20 Palmeiras Lindas para ter em casa com fotos e curiosidades

As palmeiras são plantas exuberantes, autênticas e oferecem uma variedade imensa de espécies para todos os gostos. Fizemos uma lista para te apresentar alguns exemplares aqui no GPA Brasil. Continue lendo para conferir.

Se você quer autenticidade na decoração com plantas, está no artigo certo.

Posso afirmar isso devido ao fato de as palmeiras serem terem estética diferente e ainda assim, oferecerem aconchego e frescor para qualquer ambiente que você escolher.

Além disso, combinam com qualquer tipo de decoração.

Nessa lista informativa e bem ilustrada você poderá escolher a melhor para sua casa, ambiente de trabalho ou para recomendar a um cliente.

Palmeira-leque

A palmeira leque tem folhas que parecem palmas, por isso o nome
A palmeira leque tem folhas que parecem palmas, por isso, o nome. Foto: Canva.

A palmeira-leque é considerada um vegetal de pequeno porte por não ultrapassar os 3 metros de altura, mas, como toda planta, pode ficar ainda menor se cultivada em vaso.

Apresenta diversas variações da espécie. Deverá ser regada de 2 as três vezes por semana, cultivada em solo com boa drenagem e mantida em locais bem iluminados e com boa ventilação.

Palmeira Veitcha

A palmeira veitchia deixará seu jardim muito mais atraente
A palmeira veitchia deixará seu jardim muito mais atraente. Foto: Canva.

A palmeira veitchia é nativa do Havaí, uma ilha localizada nas Filipinas. Vai bem em regiões de clima tropical, subtropical e temperado ameno, por isso, pode ser cultivada no Brasil.

Regue-a de 2 a 3 vezes na semana sem encharcar o solo e a mantenha em um substrato com boa drenagem em vaso com furos na parte inferior. Quanto ao ambiente, precisa receber luz solar de 4 a 6 horas diárias.

Palmeira areca

A palmeira areca é ideal para ambientes internos
A palmeira areca é ideal para ambientes internos. Foto: Canva.

A palmeira-areca pode é nativa da Ilha de Madagascar e pode ser facilmente confundida como coqueirinho devido à organização de suas folhas. Se desenvolve muito bem em regiões de clima tropical, subtropical e oceânico.

Nas estações mais quentes, regue 3 vezes por semana, no inverno e outono, diminua a frequência de regas. Mantenha-a em solo com substrato orgânico e em locais bem iluminados.

Palmeira-de-madagascar

A palmeira-de-madagascar é com certeza a mais curiosa espécie dessa vasta família de plantas, posso afirmar isso, pois, ela pode ser considerada uma suculenta, já que armazena água em seu caule arredondado.

Com espinhos no caule, deverá ter regas espaçadas de 1 a 2 vezes por semana. O melhor solo será o arenoso e bem solto. Essa é uma espécie que gosta muito de sol.

Palmeira-buri-de-praia

A palmeira buri é uma espécie brasileira encontrada próxima à praias
A palmeira buri é uma espécie brasileira encontrada próxima à praias. Foto: Canva.

A palmeira-buri-de-praia é também conhecida como caxandó, ariri, guiri, purumã, palmeira de areia, coco da praia, pissandó ou coquinho-vassoura e é uma espécie bem antiga da fauna brasileira.

Uma curiosidade sobre a planta é que ela costuma varrer com suas folhas a superfície da areia que recebe mais luz do sol para se manter fresca e faz isso com suas folhas longas.

Palmeira Metálica

A palmeira metálica é perfeita para aprtamentos
A palmeira metálica é perfeita para apartamentos. Foto: Cava

A palmeira metálica é perfeita para quem quer uma planta de pequeno porte para uma decoração mais delicada. Natural do México, se desenvolve bem em clima tropical, equatorial e tropical úmido.

Não deve ser mantida em sol pleno e sim receber de 2 a 4 horas de luz solar diárias. As regas deverão ser feitas, em média, 3 vezes por semana. Quanto ao solo, deve estar sempre úmido.

Palmeira Ráfia

Essa palmeira possui folhas finas e delicadas
Essa palmeira possui folhas finas e delicadas. Foto: Canva.

A palmeira ráfia, ráfis, jupati, palmeira-dama ou, rápis como também é conhecida, é nativa da China, muito procurada graças a sua resistência e a beleza que traz para a decoração.

As regas devem ser feitas, em média, duas vezes na semana para mantê-la bem hidratada. O solo deverá ser arenoso e bem solto. Essa é uma espécie que gosta de ambientes bem iluminados, mas, pode ser cultivada em meia sombra ou até mesmo em locais mais escuros da casa.

