5 dicas para cuidar da planta dólar

O dólar é uma planta muito popular, e não é à toa. Além de ser uma planta bonita, ela também é muito fácil de cuidar! Aqui estão 5 dicas para cuidar da sua planta dólar:

1. Regue a planta regularmente. O ideal é regar a planta uma vez por semana, ou quando o solo estiver seco.

2. Coloque a planta em um local com bastante luz. O dólar precisa de bastante luz para crescer bem, então coloque-o perto da janela ou em um local ensolarado.

3. Não deixe a planta no sol direto por muito tempo. Apesar de precisar de bastante luz, o dólar não aguenta ficar no sol direto por muitas horas, então é importante que você mantenha a planta sob sombra durante o meio-dia.

4. Pode fertilizar a planta a cada 2 meses. Para isso, basta usar um fertilizante orgânico ou comestível, que você pode comprar em qualquer loja de jardinagem.

5. Se a planta ficar doente, trate-a imediatamente. Assim como nós, as plantas também podem ficar doentes e precisam de cuidados especiais nestes casos. Procure um especialista em jardinagem para te orientar sobre o que fazer.

Nome científico Nomes populares Família Origem Euphorbia pulcherrima Dólar, Flor-de-natal, Poinsétia Euphorbiaceae América Central



5 dicas para cuidar da planta dólar

Como plantar uma planta dólar

Para plantar uma planta dólar, você precisará de:
– 1 vaso de plástico ou cerâmica (12 a 20 cm de diâmetro);
– 1 garrafa de água mineral;
– 1 colher (sopa) de adubo orgânico;
– 1 saco de terra vegetal.

Modo de preparo:
– Encha o vaso com 2/3 de água e adicione o adubo, misturando bem;
– Coloque a terra no vaso, fazendo um buraco no meio;
– Regue a planta com a água restante.

As características da planta dólar

A planta dólar (Crassula ovata) é uma espécie da família das Crassuláceas, nativa da África do Sul. É uma planta perene, herbácea, rústica e suculenta, que pode atingir até 2 metros de altura. Possui folhas carnudas, opulentas, arredondadas e verde escuras, que ficam mais intensas em períodos de maior insolação. As flores são brancas, aglomeradas em cachos e aparecem na primavera e no verão. A planta dólar é uma ótima opção para quem quer decorar ambientes internos, pois é uma planta que se adapta facilmente às condições ambientais domésticas.

Os cuidados com a planta dólar

A planta dólar é uma planta bastante resistente e fácil de cultivar, mas para que ela cresça saudável é importante seguir algumas dicas de cuidados:
– A planta dólar prefere ambientes arejados e iluminados, mas não gosta de sol direto, por isso é ideal cultivá-la perto de janelas;
– A terra da planta dólar deve ser sempre bem mantida úmida, mas não encharcada. O ideal é regar a planta 1 vez por semana;
– Para manter a umidade da terra, você pode colocar pedras ou argila expandida no fundo do vaso;
– A planta dólar não precisa de muito adubação, basta adicionar 1 colher (sopa) de adubo orgânico na água de regar uma vez por mês;
– Se a planta estiver com as folhas amareladas ou quebradiças, é sinal de que está recebendo excesso de luz ou água. Nesse caso, é importante reduzir a frequência de rega e/ou a quantidade de luz.



5 dicas para cuidar da planta dólar

4 Passos para o replantio perfeito da sua planta de dólar

Você adora a sua planta de dólar, mas ela está ficando um pouco grandinha para o seu vaso. É hora de fazer o replantio! Siga os passos abaixo para transplantar a sua planta com sucesso.

1. Escolha um vaso um pouco maior

O primeiro passo é escolher um vaso um pouco maior que o atual. Isso vai dar à sua planta de dólar um espaço extra para crescer e se desenvolver.

2. Coloque uma camada de drenagem no fundo do vaso

Para garantir que a água não fique acumulada no fundo do vaso, coloque uma camada de pedras ou argila expandida no fundo antes de adicionar a terra.

