A incrível Cobra Salamanta

Dentre todos animais, as cobras são provavelmente as mais misteriosas e temidas por humanos, tem sua fama acentuada por tendência mística e circulam em torno delas diferentes lendas desde a antiguidade.

Entretanto, as cobras são répteis muito comuns e bastante estudados pela ciência por conta dos efeitos de seu veneno e usos de sua pele.

Hoje vamos falar de uma cobra que quebra os paradigmas, ela não é venenosa e é muito conhecida e apreciada por amantes de cobras por sua beleza, a cobra comentada hoje será a cobra Salamana, que também é chamada de cobra arco-íris por sua cor muito singular.

Como dito, a cobra salamanta não é uma cobra venenosa, por isso ela é muito comum em zoológicos e ambientes de estudo, pode até mesmo ser uma cobra de estimação, mas não é 100% recomendada para esse fim por ser agressiva com facilidade.

O nome científico da cobra salamanta, é Epicrates cenchria, mas tem diversos nomes dados popularmente, como cobra salamanta, cobra arco-íris e jiboia arco-íris da caatinga.

Ela é considerada uma das cobras mais bonitas de todas.

Leia até o final para descobrir todas as curiosidades, caracteristicas e como evitar a Cobra Salamanta em sua propriedade.

Características físicas

Principalmente, é importante explica o motivo do nome “cobra arco-íris”, a salamanta, diferente de outras cobras, não teme efetivamente as cores do arco-íris, elas na verdade, são cor marrom avermelhada, com marrom claro ao centro e ventre ainda mais claro, em tons de branco ou neutro.

Entretanto, quando elas estão no sol, sua pele cria um efeito de arco-íris, isto é, a luz se decompõe quando chega na superfície da cobra e forma alguns arco-íris, o resto do corpo da fica numa cor azul metalizada quando fica na luz do sol, formando um efeito muito bonito e interessante.

A Jiboia arco-íris da caatinga é uma cobra de porte médio, isto é, ela pode chegar até 1,5m na sua fase adulta.

Epicrates cenchria

Como se reproduzem?

As cobras salamanta geram seus filhotes em seu ventre, isto é, são vivíparas.

A cada gestação ela pode ter cerca de 9 filhotes e ela entra na fase de reprodução no outono (de maio à junho). Após a gestação, os filhotes nascem com cerca de 40 cm, já bem grande considerandos o tamanho da cobra na fase adulta que é de um metro e meio aproximadamente.

Onde vivem?

As cobras salamanta tem como habitat natural terrenos úmidos, principalmente em regiões próximas a rios, perto de locais de inundação, lagos, riachos, pântanos, mangues e florestas úmidas em locais chuvosos.

Veja 04 locais em que elas são encontradas:

  1. Elas também estão presentes em lugares de cerrado e de caatinga, isto é, elas estão presentes praticamente no Brasil inteiro.
  2. Essa espécie é realmente originária das Américas, por isso tal facilidade em se adaptar aos nossos ambientes.
  3. Elas são muito comuns na America no Sul e na America central, por conta do clima e também por serem áreas com bastante locais de mata, florestas e biomas temperados.
  4. Não é tão comum na America do Norte por conta do frio extremo no inverno, mas tem marca sua presença no México.

Leia também: 10 animais pequenos e perigosos para você ter medo de sair de casa

Comportamento

Estas cobras salamanta são animais com o hábitos de caça e alimentação noturno e não  costumam subir em árvores, elas rastejam pelo chão na maior parte do tempo.

Elas são cobras muito discretas, passam boa parte de suas vidas escondidas de predadores e se alimentando em um lugar limitado, elas se escondem em troncos caídos, embaixo de pedras, em vãos de rochas e em tocas abandonadas de outros animais.

Elas raramente migram para a cidades, mas podem acontecer, principalmente se for uma área que foi desmatada recentemente.

A alimentação dessa espécie de cobra é composta por pequenos animais que podem ser encontrados em seu habitat, isto é, áreas úmidas e com mata. Ela vai preferir comer insetos como minhocas, centopeias, larvas, lesmas e aranhas.

Elas também podem se alimentar de passarinhos e ratos dependendo da disposição de alimento na área.

Por não ter venenoso, sua caça é muito singela, ela só irá gastar energias como animais maiores se houver diversas oportunidades fáceis.

A cobra salamandra é uma cobra de mato, então, pode ser muito agressiva com humanos, mesmo sem veneno, sua mordida é dolorida e pode transmitir infecções por conta da sua dieta de insetos e animais que podem ter infecções.

cobra arcoiris

O que fazer quando encontrar uma cobra?

A primeira coisa que você deve fazer quando encontrar uma cobra, é se afastar imediatamente, porque dificilmente uma pessoa leiga no assunto vai conseguir identificar uma cobra rapidamente e descobrir se é venenosa ou não.

Se você tiver cachorros ou gatos, afaste eles do local, porque são muito curiosos e podem se ferir.

Após se afastar, você deve entrar em contato com os bombeiros da sua cidade e relatar o caso, o número é 193.

Os bombeiros têm uma área de atendimento especializada para lidar com animais silvestres em área urbana.

Por que é importante ligar para os bombeiros imediatamente?

Principalmente porque a cobra pode ser venenosa e pode te ferir gravemente e sem você saber a espécie da cobra fica quase impossível saber o antídoto certo para usar em você.

Outro ponto importante de lembrar, é que você provavelmente irá matar a cobra e os bombeiros iram levar ela ao seu habitat natural, onde poderá continuar sua vida sem incomodar ninguém.

Lembre-se que proteger e preservar o meio-ambiente é muito importante.

Existe como evitar a presença de cobras?

Pode ser evitado, as cobras cada vez mais estão migrando para área urbana por conta do desmatamento, elas buscam novos horizontes para se alimentarem e também acasalarem e terem seus filhotes.

As cobras por natureza, iriam buscar lugares onde ela pode se esconder do frio e também um lugar com amplo cardápio. Você pode fazer algumas coisas para evitar:

  • Manter um quintal limpo, isso vai evitar o aparecimento de pragas como ratos (que atraem cobras),
  • Se você tiver plantas na sua casa, é importante sempre estar atento a rastros e também peles que a cobra pode deixar.
  • O cuidado é redobrado se próximo a sua casa tiver bananeiras, o esconderijo favorito da maioria das cobras.

You might also like

Leave A Reply

Your email address will not be published.