Como cuidar adequadamente de um aquário de água doce

Caso os cuidados sejam feitos de maneira adequada e correta desde o princípio, você só colherá frutos positivos a médio e longo prazo.

Como se sabe, o fascínio e a criação de peixes pelo homem existe a muitos anos, e sempre foi feito como forma terapêutica e tranquilizante.

Mas, com o passar dos tempos, essa criação foi se tornando cada vez mais sofisticada, até os dias de hoje. Motivo não só de terapia, também é utilizado como enfeite e decoração de casas e lojas por todo o mundo.

Caso você monte seu aquário da maneira correta, o trabalho de manutenção que você terá com ele será muito reduzido.

aguário cuidar

Aquário de Água Doce: Filtro

Não sei se você sabe, mas sem a menor sombra de dúvidas o filtro externo se trata da peça número um em importância para a manutenção de qualquer aquário, pois é ele quem vai bombear toda a água, destruir sujeiras, e exercer outras importantes funções vitais para um aquário saudável.

 

Aquário de Água Doce: Decoração

Não compre gato por lebre! Na hora de decorar seu aquário, tenha cuidado com os ítens que você comprar, e veja se são realmente produtos de qualidade.

Veja se as pedras possuem alguma ponta perigosa, seu formato, a qualidade e procedência da areia, se o ferro enferruja rápido, enfim, faça o check-up completo antes de comprar qualquer coisa.

 

Quantidade de Peixes

Nunca coloque mais peixes do que o tamanho do seu aquário suporta.

Você ficaria bem dividindo com 30 pessoas uma casa que suporta apenas 5 pessoas?

Leia também:

A incrível Cobra Salamanta

Se para você é complicado, imagina para um peixe!

As palavras aquário e economia não combinam, pois qualidade tem um preço, e qualidade é capaz de dar uma boa vida aos seres vivos que habitam no seu aquário, além de evitar possíveis dores de cabeça para você!

Um aquário cheio pode acarretar problemas graves, tais como estresse, brigas e até na morte dos peixes.

Média de preço: Isso pode variar bastante, mas um aquário que possui um tamanho minimamente adequado não sairá por menos de R$ 300,00.

Voltando ao artigo…

 

Lavagem

Antigamente, as pessoas tinham o costume de remover tudo de dentro do aquário para poder limpá-lo. Só que isso não é mais necessário, pois a qualidade dos filtros e da ração feitas para os peixes deram um salto de qualidade gigantesco.

Saiba que a forma correta de limpar o seu aquário é tirando 50% da água e repondo água limpa logo em seguida.

 

Além disso, outras dicas são fundamentais, tais como:

Compatibilidade: Veja se os peixes são compatíveis para viverem dentro do mesmo ambiente.

Previsibilidade: Saiba que diversos peixes crescem muito, e talvez quando atingirem a fase adulta, possam não caber mais no aquário, então se informe sobre isso antes de comprar seus peixes.

Ciclo: Você precisa ter paciência para aguardar que a ciclagem ocorra, pois essa ciclagem que será responsável pela formação das bactérias que vão destruir qualquer tipo de toxina dentro do seu aquário.

You might also like

Leave A Reply

Your email address will not be published.