As suculentas já são plantas exóticas por natureza. Mas existem aquelas que fogem do comum, que apresentam cores variadas, formas excêntricas e flores únicas. E o melhor é que muitas dessas incríveis plantas podem ser cultivadas em casa. 

Na lista de hoje, trouxemos algumas das suculentas mais raras e exóticas do mundo. Além disso, muitas delas podem ser plantadas no seu apartamento.

As suculentas consistem em plantas carnudas que armazenam água em suas folhas, caules ou flores. Devido a essa característica, elas resistem longos tempos na seca.

E por conta disso, é uma escolha perfeita para pessoas que buscam por uma planta para decorar a casa e trazer vida, mas têm pouco tempo para cuidar.

Echeveria

Echeveriaelegans
Diego Delso, CC BY-SA 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0, via Wikimedia Commons

Se você busca uma suculenta de pequeno porte para decorar escritórios, salas, varandas, sacadas e etc., a echeveria pode cair como uma luva. Além de pequena, ela é muito bonita e resistente a doenças e pragas.

Suas folhas formam a figura de uma rosa. Por conta disso, é também chamada popularmente de rosa de pedra. Embora ela seja uma planta mexicana, ela ocorre em regiões sombreadas nativamente. Devido a isso, ela é uma planta de sombra parcial, que deve ser colocada próxima a uma janela.

O maior cuidado que se deve ter com a echeveria é quanto a drenagem do solo, uma vez que ela é muito sensível a um solo encharcado.

Haworthia

Haworthia

Também conhecida como estrela-do-mar, a Haworthia é uma suculenta muito exótica devido a pouco clorofila que apresenta em suas folhas, dando uma característica de translúcida, onde dá para ver o seu interior, onde fica a bolsa de água.

Algumas variedades apresentam folhas alongadas, muito semelhantes ao aloe vera. Outras variedades apresentam folhas mais contidas.

Existem muitas espécies dentro dessa família, a maioria preferindo ambientes de pleno sol para se desenvolver. Por conta disso, eis uma suculenta exótica para você ter próximo a sua janela caso queira cultivar no interior de casa.

Onze Horas

Também conhecida como Portulaca, essa é uma suculenta florida, do tipo anual e que exige poucos cuidados para o seu cultivo.

Ela é muito utilizada para ensinar a jardinagem para crianças, visto que elas conseguem plantar Portulaca com poucos cuidados e ter sucesso. A maior sensibilidade da planta está no excesso de água, a única condição que pode matá-la.

O solo para o cultivo das onze horas deve ser arenoso e bem drenado.

Suas belas flores vão do amarelo ao rosa. Por ser uma planta do tipo anual, não vale a pena cultivá-la em vasos dentro de casa, sendo mais adequada para o cultivo ao ar livre, no jardim.

Planta Fantasma

planta fantasma
Muséum de Toulouse, CC BY-SA 4.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0, via Wikimedia Commons

A planta fantasma é também conhecida como Graptopetalum. Trata-se de um gênero de plantas da família Crassulaceae com espécies bastante diferentes. 

Diferente das anteriores, a planta fantasma se adapta melhor a ambientes com boa incidência de luz solar, preferindo o quintal do que o interior de casa. O solo ideal deve ser arenoso, de pH neutro e bem drenado. A irrigação deve ser moderada, aumentando no período de florescimento e desenvolvimento.

Embora seja perene, essa suculenta solta suas folhas – ao contrário de outras da lista. Eis mais um motivo pelo qual não é uma planta adequada para o cultivo no interior. Ao cultivá-la em vasos, sempre coloque um prato para que as folhas não se espalhem pelo chão.

Sedum

Sedum é um grande gênero com diversas belas espécies de suculentas com características bem diferentes e exóticas. 

Pertencente a família, o gênero apresenta flores do tipo perene que podem atingir até 70 cm de altura.

Seu florescimento bonifica o jardineiro com belas flores nas cores rosas geralmente aparecendo ao final do verão. Todavia, ela precisa de pleno sol para florescer.

Por ser uma suculenta, ela armazena água e é bem sensível ao excesso de irrigação. Assegure também que o solo esteja bem drenado.

Aeonium

Aeonium com logo do site

Aeonium é uma suculenta exótica que pode atingir até um metro de altura em sua fase adulta.

Eis uma planta que pode ser plantada tanto ao ar livre, no seu quintal, quanto em vasos de interior – desde que tenham espaço o suficiente para contemplar o sistema radicular da planta.

Suas flores são muito exóticas devido a forma com que as pétalas se enfileiram. Elas surgem nas estações de inverno e primavera, assumindo as cores branco ou amarelo. Uma mesma planta pode florescer flores de diferentes cores, trazendo mais uma característica bem exótica a essa planta.

Como nem tudo são flores na vida, o aeonium morre assim que floresce. Mas é uma planta que vale a pena investir.

Você pode ver outras dicas de como cuidar delas.

Sempervivum

Outro gênero de plantas suculentas profícuos em belas espécies é o Sempervivum. O mais curioso dessa exótica planta é que ela reproduz pequenas cópias dela ao lado. Dado essa característica, eis uma planta que se prolifera com facilidade e rapidez.

Ele é muito utilizado na composição de jardins de pedra, mas também pode ser cultivado em vasos para a decoração do interior de casas e apartamentos.

Dentro do gênero, existe uma espécie exótica denominada arachnoideum. O nome científico não é por acaso, essa planta simula uma teia de aranha ao seu topo. A variedade exige pleno sol e um solo bem drenado para ser cultivada.

Senecio

Muitas das suculentas citadas acima são de origem mexicana, uma vez que o México é profícuo em variedades de suculentas. Mas o senecio, espécie que trazemos agora, é uma planta que ocorre na África do Sul.

Suas folhas longas, pontiagudas e carnudas fazem no senecio uma planta bastante exótica. Mas não tente cultivá-la dentro de casa, eis uma planta que precisa receber pelo menos seis horas de sol por dia para se desenvolver.

Embora essa planta valha a pena apenas por suas belas folhas, ela também pode florescer. Suas folhas costumam ser bem pequenas, mas perfumadas e que duram longos períodos. Elas assumem a cor branca quando florescem.

Você pode precisar de um fertilizante para plantar senecio e deve ficar atento a quantidade de água que essa planta recebe. Assim como outras suculentas, ela é muito sensível ao excesso de água.

Qual suculenta você gostou mais? Comente!

IMPORTANTE: O conteúdo deste artigo foi atualizado em 29-09-2021 pela equipe do GPA Brasil. O Artigo acima ou qualquer conteúdo do site tem função apenas informativa e deve ser utilizada sempre com atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *