Cuidando e plantando sua Maranta Cinza

Desde que ganhei minha primeira Maranta Cinza, ficou claro para mim que ela é uma das plantas de interior mais fáceis de cultivar. Não importa se você esquece de regá-la por um tempo ou se ela fica em um lugar com pouca luz – ela sempre vai sobreviver.

Ainda assim, cuidar bem dela vai te recompensar com uma planta mais bonita e vigorosa. Regar sua Maranta uma vez por semana e dar um pouco de adubo à base de nitrogênio duas vezes ao ano vai manter sua planta verdinha e sadia.

Além disso, não se esqueça de tirar as folhas mortas e secas para que a planta possa focar suas energias em novas folhas. Corte as folhas apenas na base, usando tesoura afiada ou facão – nunca arrancando as folhas com as mãos.

E, finalmente, a última dica para manter sua Maranta Cinza bonita: experimente podá-la quando ela começar a ficar leggy (seus caules ficam longos e fracos). Isso estimulará a planta a produzir novas folhas e caules mais fortes.

Científico Botânico
Maranta grayi Maranta cinza



Cuidando e plantando sua Maranta Cinza

1. Os cuidados necessários para plantar uma Maranta Cinza

Para plantar uma Maranta Cinza com sucesso, é importante seguir alguns cuidados. Essa espécie de Maranta é bastante sensível ao frio, então é importante plantá-la em um local que receba bastante sol. Outro cuidado importante é não deixar o solo encharcado, pois isso pode causar doenças na Maranta Cinza.

2. As características dessa espécie de Maranta

A Maranta Cinza é uma planta bastante ornamental, com folhas grandes e escuras. Ela pode chegar a medir até 2 metros de altura, e suas raízes são bem fortes. Essa espécie de Maranta também é bastante resistente à seca.

3. Como tratar doenças e pragas em uma Maranta Cinza

Uma das principais doenças que podem atacar a Maranta Cinza é a mancha preta, que é causada por um fungo. Para tratar essa doença, é importante pulverizar a planta com um fungicida. Outra doença comum em Marantas é a podridão das raízes, que pode ser tratada com um produto chamado “Bactofil”.

As principais pragas da Maranta Cinza são as larvas do besouro da batata e da minadora da folha. Para controlar essas pragas, é importante fazer aplicações periódicas de inseticidas.

4. Plantando sua Maranta Cinza

Para plantar uma Maranta Cinza, você vai precisar de:

– 1 vaso de plástico;
– 1 saco de substrato Universal;
– 1 punhado de casca de arroz carbonizada;
– 1 punhado de esterco bovino;
– 1 punhado de areia grossa;
– 1 pedra calcária;
– 1 garrafa pet;
– 1 tesoura;
– 1 caneta.

Primeiro, você vai precisar fazer um buraco no substrato universal com a caneta, para que possa colocar a muda da Maranta. Em seguida, coloque a muda no vaso e complete o substrato até cobrir toda a raiz da planta. Depois disso, você vai precisar acrescentar a casca de arroz carbonizada, o esterco bovino e a areia grossa no substrato, para ajudar na drenagem do excesso de água. Por último, você vai precisar colocar a pedra calcária no vaso, para evitar que o substrato fique compactado.

5. Cuidando de sua Maranta Cinza

Para cuidar da sua Maranta Cinza, você vai precisar regá-la sempre que o substrato estiver seco. A quantidade de água necessária varia de acordo com o clima da região onde você mora, mas geralmente é necessário regar duas vezes por semana. Outro cuidado importante é não exagerar na quantidade de água, pois isso pode causar doenças na planta. Além disso, é importante fertilizar a Maranta uma vez por mês, usando um fertilizante nitrogenado.



Cuidando e plantando sua Maranta Cinza

Como fazer o Replantio da maranta cinza?

Como fazer o replantio ou transplante da planta Maranta Cinza

Às vezes, a vida nos dá surpresas inesperadas. Você pode estar andando na rua e, de repente, um vento forte sopra e derruba uma árvore em cima de você. Ou talvez você esteja cuidando de sua planta Maranta Cinza e, de repente, ela começa a ficar amarela e murcha. Nestes casos, você precisará fazer o replantio ou transplante da planta Maranta Cinza para salvar sua vida!

O processo é bastante simples e você pode fazer isso sozinho em casa. Primeiro, você precisa escolher um local onde a planta possa crescer bem. Depois, retire a planta da panela e coloque-a em um recipiente com água. Deixe a planta descansar na água por alguns minutos antes de transplantá-la para o novo vaso.

Agora é só esperar que a plantinha se recupere e volte a crescer saudável!

Dúvida dos Leitores

1. O que é uma Maranta Cinza?

Maranta Cinza é uma planta da família das marantáceas, nativa da América Central e do Sul. É uma planta rústica e perene, de crescimento rápido, que atinge aproximadamente 1 m de altura. Suas folhas são grandes, arredondadas e de cor verde-escuro, com manchas cinzentas.

