Tudo sobre o Cavalo Andaluz Brasileiro: História, raça, surgimento e mais.

O cavalo andaluz brasileiro possui uma incrível história, é uma das raças mais famosas de equinos. Fato que ele é praticamente um Deus no meio em que convive, mas infelizmente muitas pessoas desconhecem esses animais exuberantes.

Por isso nesse artigo vou te apresentar um pouco mais sobre a história do cavalo andaluz brasileiro e mais vou te contar alguns segredinhos dessa raça tão famosa.

Aliás, o cavalo andaluz brasileiro? Fique conosco pois hoje vou apresentar ele para você.

cavalo andaluz treinando
Just chaos, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

O Cavalo Andaluz Brasileiro

Em nosso país também surgiu o cavalo andaluz brasileiro, que é sem dúvida uma raça de equinos muito boa em todos os sentidos.

É um dos melhores rebanhos do mundo, pois ele se originou do cruzamento do puro sangue espanhol com o puro sangue português.

É que o cavalo puro sangue espanhol é considerado o melhor da Europa.  Praticamente todos os cavalos da Europa são descendentes dele, durante o Renascimento toda a equitação era feita com esse cavalo.

Já o cavalo andaluz brasileiro provém da mais antiga raça de cavalos de Sela da civilização do ocidente.

Puro sangue carrega muita história consigo, Ele atravessou as idades do cobre, do ferro e do Bronze são quase cinco milénios, e até hoje essa espécie é considerada como uma espécie Nobre.

História do Andaluz

O cavalo andaluz brasileiro é descendente da Península Ibérica, para ser mais preciso da Andaluz, que podemos encontrar na Espanha.

Ele se originou durante o domínio Mouro a origem do cruzamento do cavalo andaluz brasileiro Casamento entre os cavalos berberes.

O cavalo andaluz brasileiro também é conhecido como o puro sangue Puro Sangue lusitano.

Cavalo está presente na história pelo menos quatro mil anos, é possível tem vários livros de histórias citações de cavalo, é bem comum ver essas citações em histórias de guerra.

O nome Puro Sangue lusitano foi dado quando ele se originou em Portugal, sangue espanhol quando ele foi criado na Espanha.

Mas é importante entender que mesmo que haja essa separação de nomes e tantas histórias que encontramos por aí sobre o cavalo andaluz, que a origem dele é a mesma essa alteração se deu após a Guerra Civil Espanhola.

Em relação a fertilidade podemos dizer que essa é uma raça ótima, por volta do século 16 foram enviadas 300 éguas para América, que se transformaram em Milhões de cavalos.

América foi conquistada pelos espanhóis com esses cavalos.

Características do animal

Podíamos parar por aqui pois tem certeza que já imagina que o cavalo andaluz brasileiro é um cavalo magnífico. Porém é importante ressaltar que essa raça se destaca por uma beleza rara.

Imagine um equino forte luxuoso, um verdadeiro Nobre, lamento vivo, e que seja agradável e de grande resistência, esse Anda luz brasileiro.

É sem dúvida o cavalo mais antigo do ocidente e pode ser descrito em uma palavra, eu diria. Este animal é simplesmente ótimo o que ele faz bom.

É possível utilizar essa raça salto, são ligeira, auto escola instrumento clássico mas claro treiná-lo.

E como já foi dito acima, nosso país, o Brasil, possui um dos melhores rebanhos do planeta.

E acredite, não é difícil identificar o cavalo andaluz brasileiro qualquer um que orgulhosamente tem a honra de vislumbrar pode sentir imediatamente, apenas com olhar, a empatia que ele vai transmitir.

Cavalo andaluz brasileiro tem uma altura média de 1,55 metros, uma cabeça de perfil reto e o, também costumam ter um pescoço forte arredondado na linha superior.

Jack essa raça é uma Raça Forte, dócil e ao mesmo tempo é intensa podemos concluir que o adestramento do cavalo andaluz brasileiro é o exercício de paz, mas da mesma forma exige técnicas específicas para se ter um ótimo resultado.

Uma outra característica que vale a pena dar ênfase para essa raça, é sua incrível resistência e poder digestivo.  Não vá pensando que apenas porque ele é uma raça nobre que ele não aguenta muito. O Anda Luz brasileiro se mantém firme durante condições precárias de alimentação, enquanto outros cavalos Nobres sofrem.

cavalo andaluz
Katrina Swinnley, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Sua história e surgimento:

O cavalo andaluz brasileiro é uma raça de cavalos originária da Espanha. A raça foi criada a partir do cruzamento de cavalos andaluzes com outras raças, como o Mustang americano e o Mangalarga marchador brasileiro.

Os cavalos andaluzes são conhecidos por serem leves, ágeis e fortes, o que os torna ideais para a equitação. Além disso, são bonitos e elegantes, o que os tornou populares entre os amantes dos cavalos.

No Brasil, a raça foi criada na década de 1970, quando um grupo de criadores resolveu cruzar cavalos andaluzes com outras raças para obter um animal mais adaptado às condições climáticas do país. O resultado foi uma nova raça de cavalos, chamada de Cavalo Andaluz Brasileiro.

