Guia completo de como cuidar da planta gerânio.

O artigo que você vai ler a seguir apresenta informações sobre uma planta chamada gerânio, nós do GPA Brasil vamos te apresentar características e curiosidades dessa planta.

Também conhecida como gerânio-ferradura é uma planta terrestre e possui diversas finalidades.

Seu cultivo é mais comum no sudeste e sul do Brasil, regiões que possuem clima mais ameno.

O que é gerânio?

Essa planta que vou apresentar para vocês é cheia de finalidades. Serve para decoração, alimentação e também é uma planta medicinal.

Não é o máximo? Uma planta tão completa e que podemos cultivar no nosso país.

O gerânio é uma planta original da África do Sul. Não é surpresa uma espécie com tantos significados vir de um continente com uma cultura tão diversificada e de ancestralidade tão marcante.

Faz parte das plantas angiospermas, portanto, é uma planta de estrutura completa, com raiz, caule, folha, flor e fruto.

Nome:Gerânio
ordem:Geraniales
Gênero:Geranium
Família:Geraniaceae
Originada:África do sul.
gerânio rosa
Foto de Dominicus Johannes Bergsma, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Pertence à ordem geraniales e faz parte do gênero Geranium e da família geraniaceae e essa planta pode ser quase toda aproveitada já que dá para usar o talo, as folhas e as flores.

Existem aproximadamente 300 espécies de gerânio e quase todas são originadas em climas tropicais, ou seja, o Brasil é um dos lugares perfeito para cultivar uma planta como essa.

Uma de suas características marcantes são as cores das diferentes espécies. Cores vibrantes e chamativas. Além disso, algumas espécies possuem o formato de buquê ou arbustos, muito delicada e fofa não é mesmo?

O seu tamanho fica em média entre 50 e 90 centímetros. Não é muito grande para uma planta mas, é muito alta para um tipo de arbusto.

Como cuidar do seu gerânio

Uma planta tão bonita e com tantas utilidades gera bastante interesse em relação ao seu cultivo e isso ocorre por diversos motivos e interesses.

Mas para você conseguir aproveitar bem essa planta é necessário saber o que fazer para ela crescer bem e saudável o ano todo.

Essa espécie de planta não se dá muito bem em temperaturas extremas, mesmo aguentando altas temperaturas seu cuidado deve ser redobrado em épocas de muito calor ou muita umidade.

Mesmo não interagindo como animais, as plantas precisam de cuidados para que continuem saudáveis.

Luz

Devido ao continente de origem, os gerânios, assim como as orquídeas, gostam muito de luz solar. Então você pode colocar no seu jardim, na janela ou na varanda.

Apesar de amar a vitamina D que o sol fornece é importante não confundir isso com muito calor. As folhas podem ressecar e sua planta pode morrer.

Em ambientes com boa iluminação, pode florescer durante todo o ano.

Se as folhas estiverem muito distantes umas das outras e os ramos forem muito longos pode ser sinal de que a iluminação não está sendo suficiente. Mude sua planta para um local mais iluminado.

Se as folhas e o caule estiverem com a coloração avermelhada mude a planta para um local mais quente. Essa cor pode indicar queda na temperatura.

Geranium wallichianum
Foto por Dominicus Johannes Bergsma, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Água

A principal estação do ano em que essa planta floresce é o verão, portanto precisa ser bem regada principalmente nessa época do ano.

Ainda que precise de muita água, tenha cuidado para que não fiquem muito encharcadas.

Recomendo que você compre potes que garantam boa drenagem, ou seja, aqueles vasos que tenham furinhos no fundo para que a água escoe bem. 

É importante que não coloque grandes quantidades de água por vez, mas que espere a terra secar para que possa regar novamente.

O recomendado é que a planta seja regada em média três vezes por semana

Outro perigo de manter a terra encharcada é que você pode estar criando um ótimo ambiente para o surgimento de fungos e bactérias que podem matar sua planta.

É comum vermos os amantes de plantas pulverizar ou salpicar água na planta para amenizar o calor sem encharcar a terra.

Geranium pratense
Foto de Alexandr frolov, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

No gerânio isso não é necessário, na verdade, é prejudicial para a planta. Porquê?

