Sarna demodécica: o que é, quais sintomas e tratamento

sarna demodécica
Compartilhe com os amigos:

A sarna demodécica é uma das doenças dermatológicas mais difíceis de tratar e, infelizmente, é muito comum. Também conhecida como sarna negra, essa doença pode levar até, pelo menos, um ano para ser completamente tratada.

Mesmo que seu cachorro não tenha apresentado sinais de sarna demodécica, essa é uma doença que todos os tutores devem ter conhecimento. Já que ela pode aparecer de repente.

Por isso, vamos explicar hoje para você como essa sarna surge, quais são seus principais sintomas e como funciona o tratamento dela.

O que é a sarna demodécia

Todo o cachorro tem, de forma controlada, os ácaros Demodex canis em sua pele.

Quando, porém, uma anormalidade no sistema imunológico do cachorro pode ocasionar nessa perda de controle dos ácaros, que passam a se desenvolver de maneira desordenada, ocasionando no surgimento da sarna demodécica.

Por isso, é sempre muito importante estar atento para a saúde do seu melhor amigo de quatro patas. Pois, se houver um déficit em seu sistema imunológico, há chances de que ele desenvolva essa sarna.

Alguns cachorros têm uma predisposição para a doença, e nesses casos não há muito que pode ser feito para prevenir.

Porém, para outros alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento excessivo desses ácaros que ocasionam na sarna demodécica.

Alguns desses fatores: o estresse, má nutrição, parasitismo, inflamações e doenças debilitantes que ocasionam em problemas no sistema imunológico do animal.

Pastor alemão, Pug, Box e Buldog francês são as raças mais suscetíveis para apresentar esse doença.como tratar sarna demodécica

Os sintomas da sarna demodécica

A sarna demodécica pode se apresentar de duas formas diferentes.

Localizada

A sarna pode ser considerada localizada, quando há lesões em pequenas áreas do corpo do cachorro. Normalmente, essas áreas ficam localizadas no pescoço e cabeça, além de membros interiores.

Nesses casos, as áreas da lesão ficam sem pelo e a pele do cachorro se encontra avermelhada. Não é comum eles coçarem. Pode haver chances da sarna localizada se transforma em generalizada.

Generalizada

A sarna demodécica generalizada se caracteriza por uma dermatite crônica, com lesões apresentadas em várias partes do corpo. Essas lesões podem se transformar ainda em infecção na pele, agravando o caso. E, normalmente, os cachorros sentem muita coceira.

Uma forma de identificar a sarna em seu estado generalizado é quando se pode contar mais de 12 lesões espalhadas pelo corpo do animal.

O tratamento da sarna demodécica

sarna demodécica tratamento
via GIPHY

O diagnóstico da doença é dado por um médico veterinário, através da raspagem da pele, no local das lesões, e uma biópsia cuidadosa para identificar o tipo de sarna que o cachorro pode ter.

Por isso, não é recomendado que você aplique nenhum tipo de pomada, nem dê qualquer medicamente para o seu cachorro sem antes ir a um médico veterinário.

O tratamento será passado pelo veterinário de acordo com a necessidade. Normalmente, deve ser ministrado algum medicamento, além de banhos especiais.

Porém, é sempre importante, mesmo depois de tratado, que você leve com uma frequência mensal o seu cachorro ao médico, para que ele possa avaliar a saúde do animal.

Cuidados para cachorro com sarna demodécia

Para que seu animal tenha uma recuperação completa, é importante que ele habite em um ambiente que não seja estressante. Pois, o estresse piora muito a saúde e o sistema imunológico do animal, impedindo o seu tratamento e agravando a sua doença.

Além disso, é importante que o cachorro faça um acompanhamento nutricional com o veterinário. Pois, a alimentação interfere, também, diretamente no sistema imunológico.

Os índices de cura

A sarna demodécica é uma das doenças mais assustadoras para quem tem um cachorro. Isso porque ela pode se apresentar de repente. Porém, não precisa se preocupar tanto.

Os índices de melhora após o tratamento são muito altos. No caso da demodécica localizada, 90% das vezes a doença não evolui para a generalizada. Porém, para evitar isso é importante que você faça o tratamento adequadamente.

Além disso, é importante que o diagnóstico seja feito o quanto antes. Portanto, se o seu cachorro começar a apresentar pequenas lesões, leve-o para o veterinário. E, em momento algum, aplique qualquer produto nas lesões.

É provável que seu cachorro fique bem e saudável. Mas para isso é imprescindível que você o leve a um veterinário para fazer o diagnostico correto e o tratamento adequado.

O seu cachorro tem os sintomas de sarna demodécica? Ou ele já teve que enfrentar essa doença? Deixe aqui seu comentário.

De todo modo, não deixe de compartilhar também esse conteúdo com outras pessoas que tem um cachorro! Ter conhecimento dessa doença é essencial para todos os tutores que desejam ver o seu animal de estimação feliz e saudável.


Compartilhe com os amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *