de longa data além de ser limpo e higiênico.

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário.

Lembre-se de compartilhar com o artigo com os amantes da raça!

Fontes do artigo:

 

Ana Fernandes

Curitibense, apaixonada por animais, tutora do Theo e defensora ativa da natureza. Criou o Grupo de Proteção Ambiental Brasil - GPA como forma de compartilhar suas informações com o mundo.
Ana Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *