• Ordem: Alismatales
  • Família: Araceae
  • Gênero: Antthurium
  • Espécie: Anthurium andraeanum

O que é Antúrios?

Nesse artigo você vai conhecer o antúrio, uma planta muito bonita e cheia de significados. Nós do GPA Brasil vamos te conduzir em mais uma aventura pela flora e dessa vez originada em locais pertinho de nós brasileiros.

É uma espécie de planta tropical original da América do Sul e da América Central, quando germinadas no seu “habitat” pode crescer de forma epífit  (ou trepadeira), ou seja, crescem agarradas aos troncos  de árvores na floresta.

Além desses aspectos também é uma planta herbácea, portanto possui o caule mole e não produz madeira. E é perene, possui um ciclo de vida longo que dura mais de 2 anos.

É um vegetal bastante popular no Brasil, mas, a maioria das pessoas não conhece o nome. Possui coloração variada que pode ir de cores mais claras como o branco até cores mais escuras como o marrom e também pode apresentar cores mais vibrantes como o vermelho que é mais conhecida no nosso país.

As flores dessa planta são bem pequenas e ficam na parte que parece uma espiga e, na verdade, não são exatamente flores e sim uma parte da planta conhecida como inflorescência, que possui a função de polinizar e atrair insetos. O formato da “espiga” que fica no centro da folha chama a atenção de insetos e pássaros que pousam no antúrio e ao sair, consequentemente polinizam.

uma Flamingoplant vermelha
Agnes Monkelbaan, CC BY-SA 4.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0, via Wikimedia Commons

As folhas têm o formato que lembra muito o desenho de um coração e são chamadas bráctea. Esse formato influencia na visão romântica que algumas pessoas têm da planta. Essas folhas ainda Possuem um  formato  longo por isso são perfeitas para arranjos.

O antúrio é uma planta que geralmente apresenta porte pequeno, chega a medir 1 metro de altura. Mas existem espécies em tamanho gigante e também em tamanho mini, mas felizmente, independente do tamanho a forma de cuidar é sempre a mesma.

Apesar de parecer complexa por causa da aparência é uma planta muito fácil de cuidar e cultivar.

Onde posso cultivar?

Assim como todas as plantas de clima tropical, o antúrio é uma espécie que não demanda de luz direta do sol.

Isso é perfeito para quem mora em apartamento e tem medo da planta morrer por falta de luz solar.

Então, você que mora nesse tipo de espaço, pode apostar sem medo no antúrio para deixar sua sala ou quarto com um aspecto mais acolhedor e com mais vida.

Para quem mora em casa as opções variam ainda mais.

Como você verá nos tópicos a seguir, as cores ajudam muito na hora de escolher o local em que a planta vai ficar e a mensagem que quer passar para as pessoas que estiverem na área.

Essa espécie pode ser cultivada tanto no interior da casa, da mesma forma que as orquídeas.

Com uma única coloração ou um mix de cores. Então, use sua criatividade na  hora de decorar e nos conte depois como ficou.

Como cuidar?

Esse tópico é sempre um dos mais importantes sobre plantas já que para manter seu antúrio vivo e saudável é necessário saber como regar, que tipo de luz a planta gosta e como organizar o solo para plantio.

Além disso, quem cultiva plantas deve saber o que fazer diante de problemas como pragas e doenças e o que fazer para evitá-los. Continue lendo para saber mais sobre o tópico.

Regue duas a três vezes por dia

Como você já sabe, o antúrio é uma planta original de clima tropical, por isso, ama umidade.

Sobre a rega, você deve prestar bem atenção e se certificar de que o solo está úmido. Mas como saber isso? Usando o tato. Isso mesmo que você leu! Coloque o dedo na terra afundando aproximadamente uns 2 centímetros para saber se é necessário regar ou não.

O recomendado é que essa espécie de planta seja regada de duas a três vezes por semana, mas não exagere, gostar de umidade não quer dizer que esse vegetal gosta de ficar encharcado, na verdade, isso pode virar um problema, pois cria um ambiente super favorável para o surgimento de fungos e bactérias e pode apodrecer sua plantinha.

Como o antúrio não possui folhas aveludadas você pode borrifar água na planta. Siga essas dicas e com certeza o resultado vai ser maravilhoso!

O solo também deve ter boa drenagem, para que a água consiga escorrer bem e não encharque a terra e ao invés de ajudar, acabe virando uma situação problemática.

 Uma dica é comprar vasos com furinhos embaixo, se tiver o famoso pratinho embaixo, lembre de sempre esvaziar após a rega. Ou nem use. Se você esquecer de esvaziar, além de atrapalhar a parte da boa drenagem ainda pode virar um ambiente propício para que o mosquito-da-dengue deposite ovos.

Para melhorar ainda mais o sistema de drenagem do solo, dentro do vaso, antes de colocar a planta, coloque britas e cascalhos. Esses instrumentos podem ser colocados por cima da terra também. Além de possuírem utilidade ainda ajudam na ornamentação.

Uma simples ação pode trazer muitos desafios ou soluções.

Cuidado com a iluminação

Não é por ser de clima tropical que a planta se dá bem com sol. Tenha cuidado para não confundir as informações.

O antúrio gosta de iluminação e de climas quentes. Como já foi dito nesse artigo, pode ser classificada com uma planta trepadeira normalmente pega a luz de forma secundária embaixo da folhagem de árvores maiores.

Coloque-o em lugar iluminado, mas não em um local em que possa ser diretamente pego pela luz do sol, para evitar que queime a folhagem.

Ou, se tiver uma planta maio na sua casa, pode colocar embaixo.

Se você notar que as folhas estão ficando esverdeadas, não precisa se preocupar. É sinal de que a planta está tentando capitar a luz do ambiente. Essa coloração ocorre por causa da clorofila, substancia responsavel por coletar luz para que a planta consiga realizar a fotossíntese.

E atenção! Nunca coloque em ambiente com climatizado com ar condicionado!

quatro anturios com parede branca ao fundo

Solo rico em vitaminas e nutrientes

O solo deve estar rico em vitaminas e nutrientes e como você já leu no tópico Rega, também deve estar úmido.

Para deixar o solo apropriado para plantar o antúrio, compre compostos de adubo específicos para essa espécia, mas, você também pode comprar um composto universal, ou seja, que sirva para qualquer tipo de planta.

O adubo não precisa ser feito com tanta frequência, a troca deve ser feita a cada três meses. Não há necessidade de ser adubado no inverno e no outono.

Em períodos de temperaturas mais baixas, o antúrio fica em estado de dormência. É normal que demore mais para florecer nessas épocas do ano.

Nessa época você também pode aumentar o espaçamento entre as regas, já que o clima estará mais frio.

Pragas e doenças

Toda planta pode sofrer com doenças e pragas causadas por insetos. E cabe a quem cultiva, saber o que fazer diante de situações envolvendo esse tipo de problema. Nesse tópico vou te dar algumas informações e dicas para evitar que você perca sua planta.

As pragas mais comuns que podem aparecer nos antúrios são as pragas universais como pulgões, lesmas, ácaros, caracóis, lagartas e cochonilhas.

Cochonilhas são insetos que se alimenta da seiva das plantas e se aproveita da umidade local. Para se ter uma ideia melhor, esse tipo de praga é próximo das cigarras e dos pulgões.

Bom, fechando esse parêntese, não é muito difícil se livrar desses insetos e não precisa buscar em mercados ou locais especializados, uma misturinha caseira de água com detergente ou água com fumo pode resolver esse problema sendo pulverizada sobre as folhas.

Se você notar que as folhas estão amareladas é um sinal de que o antúrio está em um local com pouca iluminação ou está sendo regado demais. Troque a planta de ambiente para um espaço em que a iluminação seja melhor e/ou diminua a frequência das regas.

Outro sinal ao qual você deve prestar atenção é se as folhas estiverem secas e quebradiças, caso essa seja a situação, seu antúrio está precisando de água, aumente a frequência das regas.

Se as folhas estiverem marrons é sinal de que a planta está sendo atacada por fungos, pode as folhas infectadas e aplique um fungicida apropriado para plantas que pode ser comprado em lojas especializadas nesse ramo.

Outro aspecto que deve ser observado na aparência das folhas é o surgimento de manchas amareladas na parte de baixo. Isso é sinal da presença de cochonilhas.

Você também pode ler nosso artigo sobre como as Plantas se alimenta, para aprender mais.

Não plante várias mudas em um único vaso, além de causar uma bagunça visual, impede que você note as pragas que conseguem ficar mais escondidas.

Confira também este vídeo:

Como Plantar Antúrios?

Agora que você já sabe como cuidar do seu antúrio, caso compre um ou ganhe de presente, esse tópico é para o caso de você gostar tanto a ponto de querer plantar a partir de sementes ou mudas. Se ainda tiver dúvidas, continue lendo que vou te ensinar.

 O plantio através de mudas é super simples, basta retirar de 2 a 3 folhas saudáveis com cuidado para não danificar muito a raiz e depositar no local da sua escolha.

O plantio por sementes é mais complicado, não é fácil encontrar em lojas então você terá que colher por conta própria do antúrio que já tem na sua casa.

Essas sementes devem estar úmidas e fresquinhas então assim que colher é necessário que já sejam plantadas para evitar que elas ressequem. Esse vaso será temporário.

