Yorkshire: Esse é o cachorro ideal para você? Descubra!

tudo sobre yorkshire
Compartilhe com os amigos:

O Yorkshire é uma raça muito famosa de cachorro. Seu pequeno porte e estilo conquistam muito, especialmente as crianças que buscam por um cachorro fofo.

De origem britânica, o Yorkshire surgiu na cidade da Inglaterra que leva o mesmo nome, em torno do inicio do século 19. Acredita-se que ele surgiu através de cruzamentos propositais. Os camponeses daquela região necessitavam de um cachorro pequeno, que fosse capaz de caçar roedores.

Hoje, essa é uma raça muito famosa e muito requisitada. O pequeno porte e jeito dócil desse cachorro atraem vários tipos de pessoas que buscam um animal de estimação.

Você deseja adotar um cãozinho desse também, mas está em dúvida? Então, conheça mais sobre essa raça e veja se ela é a ideal para você e sua família nesse momento.

Principais características do Yorkshire

O Yorkshire é um cachorro pequeno, medindo em torno de até 21 centímetros e pesando, no máximo, 4 quilos. É considerado um cachorro muito elegante, especialmente por causa de seus pelos longos e muito sedosos.

Embora tenha uma pelagem abundante, ele não solta muitos pelos. Mas exige vários cuidados para evitar o embaraço do mesmo: shampoos de qualidade e uso diário do pente.

O Yorkshire é um cachorro que tem bastante energia e é extremamente apegado ao dono, sendo uma ótima companhia. É um cão esperto e pode ser bastante obediente.

O seu temperamento é muito dócil, porém é um cão bastante territorialista e defensor. Pode estranhar a presença de pessoas desconhecidas e detecta facilmente ameaças.

Entretanto, tudo isso pode ser facilmente resolvido com o adestramento correto. Como são cachorros obediente, essa tarefa não se torna algo difícil e conflituoso – como muitas vezes ocorre com cães de outras raças.

cuidados com yorkshire

Como criar um Yorkshire

Como um cachorro de pequeno porte, é comum que as pessoas imaginem que o Yorkshire é um cão muito quieto. Dessa forma, é comum ver as pessoas os carregando nos braços ou deixando-os no colo.

Entretanto, o Yorkshire tem um instinto de caçador (lembra que ele foi criado justamente com essa finalidade?). Por isso, ele necessita de bastante interação, brincadeiras e atividades.

Essas atividades não somente é importante para a saúde emocional do animal, que costuma se tornar irritado e até mesmo agressivo, como também é muito importante para a sua saúde.

Cuidados com a saúde do Yorkshire

Os yorkies como todos os cães de pequeno porte, sofrem com alguns problemas de saúde, que podem se agravar. Um deles é justamente um problema de coluna, que pode ser evitado com exercícios simples.

Além disso, eles também enfrentam alguns outros problemas ortopédicos. O que pode ser feito para prevenir é evitar que ele suba e desça escadas com muita frequência. O mesmo vale para moveis, como camas e sofás, que são altos.

Ele é um cachorro de pequeno porte, portanto, para essas atividades é necessário um esforço maior para que ele alcance grandes alturas.

O ideal é que o Yorkshire tenha, no mínimo, dois quilos. Alguns lugares fazem cruzamentos para vender yorkies com tamanho reduzido e pesando menos de dois quilos. Não é aconselhável, pois não é uma forma saudável para a raça. Portanto, evite buscar e ter esse tipo de animal.

curiosidades sobre yorkshire

Higiene

Para adotar um cachorro Yorkshire é necessário que você tenha bastante tempo para poder cuidar do animal. Especialmente no que se refere a sua higiene.

É necessário que ele tome banho todas as semanas. Os pelos também precisam de uma atenção especial, para evitar nós. Muitos danos preferem, por conta disso, manter o cachorro com os pelos curtos, como os de quando era ainda um bebê.

Além disso, o Yorkshire tem tendência a ter problemas dentários, como gengivite e outros problemas de saúde bucal.

Por conta disso é necessário que alguém escove os seus dentes todos os dias, com produto especifico para ele, obviamente.

Por causa desses cuidados específicos, e uma atenção extra para a saúde, o Yorkshire é um cachorro que costuma dar mais despesas. Especialmente para os tutores que gostam de mima-lo e comprar diversos produtos diferentes.

Entretanto, é necessário se lembrar que, na alimentação, ele não é uma raça que consome muita ração. Seu tamanho é reduzido e, dessa forma, seu estômago acaba sendo mais sensível.

Conclusão

O Yorkshire é uma opção excelente de animal de estimação, especialmente para quem deseja um cãozinho pequeno e companheiro. Além disso, ele é uma escolha muito boa para casa com crianças, que podem brincar com ele e cuidar.

yorkshire raça
via GIPHY

Essa é uma raça que vive pouco mais de uma década, podendo chegar até 15 anos na velhice. É um excelente companheiro durante todo esse tempo!

Você já tem um Yorkshire? Conta para a gente como é sua experiência para com esse cãozinho. Tem alguma duvida sobre a raça? Então, deixe seu comentário também para que possamos ajudar nos esclarecimentos!


Compartilhe com os amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *