Cobra-cega: Hábitos, Alimentação e mais.

Ainda que conhecidas, algumas espécies de animais ainda fazem parte de mitos. No caso da cobra-cega, muitas pessoas tem dúvidas se são realmente perigosas ou não. Escrevi um guia completo sobre esse réptil para você conferir no GPA Brasil.

Como um animal que parece muito uma cobra, e comum que quem se depare com essa cobra tenha muito medo de ser picado e sofrer alguma reação do possível veneno.

Na mitologia grega, por exemplo, a cobra-cega é tratada como um animal gigante de duas cabeças que tem força suficiente para atacar até mesmo os heróis conhecidos na época.

Se você já ouviu falar dessas espécies, talvez muito do que foi aprendido foi uma mentira, por isso, pesquisei muito sobre esse animal e produzi um artigo bem informativo para você.

foto da cobra cega
Foto: Canva.
Ordem:anfisbenas
Reprodução:Por ovos
Hábitos:fossoriais (embaixo da terra)
Venenosa:Não

Sobre a cobra-cega

A cobra-cega, também conhecida como cobra de duas cabeças é uma espécie de réptil bem difícil de encontrar e seu corpo é totalmente bem adaptado com a forma como vive.

Foi originalmente encontrada na Ásia e na África, mas, atualmente e está presente em todo mundo em diferentes espécies que diferem em relação a cor e tamanho.

São animais completamente fósseis bastante similares às minhocas até mesmo em relação ao formato do corpo e possuem hábitos bem comuns.

Essa é uma ordem que pode ser facilmente confundida com as cecílias, mas, na verdade, são animais diferentes principalmente devido à cor.

A cobra-cega é bem difícil de ser vista e encontrada pelos humanos devido ao fato de viver embaixo da terra cavando túneis e buscando alimentos, dificilmente sobe à superfície.

Esse é um dos fatos que as tornam parecidas com as minhocas, principalmente as espécies de pequeno porte que são de cor rosada e com muitos anéis da cabeça ao rabo.

O mais curioso da cobra de duas cabeças é que ela não é classificada como uma serpente e alguns biólogos afirmam ser, na verdade, um tipo de lagarto sem os pés.

E assim como os lagartos, é um animal forte e com a cabeça bem dura e resistente por viver em túneis.

Outra informação importante é que para se defender ela mordem ao invés de picar como as serpentes e, não possuem veneno,

Se ameaçada, esta espécie pode ocasionalmente exalar uma secreção química com odor forte.

As adultas medem entre 5 e 10cm de comprimento, mas pode acontecer de encontrar cobras-cegas de 15cm, embora não seja tão comum.

Bom, o nome cobra de duas cabeças é devido a cabeça ser muito parecida com a ponta da cauda e isso, na verdade é muito favorável para esse animal.

Os predadores, quando atacam, podem confundir e morder a cauda, dando mais chances da cobra-cega escapar.

Algumas espécies conseguem ainda soltar uma parte do rabo como mecanismo de defesa, assim como as lagartixas.

As cobras-cegas não são serpentes e tampouco lagartos, na verdade, são classificadas como anfisbenas.

foto da cobra cega
Foto: Canva.

Características do corpo da cobra-cega

Por viver embaixo da terra cavado túneis, seu corpo é forte e bem musculoso, a cabeça pontuda ajuda muito a cavar.

Os olhos não são evidentes, por isso são conhecidas como cobras-cegas dificilmente discerníveis como pequenos pontos sob a escala da cabeça, essas anfisbenas não precisam enxergar muito bem por viverem no escuro.

A ponta da cauda tem um esporão pequeno e apontado para confundir os predadores.

Ao longo do corpo são catorze linhas de escalas dorsais, conhecidos também como anéis distribuído no corpo musculoso do animal

A coloração varia de cinza de carvão, prata-cinza, amarelo-bege claro, purpúreo ou infelizmente albino, a superfície ventral mais pálida. 

A coloração da forma juvenil é semelhante à do adulto. O comportamento varia de letárgico a energético, buscando rapidamente a cobertura de solo ou lixo para evitar a luz.