Após plantadas, cubra com à terra e regue, mas sempre com cuidado para não encharcar a terra que já deve estar adubada com substrato apropriado para essa espécie de planta.

O verão é sempre a melhor época para o plantio dos antúrios. Depois do plantio espere cerca de 20 a 30 dias para que a semente germine, mas não esqueça de manter o solo úmido.

Preste atenção ao surgimento das folhas e já pode replantar sua plantinha em um vaso ou canteiro definitivo.

O plantio por estaquia é simples como o plantio por mudas: esterilize a tesoura ou faca com álcool antes de fazer o corte das estacas. Isso evita infestação por fungos ou bactérias.

Após cortadas as estaquias, coloque em um vaso com água cobrindo apenas a parte inferior da planta.

Deixe em um local com boa iluminação indireta, ou seja, que não fique diretamente recebendo a luz do sol para evitar que resseque e você tenha que refazer todo o processo. Recomendo que as estaquias tenham de 10 a 15 centímetros cada uma.

Quando notar o surgimento de raízes, está pronto! Sua planta já está pronta para ser plantada em um vaso definitivo com terra adubada de forma correta. Então a partir de agora é só adotar os cuidados que você leu no tópico anterior.

Significado das cores

Eu particularmente amo flores com significados, pois ajuda muito na hora de presentear alguém ou até comprar para a nossa casa.

O antúrio possui significados diferentes que variam conforme a coloração. Logo abaixo vou te apresentar algumas cores e a definição de cada uma.

Geralmente, essa espécie de planta traz o significado de hospitalidade e bem-estar e devido à sua estética e aspecto exótico também representa bom gosto e luxo. Entretanto, algumas cores possuem um conceito mais específico.

  • Antúrio vermelho: significa confiança, fortuna e também traz boa iluminação ao ambiente onde for colocado.
  • Antúrio rosa: essa coloração é bem neutra, suave e delicada. Pode servir para ambientes em que você queira transmitir essa delicadeza como quartos de bebês, por exemplo.
  • Antúrio preto: ao contrário do rosa essa cor está longe de transmitir delicadeza. Por causa de sua presença forte diminui as opções de decoração a não ser que sua intenção seja escurecer e dar um tom mais triste e sombrio ao ambiente. Uma dica é misturar com outras cores para dar um contraste
  • Antúrio amarelo: essa tonalidade, por ser chamativa e não passar despercebida pode oferecer mais vida e beleza ao ambiente de sua preferência. Então se tem algum espaço apagado na sua casa, aposte no antúrio amarelo. Já que ilumina o ambiente com leveza.
  • Antúrio branco: por último e não menos importante, muito parecido com o copo de leite, essa cor oferece um tom de sobriedade e pureza. Por ser delicado, pode ser utilizado em ambientes internos da sua casa ou até em celebrações como casamentos e etc.

Como você que leu até aqui já deve saber, o antúrio oferece muito mais variedades de cores além dessas que citei aqui e você pode explorar e abusar no mix de cores para decoração.

Isso depende da finalidade que você deseja alcançar, se mais marcante, aposte em cores mais fortes. Se mais delicado, aposte em cores mais neutras. Ou você pode misturar as tonalidades e ainda assim terá um ótimo resultado.

O antúrio é tóxico?

Apesar de ser uma planta e com muito charme, o antúrio pode ser sim venenoso se ingerido.

Mesmo sendo conhecido por sua utilidade no tratamento de doenças de pele e doenças reumáticas, contém uma substância chamada oxalato de cálcio que pode ser muito prejudicial à saúde.

Entre os sintomas da intoxicação podem aparecer vômitos, lesões na boca, faringe e laringe, inchaços, dores fortes ao engolir e sensação de asfixia!

Se você tiver um antúrio em casa e notar algum desses sintomas corra urgentemente a um hospital para poder ser medicada (o) corretamente por um profissional especializado.

O cuidado deve ser redobrado se você tiver crianças ou animais em casa. Então, tente manter em lugares protegidos desses indivíduos se estiverem no solo ou mantenha em lugares altos.

Quem tem animaizinhos, principalmente cachorros, sabe que eles amam cavar e/ou destruir plantas por isso corre muito o risco de acabarem ingerindo pedaços do Antúrios.

Se notar qualquer sintoma da intoxicação em animais se dirija de imediato a uma clinica veterinária.

Você já conhecia o antúrio? Já sabia que pode ser tóxico?  Nos conte como ficou sua decoração nos comentários.

IMPORTANTE: O conteúdo deste artigo foi atualizado em 29-09-2021 pela equipe do GPA Brasil. O Artigo acima ou qualquer conteúdo do site tem função apenas informativa e deve ser utilizada sempre com atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *