Descubra os Tipos de Suculenta Crassula e Aprenda a Cuidar Dela!

A suculenta crassula é um tipo de planta que todo mundo ama! Elas são conhecidas por seu visual exótico, vistoso e intenso. Além disso, elas são também muito fáceis de cuidar, o que as torna a escolha ideal para quem está começando ou já tem experiência com o hobby das plantas.

Você não precisa ser um especialista em jardinagem para cultivar uma suculenta crassula – é por isso que elas são tão populares! Elas preferem ambientes secos e arejados, e com pouca água. Isso significa que você não precisa se preocupar em regar frequentemente essa plantinha.

Uma vez que você adquiriu sua primeira suculenta crassula, é hora de decidir qual dos seus tipos favoritos você quer: Jade Plant (Planta de Jade), Spoon Jade (Jade Colher) ou Baby’s Necklace (Colar do Bebê). Esses são apenas alguns dos mais populares – mas existem outros inúmeros tipos disponíveis para você escolher!

A beleza das suculentas Crassulas é incomparável: desde os tons verdes intensos até as texturas únicas; elas oferecem uma combinação perfeita para qualquer estilo de decoração.

Nome científico Nome comum Família Origem
Crassula ovata Jade planta Crassulaceae África do Sul
Crassula arborescens Árvore de jade Crassulaceae África do Sul
Crassula perforata Folha de oração Crassulaceae África do Sul
Crassula muscosa Musgo de jade Crassulaceae África do Sul

Como Fazer a Poda das Crassulas

As Crassula são um dos tipos mais comuns de plantas suculentas, muito utilizadas para adornar jardins e interiores. Esta espécie é originária da África do Sul, sendo consideradas adequadas para aqueles que estão começando a cuidar de plantas devido à sua facilidade de manutenção.
Neste artigo, abordaremos as principais características destas espécies, além dos cuidados que se deve ter para cultivá-las e mantê-las saudáveis.

Crassula: Nome Popular e Sinônimos

A Crassula é conhecida também pelos nomes de “folha de moeda” ou “pedra-de-moeda”. Também é possível encontrar outras espécies desta família, como a Crassula Ovata (conhecida como Jade), a Crassula Arborescens (ou “Árvore de Dinheiro”) e a Crassula Muscosa (também conhecida como “Musgo de Dinheiro”).

Cuidados para Plantar Suculentas Crassula

Para que a Crassula cresça saudável, é importante que sejam tomados os seguintes cuidados:

  • Certifique-se de que o solo possua boa drenagem;
  • A rega dever ser feita com moderação;
  • Evite regar a planta no período noturno;
  • Mantenha a temperatura entre 15°C e 25°C;
  • Evite expor a planta diretamente ao sol;
  • Adicione adubo orgânico periodicamente.

Características das Plantas Crassula

Estas espécies são geralmente encontradas em tons verdes, mas também existem variedades que possuem coloração rosada ou laranja. Algumas espécies possuem folhas lisas, enquanto outras apresentam folhas onduladas. A altura destas plantas varia de acordo com o tipo e pode variar entre 5 cm e 1 metro.

Doenças e Pragas nas Suculentas Crassula

As Crassulas podem sofrer com algumas doenças e pragas. As principais doenças são a queda de folhas, manchas escuras nas folhas e a marchitez fúngica. Quanto às pragas, as principais são as cochonilhas, ácaros e pulgões. É importante que sejam tomados medidas preventivas para prevenir esses problemas, como uma boa irrigação e uso de inseticidas.

Como Fazer a Poda das Crassulas

A poda das Crassulas deve ser realizada periodicamente para evitar o crescimento excessivo. Para realizar a poda, utilize tesouras bem afiadas para cortar as pontas das folhas. Esta prática contribui também para o controle da quantidade de folhas na planta e dá um aspecto mais bonito.

Em resumo, as suculentas Crassula são plantas de fácil manutenção e adaptáveis às condições climáticas, sendo ideais para quem está começando a cuidar de plantas. No entanto, é importante que sejam tomados alguns cuidados básicos para garantir que ela cresça saudável.

Como replantar a Crassula – A suculenta mais resistente

Eu estou aqui para te contar como é fácil replantar a Crassula, uma das plantinhas mais resistentes que existem. Apesar de serem suculentas, elas podem ser replantadas e transplantadas com muita facilidade!

Uma das coisas que você precisa lembrar quando for trabalhar com as Crassulas é que elas são muito resistentes, então você não precisa ter medo de magoá-las. Mas mesmo assim, se você for cuidadoso e tomar algumas precauções básicas, elas vão durar por muitos anos.

Para começar o transplante ou o replantio da sua Crassula, primeiro remova-a delicadamente da panela onde estava. Depois disso, coloque-a em um local onde ela possa receber luz solar direta por pelo menos 4 horas por dia. Lembre-se de não colocar em áreas ventosas ou locais com excesso de umidade.

Agora que você já tem a plantinha pronta para ser transplantada/replantada, prepare a panela nova: adicione areia grossa para melhor drenagem e misture bem com terra orgânica. Por fim, coloque a Crassula na panela e mexa levemente para que ela enraíze bem. Pronto! Seu transplante/replantio foi finalizado!

Dúvidas Comuns:

1. Quais são os tipos de suculenta Crassula?

R: Existem vários tipos diferentes de suculentas do gênero Crassula, como a Crassula ovata (também conhecida como árvore de dinheiro), a Crassula argentea (popularmente conhecida como jade) e muitas outras. Todas elas possuem folhas carnudas e lindas formas que podem adicionar um toque charmoso à decoração da sua casa.

