raposa Cacto rabo de raposa: como cuidar, plantar e fazer mudas

Se você está em busca de uma planta que seja bonita, fácil de cuidar e que não ocupe muito espaço, então a cacto rabo de raposa é perfeita para você!

A cacto rabo de raposa, também conhecida como cereus peruvianus, é uma planta succulenta que pertence à família Cactaceae. Suas principais características são: folhas carnudas, flores brancas e espinhos amarelos.

A cereus peruvianus é uma planta nativa do Peru, mas atualmente é cultivada em vários países do mundo. No Brasil, ela é bastante popular na região Nordeste.

No entanto, apesar da sua beleza, a cereus peruvianus pode ser bastante espinhosa. Por isso, se você tem crianças ou animais de estimação em casa, talvez seja melhor optar por outra planta.

Cactaceae Mammillaria microcarpa

 raposa

Cacto rabo de raposa: como cuidar, plantar e fazer mudas

1. Cacto rabo de raposa: como cuidar

O cacto rabo de raposa (Opuntia basilaris) é uma planta pertencente à família das cactáceas, nativa das regiões semi-áridas do sudoeste dos Estados Unidos. É uma planta bastante resistente e pouco exigente, que se adapta facilmente a diferentes tipos de clima e solo. No entanto, para que possa crescer e se desenvolver de forma saudável, é importante que seja cuidada de acordo com as suas necessidades básicas.

2. Plantar cactos rabo de raposa

O cacto rabo de raposa pode ser plantado a partir de sementes ou mudas. Se optar pelas sementes, é importante que estas sejam germinadas em recipientes com fundo perfurado, para que a água possa drenar adequadamente. O substrato ideal para a germinação das sementes é uma mistura de areia grossa e terra vegetal.

As sementes devem ser dispostas sobre o substrato e levemente enterradas. Depois é preciso regar regularmente, mantendo o substrato sempre úmido, mas sem encharcar. A germinação costuma demorar cerca de 2 a 3 semanas.

3. Fazer mudas de cactos rabo de raposa

As mudas de cactos rabo de raposa podem ser obtidas a partir da propagação da planta por estaquia. Para isso, é necessário escolher um ramo da planta que esteja saudável e sem sinais de doença ou pragas. O ramo escolhido deve ter cerca de 10 cm de comprimento e ser cortado com uma faca bem afiada, logo abaixo de um nó.

Depois é preciso retirar as folhas do ramo e enraizá-lo em um recipiente com substrato composto por areia grossa e terra vegetal. As mudas costumam brotar em cerca de 2 a 3 semanas.

4. Características do cacto rabo de raposa

O cacto rabo de raposa é uma planta succulenta que pode alcançar até 2 m de altura. Possui caules alongados, verdes ou esverdeados, com espinhos nas extremidades. As flores desta planta são amarelas ou laranja-claras e aparecem geralmente na primavera ou no início do verão.

A fruta do cacto rabo de raposa, também conhecida como tuna, é redonda, laranja ou amarela e tem um gosto bastante adocicado. É rica em vitamina C e pode ser consumida in natura ou utilizada para preparar sucos e geleias.

5. Doenças e pragas do cacto rabo de raposa

O cacto rabo de raposa é uma planta bastante resistente e pouco suscetível a doenças ou pragas. No entanto, em condições adversas, pode ser atacada por fungos, como o mildiú vírus, que causam manchas brancas nas folhas da planta. Outro problema que pode afetar este tipo de cacto é a infestação por cochonilhas, pequenos insetos sugadores de seiva que causam a secagem das folhas e dos frutos da planta.

 raposa

Cacto rabo de raposa: como cuidar, plantar e fazer mudas

Eu fiz o replantio da planta cacto rabo de

Depois de muito tempo sem dar atenção à minha plantinha cacto rabo de, ela finalmente ficou grande o suficiente para precisar de um replantio.
Eu sabia que não seria uma tarefa fácil, afinal, essas plantas são bem delicadas.
Mas eu me arrisquei e, com muito cuidado, consegui replantar a minha plantinha com sucesso!

Aqui está o que eu aprendi sobre como fazer um replantio ou transplante da planta cacto rabo de:

1. Primeiro, você precisa escolher um vaso novo que seja pelo menos duas vezes maior do que o vaso atual da planta. Isso vai dar às raízes da planta mais espaço para se expandir.