Além de preferir ambiente seco, as folhas dessa espécie são aveludadas. Então se for regada diretamente nas folhas pode “queimar” e estragar a planta.

Se você notar que as folhas estão mais baixas com manchas amareladas ou marrons é sinal de que sua plantinha está precisando de água e que a terra está muito seca.

Molhe bem sua planta e mantenha em local bem ventilado.

Caso precise limpar a poeira prefira usar um pano macio e seco.

Poda

A poda não é muito complicada com essa planta, você precisa estar atento ao aparecimento de folhas amareladas.

O ideal é que, com cuidado, a folhas amareladas sejam cortadas no ponto de união com o talo, evitando machucar a planta.

Adubo

Existem adubos específicos para esse tipo de espécie, então você pode comprar em lojas especializadas em fertilizantes para plantas e pedir todas a informações sobre como aplicar de forma correta para que sua planta continue saudável.

Antes de ir em uma loja, quero te adiantar algumas informações sobre adubo da sua plantinha.

O recomendado é que o vaso seja preparado com uma parte de terra e outra de adubo que pode ser esterco ou húmus de minhoca, mas nunca juntos. Você deverá decidir por um ou outro.

Geralmente esse adubo deve ser trocado em torno de 45 dias depois da aplicação.

Se você notar que a planta está com muitas folhas e poucas flores pode ser um sinal de que esteja muito adubado.

conjunto de Geranium em um jardim
Foto de Alvesgaspar, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Como lidar com doenças e pragas

Os gerânios são plantas muito sensíveis e que podem sofrer com doenças e pragas.

Quem gosta da área de cultivo de plantas deve estar atento aos sinais da planta para identificar o problema e saber como agir e entender que em alguns casos não dá para salvar a planta.

Se você notar que as plantas estão com o caule torto e os brotos estiverem crescendo bem próximos ao chão indica que provavelmente é uma infestação provocada por bactérias.

Se a base do caule estiver escura indica alguma doença ligada a fungos. Isso acontece quando a terra está molhada demais ou temperaturas mais frias.

Se a planta estiver com manchas arredondadas com coloração amarelo e com as folhas torcidas é sinal de um ataque por vírus.

Os três casos acima são exemplos de situações que infelizmente não há cura. Então não faça mudas com a planta infectada ao invés disso, você deve destruir.

Se insetos brancos sobrevoarem a sua planta recomendo que use olho de nem ou algum outro inseticida de sua preferência.

O olho de nem (ou nim) é uma planta natural da Índia bastante resistente à seca.

Seu óleo é um repelente natural encontrados nas folhas, cascas e sementes.

Utilidades do gerânio

Como você já viu durante a leitura, o gerânio pode ter muitos destinos dentro da sua casa.

Entre essas utilidades podemos destacar alimentação, autocuidado, decoração e caso queira usar para presentear alguém, a dica é que você fique atento (a) aos significados das cores.

Continue lendo para ver mais detalhes sobre as utilidades do gerânio.

Decoração

Em primeiríssimo lugar, a utilidade mais óbvia depois de todas as características citadas nesse artigo: a decoração.

Claro que esse item não poderia ficar de fora da nossa lista já que os gerânios são belos e seu formato de arbusto pode dar um toque especial na decoração das casas.

Você pode utilizar essa espécie de plantas para deixar seu jardim ainda mais bonito e aconchegante ou para embelezar cômodos do interior da casa.

Mas não esqueça que essa plantinha precisa de muita luz e água. Se precisar, volte ao tópico como cuidar do seu gerânio para relembrar o que deve fazer para mantê-lo saudável.

Uma dica é misturar as cores para dar um efeito mais alegre e convidativo.

Alimentação

Com o avanço do conhecimento sobre a estrutura das plantas, foi descoberto que a utilidade delas não para no fruto.

Muitas espécies da nossa flora nos permite usar suas folhas e caule para chás e geleias.

Com o gerânio não é diferente é muito comum, principalmente em Portugal a produção de geleia com suas pétalas.

Essa geleia unida a pães, biscoitos e bolos pode ser consumida e utilizada para diferenciar no seu lanche, café da manhã ou café da noite.