Os pequenos olhos estão cobertos com balanças translúcidas, tornando essas cobras quase completamente cegas, o que não faz diferença para os hábitos dela.

Os olhos não podem formar imagens, mas ainda são capazes de registrar a intensidade da luz.

Grande parte das espécies podem atingir até meio metro de cumprimento. Elas ficam enormes!

Leia também sobre a cobra salamanta!

foto da cobra cega
Foto: Canva.

Reprodução

Assim como na maioria das espécies animais a fecundação da cobra-cega ocorre através do encontro entre a fêmea e o macho.

O curioso desses animais é que mesmo que coloquem ovos, costumam guarda-lo dentro do corpo até que os filhotes possam nascer.

Após os ovos eclodirem, é comum que os filhotes se alimentem de uma camada de gordura produzida no corpo da mãe durante a encubação até que consigam comer sozinhos.

Onde encontrar cobra-cega

Tendo sido introduzida acidentalmente em muitas partes mais quentes do mundo, esta espécie tem a maior distribuição de qualquer animal terrestre.

Embora se pense que provavelmente se originou da Índia ou do Sudeste Asiático, a cobra-cega agora é encontrada em partes da África, Austrália, América do Norte, Central e do Sul, Ásia do sul e leste da Península Arábica para o Japão e em várias ilhas dos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.

A distribuição da cobra de duas cabeças continua a se alargar ano após ano, e pensa-se que eventualmente pode estabelecer-se na maioria das áreas tropicais e subtropicais do mundo.

É muito provável que você já tenha passado por uma se você frequenta alguma zona rural, mas, pode não ter visto já que elas dificilmente rastejam na superfície.

Mesmo que não estejam ameaçadas de extinção, podemos dizer que é uma espécie rara de se encontrar, até mesmo durante a noite.

E, se você encontrar alguma, não tente pegar ou tocar mesmo mantendo-a no chão, pois, elas podem morder forte e machucar.

Para se defender, as cobras-cegas costumam morder e torcer o corpo para tirar um pedaço do local onde está com a boca.

Seu habitat é em uma grande variedade de ambientes, desde jardins urbanos e campos secundários agrícolas.

foto da cobra cega
Foto: Canva.

Do que as cobras-cegas se alimentam?

Todas as cobras-cegas vivem principalmente subterrâneas e, em geral, só são vistas na superfície quando os alimentos são escassos.

Sua alimentação consiste em outros invertebrados, sendo eles formigas, térmitas, seus ovos e larvas.

Sempre buscam presas que condizem com o seu tamanho e que seja possível encontrar embaixo da terra para facilitar sua alimentação.

É comum também que se alimentem de pequenos anfíbios como rãs por serem de tamanho ideal para morder e engolir.

Em alguns casos, a cobra-cega pode se alimentar de outra cobra-cega. Sua principal forma de atacar é usando seus dentes, embora ela não costume mastigar suas presas.

Por não ser uma serpente, elas não tem o costume de se enroscar nas presas e esmaga-las principalmente por comerem insetos pequenos que não demandam dessa necessidade.

Espécies similares à Cobra Cega

  • White-headed Blind Snake é mais atenuado e tem uma cabeça pálida;
  • Slender Worm Snake geralmente é mais longo e mais delgado e tem um olho mais distinto. Uma contagem de escala pode ser necessária para distingui-los.
  • Roxane’s Blind Snake tem um focinho amarelo e um corpo mais forte.
  • Diard’s Blind Snake é muito maior com um corpo mais robusto.
  • Mueller’s Blind Snake é mais espessa com uma linha de contraste acentuada entre a cor mais escura acima e a barriga muito leve.
  • Flower’s Blind Snake é amarelada e tem uma ponta da cauda sem corte.

As espécies de cobras cegas são difíceis de distinguir umas das outras.

foto da cobra cega
Foto: Canva.

 Contribuições da cobra-cega ao ecossistema

Esta cobra ajuda a controlar as populações de cupins e formigas comendo seus ovos e larvas. 

