Cacto Triangular – Plantas Cactos Cuidados Pragas

Ei, gente! Tudo bem?

Eu estava dando uma olhada nas minhas plantas cactos e me dei conta de que não falei sobre o cacto triangular ainda.

Então, vamos lá. O cacto triangular é uma planta do gênero Epiphyllum, da família Cactaceae. Ele é originário da América Central e do Sul.

Ele pode ser encontrado em diversas cores, como branco, amarelo, laranja, rosa e vermelho. Algumas variedades também são manchadas.

Espécie Família
Cacto triangular Cactaceae
Nome científico Astrophytum myriostigma
Sinônimos Astrophytum asterias, Astrophytum capricorne, Astrophytum ornatum, Cereus myriostigma, Echinocactus myriostigma, Coryphantha myriostigma, Mammillaria myriostigma, Cereus asterias, Cereus capricorne, Cereus ornatus
Origem Norte da México



Cacto Triangular - Plantas Cactos Cuidados Pragas

1. Cacto Triangular – Descrição, características e nome popular

O cacto triangular é uma planta da família das cactáceas, também conhecida como Trichocereus pachanoi. É originária da Cordilheira dos Andes, nas altitudes entre os 2.000 e os 3.000 metros. No Brasil, é natural do Norte e do Nordeste, onde cresce em clima semi-árido.

Descrição
O cacto triangular é uma planta trepadeira, que pode atingir até 6 metros de altura. Seu caule é geralmente retorcido, com espinhos longos e agudos. As flores são brancas e aparecem nas extremidades do caule, geralmente na primavera ou no verão.

Características
A principal característica do cacto triangular é a presença de alcalóides, substâncias químicas que podem produzir efeitos alucinatórios. Além disso, a planta também contém outras substâncias com propriedades medicinais, como a vitamina C e o ácido fólico.

Nome popular
O cacto triangular é conhecido por vários nomes populares, como cacto azul, cacto san pedro ou achuma. Também é conhecido como huachuma, wachuma ou wakan pelos povos andinos.

2. Plantando seu cacto triangular – Cuidados e dicas

Se você deseja plantar um cacto triangular, é importante saber que esta planta precisa de cuidados especiais. Aqui estão algumas dicas:

Solo
O cacto triangular precisa de um solo bem drenado para prosperar. Uma boa opção é uma mistura de areia e terra vegetal. Outra opção é uma mistura de areia e cascalho.

Luz
A luz solar direta pode danificar as folhas do cacto triangular, portanto é importante escolher um local que receba luz indireta ou filtered light.

Temperatura
A planta precisa de temperaturas mais elevadas para prosperar, entre os 21°C a 29°C. Em climas mais frios, o cacto triangular pode entrar em dormência e perder as folhas.

Umidade
O ar seco é benéfico para este tipo de planta, pois evita a proliferação de fungos e outros problemas. No entanto, é importante não deixar o solo totalmente seco, pois a planta pode morrer.

3. Pragas e doenças do cacto triangular – Como tratar?

As pragas e doenças mais comuns do cacto triangular são o ataque de insetos e a podridão do caule. Aqui estão algumas dicas para tratamento:

Insetos
Os insetos podem ser eliminados com o uso de inseticidas caseiros ou comerciais. Para fazer um inseticida caseiro, basta misturar uma parte de água com uma parte de vinagre e pulverizar na planta.

Podridão do caule
A podridão do caule é causada por um fungo chamado Sclerotinia sclerotiorum. O tratamento consiste em remover as áreas afetadas com cuidado e pulverizar a planta com um fungicida caseiro ou comercial.



Cacto Triangular - Plantas Cactos Cuidados Pragas

Como fazer o replantio da planta cacto triangular

Eu sei que muitas pessoas têm medo de cactos, mas eu prometo que este é inofensivo. De fato, a planta cacto triangular é uma das espécies mais fáceis de se cuidar. Uma das coisas que você precisa saber sobre ela é como fazer o replantio corretamente.

O primeiro passo é escolher um local adequado para o seu cacto. Ele precisa de bastante luz solar, então certifique-se de que o local escolhido receba pelo menos 6 horas de sol por dia. O solo também é importante. Você quer um solo bem drenado, então evite áreas que tendem a encharcar.