2. Encha o fundo do vaso novo com uma camada de 3 a 4 cm de substrato para cactus. Esse tipo de substrato é leve e arenoso, o que ajuda a drenar o excesso de água da planta.

3. Coloque a planta em seu novo vaso e preencha os espaços em torno das raízes com mais substrato. Aperte levemente o substrato para firmar a planta no lugar.

4. Regue a planta após o transplante e coloque-a em um local ensolarado. Deixe a terra secar completamente antes de regar novamente.

Dúvida dos Leitores

1. O que é uma raposa cacto?

Uma raposa cacto é uma planta da família das cactáceas, também conhecida como “cactus rabo de raposa”. É uma planta nativa do Brasil, da qual existem diversas espécies. A mais comum é a Cereus peruvianus, que pode medir até 4 metros de altura e tem espinhos longos e afiados.

2. Por que ela é chamada de rabo de raposa?

O nome popular da planta refere-se à forma característica dos seus caules, que são alongados e semelhantes a um rabo de raposa. Algumas pessoas também chamam a planta de “cactus cauda de raposa”.

3. Como cuidar de uma raposa cacto?

As raposas cactos são plantas extremamente tolerantes e fáceis de cuidar. Elas precisam apenas de sol pleno e solo bem drenado para prosperar. Se você mora em uma região com invernos frios, pode cultivar a sua raposa cacto dentro de casa, num vaso.

4. Como fazer mudas de raposa cacto?

As mudas da raposa cacto são facilmente encontradas em viveiros ou lojas especializadas em plantas. Mas, se você quiser propagar a sua própria planta, pode fazer isso facilmente a partir dos espinhos da planta. Basta retirar um espinho com cuidado e enfiá-lo num recipiente com areia bem drenada ou substrato para cactos. Depois é só aguardar alguns dias até que as raízes nasçam.

 raposa

Cacto rabo de raposa: como cuidar, plantar e fazer mudas

Como deixar sua casa mais bonita com um cacto rabo de com

Você sabe o que é um cacto rabo de com? Provavelmente, você já viu alguns desses espinhentos nas casas e apartamentos das pessoas. Eles são plantas perfeitas para quem quer uma decoração diferente, original e, ao mesmo tempo, bonita. Além disso, os cactos também são ótimos para quem quer uma planta que não precise de muito cuidado. Afinal, eles sobrevivem em ambientes com pouca água e luz.

Se você mora em um apartamento, saiba que os cactos são ideais para quem quer uma planta, mas não tem muito espaço. Você pode colocá-los em qualquer cantinho da sua casa ou do seu quarto. Eles ficam lindos em cima da mesinha de café ou do aparador. Ou então, você pode colocar vários deles juntos em uma maceteira. Fica super charmoso. Você pode usar qualquer tipo de vaso para isso. Pode ser de metal, cerâmica ou até mesmo plástico.

Outra dica interessante é misturar os cactos com outras plantas na decoração da sua casa. Fica super lindo. Você pode usar as suculentas, que são plantas semelhantes aos cactos. Ou então, você pode usar as bromélias ou as orquídeas. Fica a seu critério escolher as plantas que mais combinam com o seu estilo.

E então? Gostou das nossas dicas? Deixe sua casa mais bonita e aconchegante com um cacto rabo de com.

 raposa

Cacto rabo de raposa: como cuidar, plantar e fazer mudas

Para Estudantes do ENEM e Biológos

O cacto rabo de é uma planta da família Cactaceae, nativa da América Central. É uma planta semelhante a um cacto, com espinhos e flores amarelas. A planta pode crescer até 2 metros de altura e é encontrada em ambientes semi-áridos.

A planta tem sido usada pelos nativos da América Central há séculos como fonte de alimento e medicina. As sementes da planta são ricas em proteínas e ácidos graxos essenciais, e podem ser consumidas cruas ou cozidas.

As flores da planta são usadas para fazer chá e também podem ser comidas. O chá é conhecido por ter propriedades laxantes e diuréticas, além de ser usado para tratar problemas digestivos.

O cacto rabo de rato também é conhecido por suas propriedades medicinais. A planta é usada para tratar diversas condições médicas, incluindo diabetes, pressão arterial alta, câncer de pele e infecções bacterianas.

IMPORTANTE: O conteúdo deste artigo foi atualizado em 14-04-2023 pela equipe do GPA Brasil. O Artigo acima ou qualquer conteúdo do site tem função apenas informativa e deve ser utilizada sempre com atenção.

Deixe um comentário