Palmeira Yucca

Tenha essa espécie em casa e seja original
Tenha essa espécie em casa e seja original. Foto: Canva.

A palmeira Yucca é excêntrica e chama atenção com seu caule retorcido e suas folhas pontudas na copa que mais parecem uma peruca de carnaval. Como um gênero da palmeira, pode apresentar diversas espécies nativas de regiões distintas.

O recomendado é que você molhe a planta de 1 a 2 vezes por semana e nunca encharque o solo. O substrato deverá ser composto com matéria orgânica e essa palmeira precisa de 4 a 6 horas diárias de sol.

Palmeira-rabo-de-peixe

A rabo-de-peixe apresenta folhas pequenas e delicadas
A rabo-de-peixe apresenta folhas pequenas e delicadas. Foto: Canva.

A palmeira-rabo-de-peixe possui uma estética original e digamos que delicada devido ao formato de suas folhas que ficam bem no topo dessa planta perfeita para ornamentação.

O ideal é que seja molhada de 2 a 3 vezes por semana e seja mantida em solo compacto que retenha um pouco de umidade. E precisa ser exposta ao sol por 2 a 4 horas diárias.

Palmeira Garrafa

Essa é uma das palmeiras com caule mais excêntrico
Essa é uma das palmeiras com caule mais excêntrico. Foto: Canva

A palmeira garrafa tem um caule com formato bem peculiar e até fofo por ser arredondado na base como se fosse uma garrafa colocada na mesa. Proporciona elegância e originalidade ao jardim ou ao cômodo.

A rega deverá ser feita de 2 a 3 vezes por semana e essa espécie deve ser mantida em solo arenoso e solto. O ambiente deverá ser bem iluminado e ventos muito fortes podem rasgar suas folhas.

Palmeira Vermelha

A palmeira vermelha nunca passará despercebida a sua casa
A palmeira vermelha nunca passará despercebida a sua casa. Foto: Canva.

A palmeira-vermelha, também conhecida como palmeira laca é uma espécie que jamais passará despercebida no seu jardim devido à cor chamativa e exótica dos caules.

Nativa de regiões como a Ásia, Tailândia, Oceania, entre outras, deverá ser regada de 2 a 3 vezes por semana e mantida em solo úmido. Deixe-a em um ambiente bem iluminado e com boa ventilação.

Palmeira Triangular

As palmeiras proporcionam frescor e beleza ao ambiente
As palmeiras proporcionam frescor e beleza ao ambiente. Foto: Canva.

A palmeira triangular recebeu esse nome devido a forma como suas folhas são organizadas. Lembram muito um triângulo!

Além de bonita, é resistente e contribui positivamente com a decoração e com o bem-estar de quem estiver próxima, graças ao frescor que suas filhas proporcionam ao balançar.

O ideal é que seja regada 3 vezes por semana sem que o solo encharque. Esse solo deverá ser bem solto e formado com areia lavada. Quanto ao ambiente, deve ser fresco e ensolarado.

Palmeira Azul

Nativa da Ilha de Madagascar, vai deixar seu jardim autêntico
Nativa da Ilha de Madagascar, vai deixar seu jardim autêntico. Foto: Canva.

A palmeira Azul é uma espécie da Ilha de Madagascar bastante exótica e belíssima, ideal para quem quer uma decoração autêntica e sofisticada com a organização do seu jardim.

Por ser original de clima quente e ensolarado, precisará ser molhada apenas 1 vez por semana ou sempre que o solo estiver seco. O solo deverá ser arenoso para boa drenagem e, o ambiente, é claro, com muita luz solar

Palmeira Fênix

Fica linda em vasos de gesso!
Fica linda em vasos de gesso! Foto: Canva.

A palmeira Fênix é original da Tailândia e do Vietnã e, também pode ser encontrada na África. Fica linda em vasos coloridos e traz frescor para o jardim, além de beleza.

Por ser nativa de regiões quentes, não precisa de muita água, regue de 2 a 3 vezes por semana. O solo de plantio deverá ser com boa drenagem e ambiente iluminado e fresco.

Palmeira-rabo-de-raposa

As folhas dessa palmeira parecem plumas
As folhas dessa palmeira parecem plumas. Foto: Canva

A palmeira-rabo-de-raposa é uma espécie exuberante que chama atenção onde é colocada graças as suas folhas pequenas e finas organizadas em cascatas com aspecto felpudo.