Uma cobra cega regurgitou 17 larvas de formigas imediatamente após a captura. Sim, elas podem comer muito.

Se não existissem espécies como essa, os cupins e formigas reproduziriam e aumentariam sua população desenfreadamente, insetos esses que podem incomodar muito na nossa casa.

Assim, se ver alguma, deixe-a seguir seu caminho e com certeza ela não incomodará você ou os animais da sua casa ou, fazenda.

Principalmente por não serem venenosas e não terem a capacidade de atacar animais de grande porte. Se alimentam de insetos e pequenos anfíbios como sapos.

Além disso, lembre-se de que um anima que vive embaixo da terra na maior parte da sua vida, se você se deparar com alguma, dificilmente verá essa mesma cobra novamente.

Não há necessidade de matar, só se afaste e deixe-a voltar a cavar seus túneis.

Perigos da Cobra Cega

As cobras cegas são inofensivas ― elas não têm veneno e não conseguem matar um ser humano, então, não precisa ter medo de ser atacado.

Ao contrário do que muitos espalham ou do que foi escrito na mitologia grega, são animais que não incomodam e não oferecem perigos para nós ou para a maioria dos animais.

Ao contrário, são muito úteis para nós humanos com o controle de possíveis pragas, principalmente se você planta algo no seu quintal e não quer que as formigas ataquem a plantação.

O máximo que podem fazer é morder quando se sentem ameaçadas, por isso, a importância de não tentar tocá-las ou suspender quando avistar alguma.

Quando incomodadas, elas costumam de debater para se livrar do perigo ou morder quando conseguem. Apenas para se verem livres e voltarem para o chão.

Cobra cega VS Cecílias

As cobras de duas cabeças são muito confundidas com as Cecílias e é comum encontrar artigos na internet que reforcem isso, mas, elas são espécies diferentes de répteis.

Essa confusão é justificável pela estrutura do corpo de ambas as espécies e pela impressão de que as duas possuem duas cabeças.

Mas, as Cecílias costumam ser pretas, enquanto as cobras-cegas apresentam outras cores como marrom, amarelo, rosado, etc.

É importante saber a diferença para entender como ambas funcionam na natureza e quais possíveis perigos podem oferecer.

Outras curiosidades da cobra-cega

  • Quando filhote, a cobra-cega consegue se alimentar da pele de sua mãe, o que é muito interessante!
  • Se alimentar da gordura do corpo da mãe ajuda na sobrevivência do filhote durante seus primeiros dias de vida até que se alimentem sozinhos.
  • Segundo estudiosos, no Brasil, existem pelo menos 26 espécies desses animais, já registradas pelos cientistas. Número que promete aumentar, com as espécies descobertas, ainda não registradas.
  • Algumas cobras-cegas, quando filhotes, se alimentam da pele da mãe, comportamento este chamado de dermatofagia. E dessa forma as tonalidades de sua pele fica mais clara, e se recupera após, mais ou menos 3 dias.
  • A cobra-cega não é considerada uma cobra, e há uma explicação para isso.
  • É comum serem confundidas com serpentes, pois têm um corpo comprido, alongado e sem patas, assim como as demais.
  • Seus olhos são bem pequenos por não precisarem usar já que vivem quase sempre no escuro
  • As cobras de duas cabeças não gostam de luminosidade, procuram logo cavar tuneis ou se esconder embaixo de folhas caídas
  • As cobras-cegas possuem uma estrutura bastante parecida com tentáculos e isso ajuda com ela consiga identificar muitos cheiros e vibrações.
  • As cobras de suas cabeças possuem anéis em todo o comprimento do corpo; e a pele bastante úmida, assim como muitos anfíbios.

Esse artigo tirou suas dúvidas? Converse conosco através dos comentários.

Foto em destaque: Cava

Veja também: 

O que são recursos naturais renováveis?

IMPORTANTE: O conteúdo deste artigo foi atualizado em 27-11-2022 pela equipe do GPA Brasil. O Artigo acima ou qualquer conteúdo do site tem função apenas informativa e deve ser utilizada sempre com atenção.

Deixe um comentário