3. Adicione a terra e a planta

Encha o vaso com uma mistura de solo orgânico e areia grossa, e depois coloque cuidadosamente a planta novas raízes para baixo. Cubra as raízes com mais terra e pressione levemente para compactar.

4. Regue a planta

Por último, regue a planta com abundância para que elas possam se adaptar às novas condições. Depois disso, você pode voltar a regá-la normalmente.

Com esses quatro passos simples, você poderá replantar sucessfully sua planta de dólar e continuar a desfrutar dela por muitos anos!

Dúvida dos Leitores

1. O que eu preciso para cuidar de uma planta dólar?

Você precisará de um vaso, terra, uma garrafa com água e sol. Isso é tudo!

2. Como faço para plantar uma planta dólar?

Basta colocar a planta no vaso com a terra, regar e deixar ao sol.

3. Quanto tempo leva para uma planta dólar crescer?

Uma planta dólar pode crescer muito rápido, em poucos dias você já verá mudanças!

4. A planta dólar precisa de muitos cuidados?

Não, a planta dólar é bem resistente e não precisa de muitos cuidados. Basta regar e deixar ao sol.



5 dicas para cuidar da planta dólar

Como decorar sua casa com a planta dólar

Você pode estar se perguntando: por que eu deveria usar a planta dólar para decorar minha casa? Bem, deixe-me contar-lhe os motivos. A primeira razão é que elas são lindas! Elas têm uma cor verde brilhante e podem crescer até três metros de altura. Além disso, elas vão prosperar em quase qualquer lugar da sua casa, desde que você as mantenha hidratadas.

A segunda razão é que elas são baratas! Você pode encontrá-las em qualquer loja de jardinagem ou mesmo em alguns supermercados. E, uma vez que você as compra, não precisará comprar mais nada para mantê-las vivas e saudáveis.

Por último, mas não menos importante, as plantas dólar são muito fáceis de cuidar. Você não precisa fazer muito para mantê-las bonitas e limpas. Uma vez por semana, basta molhar as folhas e raízes com um pouco d’água e elas estarão prontas para continuar adicionando beleza à sua casa.



5 dicas para cuidar da planta dólar

Para Estudantes do ENEM e Biológos

A planta dólar (Eucalyptus globulus), também conhecida como eucalipto-rosa, é uma árvore da família Myrtaceae, nativa da Austrália. É a espécie de eucalipto mais cultivada no mundo, representando cerca de 35% das plantações de eucaliptos. Nos últimos anos, o uso do eucalipto tem se expandido para fins industriais, como celulose, papel e carvão vegetal.

Devido à sua ampla adaptabilidade a diferentes tipos de solo e clima, o eucalipto pode ser encontrado em quase todos os continentes. No Brasil, é uma das espécies arbóreas mais plantadas, sendo utilizada principalmente para produção de celulose. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil possui cerca de 4 milhões de hectares destinados às plantações de eucaliptos.

A madeira do eucalipto é considerada uma das melhores para a produção de celulose, devido à sua alta densidade. Além disso, a madeira da planta também é utilizada na construção civil, carpintaria e fabricação de móveis. Outro produto derivado do eucalipto é o carvão vegetal, que tem se mostrado um importante combustível alternativo aos combustíveis fósseis.

Nos últimos anos, o cultivo do eucalipto tem sido alvo de críticas por parte de ambientalistas. Isso se deve ao fato da planta ser extremamente exigente em relação à água, o que pode causar problemas em regiões com escassez hídrica. Além disso, o cultivo intensivo da planta também pode levar à erosão do solo.

IMPORTANTE: O conteúdo deste artigo foi atualizado em 14-04-2023 pela equipe do GPA Brasil. O Artigo acima ou qualquer conteúdo do site tem função apenas informativa e deve ser utilizada sempre com atenção.

Deixe um comentário