A principal característica desta nova raça é sua capacidade de adaptação às condições climáticas do Brasil. Além disso, os Cavalos Andaluzes Brasileiros são leves, ágeis e fortes, o que os torna ideais para a equitação.

Atualmente, a raça é bastante popular no Brasil e já tem alguns exemplares exportados para outros países da América Latina.

Quanto custa ter um Cavalo andaluz?

A manutenção do Cavalo Andaluz Brasileiro é muito mais econômica quando comparada por exemplo, com o Puro Sangue inglês.

Sua garupa redonda, os ágeis movimentos de suas pernas, o pescoço em riste tal qual uma garça e a cabeça pequena e voraz fazem com que esse seja o melhor dos cavalos.

E um dos animais mais lindos de todo o planeta.

Mesmo que ele fique vários dias estabulado, o Puro Sangue brasileiro pode ser montado sem medo. Já que ele é um cavalo sério e nobre.

Muitos criadores de equinos dizem que depois que se monta em um Cavalo Andaluz Brasileiro, nunca mais se monta em outro cavalo com tanta emoção.

Mesmo que não seja muito veloz, ele é um cavalo muito ágil e atlético. Ostenta longa crina e cauda, sua cabeça é a própria definição de elegância.

O peso deste animal está entre 400 a 450 kg, as cores predominantes da raça são o castanho e a negra, mais raramente a cor alazã.

É uma raça sedutora e extremamente cativante.

Além disso, pode ser usado para o adestramento. o Cavalo Andaluz Brasileiro também trabalha muito bem na tração, sendo capaz de fazer até 90km por dia.

Principais Dúvidas:

Qual a origem do Cavalo Andaluz Brasileiro?

O Cavalo Andaluz Brasileiro é uma raça de cavalos criada no Brasil, a partir da mistura de cavalos andalusianos importados da Espanha com outras raças de cavalos. A principal característica desta raça é a sua bela pelagem branca.

Quais são as principais características do Cavalo Andaluz Brasileiro?

As principais características do Cavalo Andaluz Brasileiro são: pelagem branca, cauda longa e pescoço comprido. É um cavalo elegante e forte, com bom temperamento e muito inteligente.

Como cuidar do seu Cavalo Andaluz Brasileiro?

Para cuidar bem do seu Cavalo Andaluz Brasileiro, você precisa fazer algumas coisas importantes: escovar o pelo dele todos os dias para remover o excesso de sujeira e pó; dar banhos regulares; verificar os cascos sempre para prevenir problemas; alimentá-lo adequadamente com uma dieta balanceada; e fazer exercícios regularmente para mantê-lo saudável e em forma.

Por que o Cavalo Andaluz Brasileiro é tão especial?

O Cavalo Andaluz Brasileiro é especial porque é uma das raças mais bonitas de cavalos existentes. Ele também é muito forte, inteligente e tem um bom temperamento, o que o torna um ótimo animal de companhia e parceiro de treinamento. Além disso, este cavalo tem um grande potencial para desempenhar diversas funções nas atividades equestres, como saltos, corrida e doma clássica.

Onde posso encontrar um exemplar desta raça?

Se você estiver interessado em adquirir um exemplar da raça Cavalo Andaluz Brasileiro, pode procurar por criadores especializados nesta raça no seu país ou então importá-lo diretamente da Espanha, onde esteve originado. No entanto, antes de tomar qualquer decisão sobre isso, consulte sempre um veterinário ou profissional experiente no assunto para obter mais informações sobre os cuidados necessários para manter este magnífico animal em boas condições de saúde e bem-estar.

Curiosidades sobre cavalos

  • A gravidez de uma égua dura quase um ano, o tempo médio é aproximadamente 336 dias.
  • Os cavalos têm uma excelente memória, eles são capazes de reconhecer uma pessoa após anos sem a ver.
  • Os cavalos precisam beber muita água, eles bebem aproximadamente 50 litros por dia, para comparar, nós bebemos 2 litros.
  • Os cavalos com pelo branco costumam atrair menos moscas do que os de cor escura. Isso acontece pois no pelo escuro, a luz se reflete, tornando-os mais atraentes aos olhos das moscas.
  • São animais muito espertos, são capazes de reconhecer sons a uma distancia muito longa.
  • Existem mais de 300 raças de cavalos, a fertilidade desses animais é enorme.
  • O cavalo mais veloz do mundo é o Puro Sangue inglês, ele pode chegar a atingir 90km por hora.
  • O preço dos cavalos é muito alto, é um dos animais mais valorizados do mundo. O preço de um filhote começa a partir de 2 mil reais e pode chegar até os 65 mil.
  • Os cavalos podem dormir em pé. Eles tem uma maneira típica em que distribuem mais da metade do peso de seu corpo nas patas da frente. O restante é dividido entre as duas patas traseiras. Desse modo, podem dormir em pé.
  • Os cavalos têm olhos gigantes, são os maiores olhos de um mamífero terrestre
  • As ferraduras dos cavalos não servem para proteger, e sim para melhorar o cavalgar. São uma espécie de tênis de corrida para cavalos.

IMPORTANTE: O conteúdo deste artigo foi atualizado em 27-11-2022 pela equipe do GPA Brasil. O Artigo acima ou qualquer conteúdo do site tem função apenas informativa e deve ser utilizada sempre com atenção.

Deixe um comentário