De cuidados simples e práticos, a rega deve ser feita de 2 a 3 vezes por semana, o solo deverá ser solto para que a água escorra com facilidade e o ambiente deverá ser bem iluminado.

Palmeira Cascata

Ideal para jardins externos e baixos
Ideal para jardins externos e baixos. Foto: Canva.

A palmeira cascata recebeu esse nome devido ao caimento das suas folhas. Original do México, é a planta perfeita para jardins externos próximos exibindo toda a sua beleza e estética exótica.

Se desenvolve muito bem em sol pleno ou em meia sombra, ou seja, de 2 a 6 horas de sol diárias ou, durante o dia todo. O solo deve ter boa drenagem e as regas devem ocorrer de 2 a 3 vezes por semana.

Palmeira Imperial

A palmeira imperial é muito comum em praias
A palmeira imperial é muito comum em praias. Foto: Canva.

A Palmeira Imperial, também conhecida como palmeira Real, é a mais comum em praias do Brasil por ser uma espécie sofisticada e elegante que embeleza qualquer ambiente onde é colocada.

Se você quer ter uma em casa, regue de 2 a 3 vezes por semana, coloque-a em solo arenoso e mantenha sua planta em um local bem iluminado e fresco para que ela se mantenha saudável.

Palmeira Washigtonia

Essa é uma espécie que ama sol e solo bem drenado
Essa é uma espécie que ama sol e solo bem drenado. Foto: Canva.

A Palmeira Washigtonia é nativa da América do Norte e América Central em países como o México. Costuma dar muitos frutos no verão e florescer na primavera.

Vai bem em regiões de clima tropical, equatorial, mediterrâneo e subtropical e deve ser regada 2 vezes por semana. O ambiente ideal é o sol pleno e o solo com areia grossa e saiba que essa é uma espécie que atrai pássaros.

Coqueirinho

O coqueirinho é perfeito para ser colocado em ambientes amplos
O coqueirinho é perfeito para ser colocado em ambientes amplos. Foto: Canva.

O coqueirinho faz parte da maior parte das casas brasileiras por ser uma planta bonita, com folhas finas e delicadas, além de ser muito fácil de cuidar se adaptando a diversos ambientes tanto internos quanto externos.

Essa é uma planta que deve ser regada de 2 a 3 vezes por semana ou sempre que o solo estiver seco. Mantenha-a em substrato com boa drenagem e em ambientes bem iluminados.

Palmeira Latânia

Essa espécie pode ser encontrada com folhas totalmente vermelhas
Essa espécie pode ser encontrada com folhas totalmente vermelhas. Foto: Canva.

A Palmeira Latânia é considerada uma espécie exótica por ter flores avermelhadas quando é nova e por existirem versões dessa planta com folhas totalmente vermelhas.

Assim como todas as outras espécies, pode ser plantada em vaso, mas, uma espécie exuberante assim, recomendo que fique no jardim como peça central.

O que você achou desse artigo? Qual a palmeira mais interessante da lista? Comente sua opinião e deixe sugestões para próximas listas ou artigos.

Porque ter palmeiras em casa?

Palmeiras são plantas ótimas para se ter em casa porque elas são fáceis de cuidar e ficam lindas em qualquer ambiente. Além disso, as palmeiras ajudam a purificar o ar e a manter a temperatura ambiente estável.

Se você está procurando uma planta que seja fácil de manter e que traga muita beleza para o seu lar, elas são uma ótima opção. Elas crescem rapidamente e não precisam de muito cuidado para ficarem bonitas.

As palmeiras também são ótimas para purificar o ar. Elas absorvem o dióxido de carbono e liberam oxigênio para o ambiente, melhorando a qualidade do ar que respiramos.

Além disso, as palmeiras ajudam a manter a temperatura ambiente estável. Elas regulam o clima do ambiente, mantendo-o fresco no verão e aquecido no inverno.

Algumas curiosidades:

  1. A palmeira é o símbolo do estado brasileiro da Bahia.
  2. A palmeira é uma das árvores mais altas do mundo, podendo chegar a uma altura de 30 metros.
  3. A palmeira é uma planta que pode viver por mais de 100 anos.
  4. A palmeira é uma planta que é muito utilizada na decoração de jardins e paisagens.
  5. A palmeira é uma planta que possui diversos tipos de frutos, como o coco, o açaí e o babaçu.

Foto em destaque: Canva.

IMPORTANTE: O conteúdo deste artigo foi atualizado em 22-06-2022 pela equipe do GPA Brasil. O Artigo acima ou qualquer conteúdo do site tem função apenas informativa e deve ser utilizada sempre com atenção.

Deixe um comentário