2. Como cuidar da Maranta Cinza?

A Maranta Cinza é uma planta bastante fácil de cuidar e que se adapta bem a diversos tipos de ambiente. Prefere lugares com luminosidade difusa, mas tolera sol pleno desde que haja boa ventilação. O ideal é regar a planta semanalmente, deixando o substrato levemente úmido entre as irrigações.

3. Por que minha Maranta Cinza está amarelando?

O amarelecimento das folhas pode ser causado por excesso ou falta de água, mudanças bruscas de temperatura ou luz, ou ainda por falta de nutrientes no substrato. Se possível, identifique a causa do problema e corrija-o para que sua planta volte a crescer saudável.

4. Quantas vezes devo fertilizar minha Maranta Cinza?

As marantás são plantas bastante tolerantes à falta de nutrientes, mas para um bom crescimento é recomendado fertilizar a cada 2 meses, utilizando um adubo orgânico bem decomposto ou uma formulação específica para plantas ornamentais.

5. Minha Maranta Cinza está com as pontas das folhas secas e quebradiças. O que pode ser?

Causas mais comuns para este problema são falta de água ou substrato com excesso de areia. Outra possibilidade é o ataque de insetos sugadores, como pulgões ou tripes, que podem causar a secura das pontas das folhas.

Dicas de decoração com a Planta:



Cuidando e plantando sua Maranta Cinza

Se você está procurando uma maneira de decorar seu lar com uma planta, então você vai querer dar uma chance à maranta cinza. Essa planta é extremamente versátil e pode ser usada de diversas maneiras para decorar sua casa ou apartamento. Então, sem mais delongas, aqui estão algumas ideias para aproveitar ao máximo a maranta cinza na decoração da sua casa.

Uma das maneiras mais populares de usar a maranta cinza é como um acrescento às estantes. Você pode simplesmente colocar uma planta em cada extremidade de uma estante ou então espalhar algumas pelo meio. Outra opção é utilizar a maranta cinza como um detalhe em outros tipos de móveis, como mesas ou escrivaninhas. Tudo o que você precisa fazer é colocar uma plantinha na frente ou atrás do móvel para que ela funcione como um acabamento perfeito.

Além de ser usada para decorar móveis, a maranta cinza também pode ser usada para enfeitar o seu chão. Você pode simplesmente espalhar algumas plantas pelo ambiente para que elas funcionem como um tapete verde e fresco. Outra opção é utilizar a maranta cinza como um detalhe em outros tipos de revestimentos, como carpetes ou azulejos. Tudo o que você precisa fazer é colocar uma planta no centro do revestimento para que ela funcione como um acabamento perfeito.

Enfeitar sua casa ou apartamento com a maranta cinza é realmente muito simples e fácil. Você só precisa usar a sua imaginação e deixar que a planta trabalhe para você. Então, experimente utilizar a maranta cinza da próxima vez que for decorar sua casa e veja como ela pode transformar qualquer ambiente.

Para Estudantes e Biológos

A plantamaranta cinza (Maranta arundinacea) é uma planta da família das marantáceas, nativa da Amazônia. É uma planta herbácea perene, que pode atingir até 2 metros de altura. As folhas são grandes, arredondadas e de coloração verde escura, com veios brancos ou cinzentos. As flores são pequenas e brancas, agrupadas em espigas. A fruta é uma baga vermelha ou amarela, com sementes pretas.

A plantamaranta cinza é uma das plantas medicinais mais utilizadas pelos povos indígenas da Amazônia. Ela é conhecida por suas propriedades medicinais, sendo utilizada no tratamento de diversos problemas de saúde, como anemia, diabetes, diarréia e malária. Além disso, a planta também é utilizada na fabricação de tecidos e na produção de tinturas e cosméticos.

A plantamaranta cinza é uma planta bastante resistente e pode ser cultivada em solos arenosos ou argilosos. É uma planta que se adapta bem às condições climáticas da Amazônia, mas também pode ser cultivada em outras regiões do Brasil. No entanto, a plantamaranta cinza precisa de muito calor e luminosidade para se desenvolver adequadamente.

A plantamaranta cinza é uma planta bastante versátil e pode ser utilizada de diversas formas. Ela pode ser consumida fresca ou seca, moída ou em pó. Também pode ser utilizada para fazer chás, decocções ou tinturas. Além disso, a plantamaranta cinza também é utilizada na fabricação de tecidos e na produção de cosméticos.

IMPORTANTE: O conteúdo deste artigo foi atualizado em 14-04-2023 pela equipe do GPA Brasil. O Artigo acima ou qualquer conteúdo do site tem função apenas informativa e deve ser utilizada sempre com atenção.

Deixe um comentário