Uma vez que você tenha encontrado um local adequado, é hora de começar a transplantar seu cacto. Primeiro, remova-o cuidadosamente do vaso atual. Em seguida, coloque-o no novo local e cubra-o com uma camada de areia grossa. Isso ajudará a manter o solo bem drenado.

Depois disso, basta regar o cacto e monitorar sua progressão. Se ele parecer estressado ou doente, consulte um especialista em cactos para obter mais conselhos.

Dúvida dos Leitores

1. O que é um cacto triangular?

Um cacto triangular é uma planta da família Cactaceae, nativa da América Central e do Sul. É conhecido pelo seu porte ereto e pela forma triangular de suas folhas. As flores desta planta são amarelas ou alaranjadas e surgem nos meses de verão.

2. Por que meus cactos estão morrendo?

Cactos morrem por diversos motivos, como falta de água, excesso de água, falta de luz solar ou excesso de luz solar. Outras causas de morte de cactos podem ser pragas ou doenças.

3. Como posso cuidar dos meus cactos?

Para cuidar bem dos seus cactos, você precisa oferecer a eles os cuidados básicos, como regar adequadamente, mantê-los em locais ensolarados e protegê-los das pragas.

4. Quais são as principais pragas dos cactos?

As principais pragas dos cactos são as cochonilhas, os ácaros e os nematóides.



Cacto Triangular - Plantas Cactos Cuidados Pragas

Como decorar sua casa com um cacto triangular?

O cacto triangular é uma planta que fica ótima em qualquer ambiente. Se você quer dar um toque de charme e personalidade para a decoração da sua casa ou apartamento, aposte nessa espécie!

Além de ser uma planta bonita, o cacto triangular também é muito fácil de cuidar. Ela é uma das suculentas que mais resistem às condições adversas do clima, por isso, mesmo que você não seja muito experiente com esse tipo de planta, ela vai se adaptar rapidinho ao seu lar.

Para ter um cacto triangular em casa, você pode comprá-lo em qualquer loja de jardinagem ou então pedir para um amigo que tenha uma plantinha dessa espécie te presentear. Ah, e uma dica importante: escolha um vaso bem bonito para colocar o seu cacto, afinal, ele merece!

E aí, gostou da dica? Deixe o seu comentário aqui embaixo e compartilhe este post com os seus amigos!

.



Cacto Triangular - Plantas Cactos Cuidados Pragas

Para Estudantes do ENEM e Biológos

 

Fatos Históricos sobre a planta cacto triangular

 

1. O cacto triangular é uma planta da família Cactaceae, nativa da América Central e do México.

 

A espécie é conhecida pelo seu porte ereto e ramificado, com caules que podem atingir até 4 m de altura. As suas flores são amarelas e aparecem nas extremidades dos ramos. Os frutos são verdes, redondos e contêm várias sementes negras.

 

2. O cacto triangular é uma planta bastante popular como ornamento.

 

Além de ser utilizada como planta ornamental, o cacto triangular também pode ser cultivado em vasos para fins medicinais. A espécie é utilizada na fitoterapia para tratar problemas digestivos, menstruais e renais.

 

3. A espécie foi descrita pela primeira vez pelo botânico alemão Philipp Franz von Siebold em 1845.

 

Von Siebold coletou a primeira amostra da planta no Japão, onde era cultivada como ornamental. Em 1845, ele enviou a amostra para o Jardim Botânico de Berlim, onde foi descrita pela primeira vez.


 


< strong > 4 . O nome da espécie refere – se às suas características morfológicas distintivas .

< PStyle = " text - align : justif y ; " > & nbsp ;

< PStyle = " text - align : justif y ; " >< strong > 5 . A planta é bastante tolerante à secura , mas requer alguns cuidados especiais durante o inverno .

< PStyle = " text - align : justif y ; " > & nbsp ;

< PStyle = " text - align : justif y ; " >< strong > 6 . O cacto triangular também é conhecido pelos nomes populares de “cacto japonês” , “cacto das cerejeiras” , “cacto laranja” e “cacto vermelho” .

IMPORTANTE: O conteúdo deste artigo foi atualizado em 14-04-2023 pela equipe do GPA Brasil. O Artigo acima ou qualquer conteúdo do site tem função apenas informativa e deve ser utilizada sempre com atenção.

Deixe um comentário