Tudo sobre Animais Marinhos: Curiosidades e fotos

Compartilhe com os amigos:

Quer saber tudo sobre animais marinhos? Veja nosso guia completo e detalhado e aprenda sobre seu ambiente, em que regiões vive, seu conceito e como preservar.

Baleia, golfinhos, boto do mar, a maioria causa uma enorme paixão em toda a sociedade que visita grandes aquários ou fazem passeios apenas para ver esses lindos animais.

Claro que, por outro lado temos animais causam medo e pavor em muitos banhistas, como os tubarões, que principalmente por causa de seus ataques ferozes, trazem uma imagem de perigo.

Quando na verdade, há pouquíssimos casos de mortes causadas por eles, apenas cerca de 70 por ano.

Esses animais, assim como todos que existem no fundo do mar, tem uma  grande parcela de importância para a vida na terra e muitos se encontram em situações de risco por conta de atitudes irresponsáveis causadas pelo homem.

Vamos falar mais sobre o tema, trazendo animais raros, conhecidos e diferentes, explicando também em detalhes tudo sobre os animais que vivem no fundo mar.

Vamos também explicar diferentes espécies, mostrando espécies conhecidas e algumas bastante raras.

Qual a definição de animais marinhos?

Animais marinhos são as criaturas que vivem nas águas salgadas do mar ou oceanos, ou até em águas salinas na costa das praias. [1]

É importante destacar que a vida no oceano afeta toda a natureza ao redor do planeta, visto que organismos marinhos produzem oxigênio e retiram carbono do meio ambiente, é uma parte vital da vida no mundo inteiro.

Para quem não sabe, o termo Marinhos, vem do latim mare, que significa mar ou oceano. [2]

E como o oceano é o maior ecossistema na terra, ocupando cerca de 71% da superfície da terra, pode-se imaginar a grande variedade de criaturas que vivem atualmente nos mares, e que em sua grande maioria ainda não foram se quer catalogadas pelos seres humanos.

Inclusive, uma das principais teoria sobre a evolução dos seres humanos, acredita que evoluímos de criaturas que viviam no oceano.

A poluição coloca esse animais em risco

A poluição gerada pelos homens, fruto principalmente de cidades a beira do mar, é um dos principais motivos do risco extinção de muitas espécies de animais marinhos.

É fato que milhares morrem diariamente por conta do lixo que é jogado no oceano.

Primeiro por afetar o o ecossistema em que vivem e segundo por inalarem ou engolirem pedaços de resíduos que o levam a morte.

Outro motivo que causa a extinção de algumas espécies da vida aquática é a perseguição implacável realizada pelo ser humano para pesca.

O problema maior se encontra quando pescadores fazem estilos de pescas indiscriminada, em que acidentalmente são pegos tartarugas e botos em suas redes.

Você pode ver outros que se encontram em perigo de extinção e entender um pouco mais de como ajudar para evitar isso e proteger a fauna do nosso planeta.

As principais especies de animais marinhos em risco de extinção:

  1. Tartaruga marinha: Das 5 espécies aquáticas que se encontram no Brasil, as 5 estão em risco de extinção.tartaruga marinha
  2. Ariranha: Engana-se que apenas quem vive exclusivamente no mar pode ser um dos animais marinhos, neste caso por viver dentro da água e fora dela, muitas vezes vira animal de caça, pois sua pela é usada na confecção de casacos.: muito perseguida pela caça, ao todo só restam no mundo inteiro, 15 mil animais desse tipo.lontra marinha
  3. Baleia Jubarte: é um animal marinho muito perseguida pela caça, ao todo só restam no mundo inteiro, 15 mil animais desse tipo, entre as espécies que citamos, é uma com o maior risco de extinção e sem dúvida é o maior entre eles.animais marinhos
  4. Leão-marinho: era um dos que mais eram caçados, isso por conta da sua gordura e pele. Mas as recentes proibições e campanhas de proteção, ajudaram a começar a recuperar a população desta espécie, que ainda sofrem com a poluição das águas.leão marinho
  5. Tubarão-branco: o maior medo do homem é sem dúvida encontrar esse animal por aí. Mas essa ideia não é comum entre todos, já que o maior motivo da sua extinção é a prática esportiva. Esse animal se encontra em todos os oceanos é protegido por vários países.tubarão branco

Por isso é importante cuidarmos do meio ambiente, e levarmos a conscientização para mais pessoas, para que além de nós, nossos filhos e netos possam desfrutar deste meio ambiente riquíssimo.