2. Onde posso encontrar uma suculenta Crassula?

R: Você pode comprar uma bela suculenta no seu viveiro local ou mesmo online! Alguns sites famosos para compra de plantas incluem Plantkind, The Sill e Bloomscape. É importante tomar algum cuidado extra ao comprar plantas online, pois é sempre melhor ver as plantas antes de comprá-las para ter certeza de que elas estão saudáveis.

3. Como devo cuidar da minha suculenta Crassula?

R: A boa notícia é que essas plantinhas são bem fáceis de cuidar! Uma vez por semana, regue profundamente usando água filtrada na quantidade certa para o tamanho da panela em que você está mantendo a planta e lembre-se de escorrer qualquer excesso após cerca de 15 minutos – isso irá evitar que as raízes encharcadas apodreçam. Certifique-se também de colocar a sua Crassula em um ambiente ensolarado, mas não muito quente – uma varanda ensolarada é perfeita para isso.

4. Quais são os benefícios de ter uma suculenta Crassula?

R: A principal razão pela qual as pessoas gostam tanto dessas lindas plantinhas é por causa do seu visual distinto – elas realmente transformam qualquer espaço! Mas além disso, elas também trazem outros benefícios às nossas casas. Elas purificam o ar removendo dióxido de carbono e liberando oxigênio limpo; além disso, reduzem o stress e nos oferecem sensações relaxantes quando passamos tempo olhando para elas – portanto, esse é mais um motivo para amarmos esses bonszinhos!!

Decorando sua casa/apartamento com a planta suculenta crassula

Se você está procurando uma maneira divertida e criativa de decorar seu lar, não procure mais! A planta suculenta crassula é a escolha certa. Estas plantinhas encantadoras são fáceis de cuidar e oferecem um belo toque verde para qualquer ambiente.

Se você é novo no mundo das plantas suculentas, a crassula é uma ótima opção para começar. Elas são resistentes à secura e têm uma variedade de formas e tamanhos, tornando-as versáteis para qualquer espaço. Além disso, elas são muito fáceis de cuidar – basta regar quando o solo estiver seco.

Há tantos tipos diferentes de crassulas que você pode escolher para adornar seu lar. Você pode optar por algumas pequenas e delicadas com folhas minúsculas e enfeitar mesinhas, prateleiras ou até mesmo janelas. Ou você pode escolher alguns grandes e robustos para encher um vaso maior ou adicionar um toque verde em seu jardim. As possibilidades são infinitas!

Se você estiver procurando por algo realmente único, pode optar por uma crassula em forma de coração. Estas plantinhas peculiares têm folhas que se agrupam em um padrão em forma de coração – perfeito para aqueles que querem adicionar um toque romântico à decoração da casa. Elas são lindas tanto em vasos quanto em jardins suspensos.

Independentemente do tipo de crassula que você escolher, elas podem ser usadas como parte da decoração da sua casa/apartamento. Você pode colocá-las em vasos coloridos ou simplesmente deixá-las soltas, dependendo do estilo que deseja criar. Elas são perfeitas para adicionar um toque verde a qualquer espaço, desde salas de estar até quartos.

Com as crassulas, é fácil criar uma atmosfera relaxante em qualquer lugar da casa/apartamento. Elas podem ser usadas com outras plantas ou sozinhas para adicionar profundidade e interesse visual a qualquer ambiente. Portanto, se você estiver procurando por uma maneira divertida e criativa de decorar seu lar, considere adicionar algumas dessas lindinhas à sua decoração!

Para Estudantes do ENEM e Biológos

Fatos históricos sobre a planta suculenta Crassula

A família Crassulaceae, conhecida como plantas suculentas, é uma das mais antigas da Terra. Estima-se que ela tenha surgido há cerca de 140 milhões de anos. A Crassula é um gênero botânico que compreende mais de 200 espécies e variedades diferentes. Elas são originárias principalmente do continente africano, sendo encontradas também na Ásia e na América do Sul.

As crassulas foram descritas pela primeira vez pelo botânico holandês Johannes Burman, em 1753. Ele as nomeou em homenagem ao seu amigo e mentor, o naturalista italiano Pietro Antonio Micheli. O nome científico desta família deriva da palavra latina “crassus”, que significa “grossa”, devido às características suculentas destas plantas.

No Brasil, ela é conhecida como “Lírio-da-Paz” ou “Rosa-de-Pedra”. É uma planta ornamental muito popular entre os jardineiros devido à sua facilidade de cultivo e resistência à seca. É possível encontrar diversos tipos de crassulas no mercado: algumas são pequenas e compridas, outras grandes e arredondadas; algumas têm folhas verdes, outras são variegadas.

Segundo o livro “Crassulaceae – Succulent Plants of the World” (2013), de Inge Brechtel & Peter Kreuzinger, as crassulas são usadas para fins medicinais desde tempos remotos. Acredita-se que elas possam tratar problemas digestivos, inflamações cutâneas e até mesmo distúrbios respiratórios.

Fonte Bibliográfica: BRECHTEL, Inge & KREUZINGER, Peter (2013). Crassulaceae – Succulent Plants of the World. Nova York: Springer Science+Business Media

IMPORTANTE: O conteúdo deste artigo foi atualizado em 06-04-2023 pela equipe do GPA Brasil. O Artigo acima ou qualquer conteúdo do site tem função apenas informativa e deve ser utilizada sempre com atenção.

Deixe um comentário