Se preferir, e até por ser mais fácil, você também pode fazer chá que além de saboroso ajuda seu corpo com algumas questões. E o passo a passo é simples:

Coloque as folhas em água fervente, aguarde alguns minutos, despeje onde você desejar, espere esfriar e já está pronto para consumo.

Entre os benefícios do chá podemos citar o efeito relaxante, ajuda a reduzi inflamação, contém antibacterianos, melhora a digestão, equilibra a pressão arterial e combate o envelhecimento precoce.

Geranium wallichianum
Foto de Dominicus Johannes Bergsma, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Autocuidado

Como assim autocuidado? O gerânio pode utilizado nessa área da nossa vida. Ele é matéria-prima de óleos e essências.

Esse tópico é para quem acredita no poder de cura das plantas e vê esse ser com algo além de uma peça decorativa.

A propaganda desses óleos diz que equilibra a energia do ambiente, ajuda no tratamento da depressão, diminui os efeitos da TPM e da menopausa.

E para quem procura produtos que reduzam os efeitos do envelhecimento na pele tenho uma boa notícia: reduz a oleosidade na pele e recupera o aspecto juvenil.

 Caso queira elevar o nível do relaxamento o óleo também pode ser utilizado em massagens. Quem não ama uma massagem?

Como presentear com gerânio

Como você já leu lá na parte de cima do texto, o gerânio tem origem na África. Mas também existem dados de origem na Austrália.

Essa planta carrega um significado muito forte de harmonia e carinho. E as cores mais vivas possuem significados de romantismo e sensualidade.

Nesse tópico vou te apresentar os significados específicos de algumas cores para que você possa escolher bem na hora de presentear.

  • Vermelho: A escolha dessa cor significa empatia e consolo, ou seja, é ideal para presentear alguém que está passando por um momento difícil e significa que você sente muito pela situação.
  • Rosa: essa cor significa preferência, amor e carinho. A dica é que você presenteie alguém que você considere muito ou pode ser colocado no seu ambiente favorito, seja no trabalho em na sua casa, mas lembre-se de que essa planta precisa de boa iluminação e prefere ambientes secos.
  • Cores escuras: apesar de não pensar que vá surpreender você que está lendo até aqui, essas cores significam tristeza. Normalmente são utilizadas para ornamentar espaços associados a velórios.

Agora que você tem essas dicas, aproveite para escolher bem seu presente para amigos, familiares, conhecidos ou para você. Consulte o florista na  compra sua planta.

E outra informação importante é que o gerânio atua como repelente natural. É ótimo para afastar moscas e mosquitos.

O gerânio pode ser tóxico?

Uma planta que parece tão maravilhosa pode ter um lado ruim ou algum malefício?

A resposta para essa pergunta é sim. Mas como uma geleia pode ser feita de uma planta que pode ser tóxica?

Bom, o gerânio é tóxico para cães e gatos, portanto deve ser evitada por pessoas que possuem animais de estimação.

Segundo a ASPCA(American Society for the Prevention of Cruelty to Animals), Sociedade Americana de prevenção a crueldade contra animais, o gerânio contém uma substância conhecida como geraniol.

Essa substância pode gerar depressão, anorexia, vômitos e doenças de pele principalmente em cães.

Então você que cria animais fique atento às características dessa planta caso receba de presente.

Você pode ver também outros animais curiosos que são perigosos.

Curiosidades históricas sobre a planta.

Os benefícios dessa planta são conhecidos desde muitos anos atrás ao longo da história da humanidade.

Para finalizar nossa conversa, trago aqui três curiosidades baseadas em estudos sobre personalidades históricas e a utilização do gerânio.

  1. Plínio, o velho recomendava gotas de gerânio para aumentar a imunidade.
  2. Pitágoras recomendava aos seus alunos acreditando que aumentava a jovialidade e a paixão.
  3. Horácio, poeta romano, acreditava que o consumo de gerânio aumentava o aprendizado e a concentração.

E então, gostou do nosso artigo? Você tinha noção que o gerânio poderia ser uma planta tão magnífica? Converse conosco nos comentários.

Imagem do post: Dominicus Johannes Bergsma, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Deixe um comentário