Animais marinhos mais curiosos:

Pela profundeza dos oceanos, encontramos animais marinhos muito excêntricos e bastante diferentes, muitas vezes causado por viverem em locais sem nenhuma luz ou grande pressão que sofre em seu meio ambiente.

Alguns são bonitos, outros causam medo e arrepios em que por alguma chance acaba os encontrando, em sua grande maioria já morto e carregado pelas ondas do mar.

Entre eles, é possível destacar:

  1. Engolidor-negro: animal que consegue engolir por completo a sua presa, já que seu estomago alonga-se até caber a presa.engolidor negro
  2. Tubarão tapete: visivelmente não parece inofensivo, mas é um grande predador da espécie.tubarao tapete
  3. Tubarão cobra: Com uma das caras mais malignas entre os animais marinhos, tem esse nome, pois comem suas presas igual as serpentes.Frilled shark
  4. Peixe-bolha: apenas presente nas profundezas da Nova Zelândia e Austrália, ele tem o corpo que parece uma massa gelatinosa por conta da pressão da profundidade onde se encontra, ele foi erroneamente eleito como o animal mais feio do mundo, mas ele é até normal quando se encontra no fundo do oceano.peixe bolha
  5. Polvo-Dumbo: um dos animais mais raros que existe. É pequeno e mede até 20 centímetros.polvo dumbo

 

Outros animais importantes que vivem no mar:

Já é possível notar a quantidade de animais marinhos que vivem nos oceanos e mares, com caracteristicas totalmente diferentes e adaptados para locais que pensávamos ser inabitáveis.

É importante que conheçamos cada vez mais cada um deles para preservarmos e entendermos mais sobre este meio ambiente.

As baleias: quem nunca assistiu a um filme e sonhou em ter uma amiga baleia. As baleias são mamíferos que não causam medo algum, apesar de que só o seu cérebro possui de 7 a 8 quilos.

Mas elas possuem sangue quente e respiram pelos pulmões, além de se comunicarem por estalos e assobios quando submersas.

Peixe palhaço: Para as crianças é mais conhecido como Nemo. O personagem de um filme infantil. Característicos por suas listras branco e laranja, ele passa o dia sorrindo esperando seu almoço passar para devora-lo.

A grande curiosidade sobre a espécie é que, na falta de uma fêmea, eles podem mudam de sexo para continuar a reprodução da espécie. Interessante não?

Polvo: o polvo é molusco marinho que possui o corpo mole sem nenhum esqueleto interno ou externo.

Possuem oito braços que ficam em volta da boca e apresentam algumas facilidades para a vida no oceano, já que podem ficar da cor do ambiente ou de outros animais e por conta do corpo mole, se escondem em lugar impensáveis.

Águas-vivas: esses animais causam medo em alguns banhistas que durante algum mergulho no mar já tiver o desprazer de serem tocados por eles, causando na pele uma queimadura que dependendo da espécie, pode ser até fatal.

Acontece que esse animal não possui olhos, coração e nem cérebro. Seu corpo possui uma boca bem no meio, rodeada de tentáculos. E eles se orientam com base em nervos sensoriais.

Peixe fantasma: Um curioso animal que vive a mais de oito mil metros de profundidade nos oceanos, sendo o detentor do recorde de especie que vive mais fundo.

Ele foi descoberto por pesquisadores que trabalhavam na Fossa das Marianas por acaso, possui nadadeiras transparentes e nada bem devagar, o que resultou em seu nome, visto que acaba por lembrar um fantasma debaixo da água.

Qual é o peixe mais raro do mundo?

O peixe mais raro do mundo é o ornate Sleeper Ray, que apesar de não parecer, são um tipo cartilaginoso conhecidas como arraias. [3]

Ele foi apenas fotografado por pouquíssimos repórteres e visto algumas poucas vezes no mundo inteiro.

Apenas duas espécies foram capturadas, no ano de 1984 e de 2004, desde então nunca mais foram visto e não há nenhum em cativeiro.

Foi aceito como uma nova espécie em 2007.

Fontes:

[1] Wikipedia, Marine Life, visitado em 19 de novembro de 2019 ás 16:13. <https://en.wikipedia.org/wiki/Marine_life>

[2]Wordhippo, Mare, visitado em 19 de novembro de 2019 ás 18:52. <https://www.wordhippo.com/what-is/the-meaning-of/latin-word-8c14c8aed9f7509dd54094dc7edbb84c58e26699.html>

[3] Rarest.org, 10 Rarest animals in the world, visitado em 19 de novembro de 2019 ás 19:42. <https://rarest.org/animals/fishes>

Compartilhe com os amigos:

You might also like

Leave A Reply

Your email address will not be published.

shares