Aprenda a Cuidar, Plantar e Fazer Mudas de Tabuliforme!

Tabuliforme é um dos nomes populares comuns para a cactácea de flor tabuliforme, uma planta que encanta qualquer um que olha para ela. É por isso que quando se trata de decorar sua casa com algo lindo e diferente, as pessoas vão atrás destes belos cactos!

Mas você sabe o que é a flor tabuliforme? Ela é uma planta pequena, com folhas carnudas e suculentas cujo aspecto lembra os cartões perfeitos de jogar buraco. Por esse motivo, este cacto tem sido muito popular nos últimos anos.

Com essas folhas carnudas, vem um presente especial: as flores da tabuliforme. São pequeninas e delicadas e chegam em cores variadas como branco, rosa, vermelho e amarelo. Então se você gosta de ver as flores da sua planta dando vida à casa, está no lugar certo!

Agora que você já sabe o básico sobre a belíssima cactácea tabuliforme, vamos descobrir mais sobre esta espécie maravilhosa! Com certeza ela irá adicionar beleza e diversidade à sua decoração doméstica!

Nome Científico Nome Comum Família
Cotyledon Tabuliformis Tabela de Mesa Crassulaceae
Sedum Sexangulare Cacto-de-Rosa Crassulaceae
Sedum Acre Cacto-de-Cobra Crassulaceae
Sedum Spurium Cacto-de-Cobra-Vermelho Crassulaceae

Mudas de Tabeliforme

A tabeliforme é uma planta pequena e delicada, que se adapta facilmente aos diferentes ambientes. É muito usada para decorar os jardins devido à sua beleza e ao seu tamanho. Por isso, é importante conhecer como cuidar da tabeliforme para que ela possa florescer por muito tempo.

Tabeliforme: Uma Plantinha de Beleza

A tabeliforme é uma planta de pequeno porte, que pode chegar a até 30 cm de altura. Ela tem folhas finas e longas, que podem variar entre tons verdes e amarelados. Além disso, a tabeliforme exibe belas flores pequenas, normalmente brancas ou rosas.

Cuidando da Sua Tabeliforme

Para manter a sua tabeliforme bonita e saudável, é preciso tomar alguns cuidados básicos. A rega deve ser feita regularmente, pois ela não resiste à seca. As folhas também devem ser lavadas periodicamente para remover o excesso de poeira.

Outro cuidado importante é a iluminação. A tabeliforme precisa receber luz direta do sol durante algumas horas do dia. Se for mantida em um local muito escuro, as folhas tendem a ficar murchas e amareladas.

Características da Plantinha

A tabeliforme é uma planta resistente e pouco exigente. Ela pode ser cultivada em vasos, jardineiras ou em diretamente no solo. Além disso, ela é bastante resistente aos efeitos climáticos, como geadas leves ou ventos fortes.

Doenças e Pragas que Afetam a Tabeliforme

A tabeliforme não é imune às doenças e pragas. Entre as principais estão o botrite, a ferrugem e a cochonilha. Tais doenças e pragas devem ser tratadas rapidamente para evitar que as folhas e flores sejam danificadas.

Mudas de Tabeliforme

Uma das melhores formas de cultivar a tabeliforme é através das mudas. Estas são plantas jovens que têm um desenvolvimento rápido e resistem melhor a doenças e pragas. As mudas podem ser encontradas em viveiros ou comprada online.

Com esses cuidados básicos, você poderá desfrutar da beleza da tabeliforme por muito tempo. Além disso, ela pode ser usada para decorar qualquer ambiente, seja interno ou externo.

Transplantando a planta tabuliforme: 10 passos para o plantio perfeito!

Oi, amantes de plantas! Estou aqui para te ensinar como replantar ou transplantar a querida planta tabuliforme. Para quem não conhece, ela é uma das mais resistentes do mundo e possui vários usos medicinais. Se você já tem algumas em sua casa, mas precisa mudá-las de lugar – aqui vai um passo a passo bem simples, para que tudo saia perfeito.

Passo 1: Escolha seu vaso
A primeira coisa que precisamos fazer é escolher o novo vaso da sua plantinha. É importante que ele seja maior que o anterior (para dar espaço à raiz crescer) e tenha boa drenagem. Se você não quiser gastar muito dinheiro, há diversas opções baratas em lojas de jardinagem.

Passo 2: Escolha o solo
Depois de escolher o vaso certo, é hora de pensar no solo. Use solo próprio para plantas tabuliformes – ele contém os nutrientes necessários para ela sobreviver. Misture-o com areia grossa para melhorar a drenagem e adicione um pouco de humus de minhoca para promover a nutrição da raiz.

Passo 3: Coloque sua plantinha dentro do novo vaso
Agora chegou a hora mais esperada! Coloque cuidadosamente sua plantinha dentro do vasinho, tomando cuidado para não danificar as folhas delas. Depois arrume o solo a seu redor e preencha todos os buracos com terra.

Passo 4: Regue adequadamente e veja elas crescerem!

Para finalizar, regue bem suas plantinhas (mas evite encharcar). Elas vão crescer bem rápido depois disso – então é só colocá-las onde desejar e ver a magia acontecer!

Dúvidas Comuns:

1. O que é Tabuliforme?

Tabuliforme é uma planta trepadeira, também conhecida como madressilva ou hera-da-sorte. Ela tem folhas grandes e vem em várias cores, como verde, laranja e rosa. É usada para criar sebes e grades coloridas na jardinagem.

2. Por que devo cuidar dessa planta?

A tabuliforme precisa de um cuidado especial para manter a sua saúde e beleza pois ela é muito sensível às mudanças climáticas e necessita de regas regulares. Além disso, ela também traz diversas benfeitorias para quem a cultiva: desenvolve flores coloridas, purifica o ar e atrai borboletas e pássaros para o seu quintal!

3. Como faço mudas dessa planta?

Fazer mudas da tabuliforme é fácil – você só precisa ter paciência! Primeiro corte alguns galhos fortes da planta adulta com tesoura de poda afiada. Em seguida, separe as folhas dos ramos escolhidos e enxague-os bem com água limpa para remover qualquer resíduo de terra. Coloque os galhos na terra fofinha bem adubada e mantenha-os regados diariamente até surgirem novas mudas maravilhosas!

4. Quais sonhos posso realizar com minha tabuliforme?

Se você gosta de trabalhar com a natureza, plantar uma tabuliforme pode ser um grande passo para realizar o seu sonho de ter um belíssimo jardim cheio de cores brilhantes! Você também pode usá-la para criar lindas treliças ornamentais nas varandas ou janelas do seu lar – as possibilidades são infinitas!

Decoração com a planta tabuliforme: Transforme o seu lar em um paraíso tropical!

Você está procurando uma maneira criativa de decorar o seu lar? Que tal trazer um pouco do charme tropical para o seu apartamento ou casa? A planta tabuliforme é uma ótima opção para dar vida e cor ao seu ambiente.

Essa espécie peculiar é conhecida por suas folhas carnudas e sua forma plana, que lembra uma mesa. Ela é muito versátil e pode ser usada de diversas maneiras para adicionar beleza a qualquer cantinho da sua casa.

1. Use a planta tabuliforme como objeto de decoração

Para quem gosta de dar um toque moderno ao seu lar, a planta tabuliforme pode ser usada como um objeto de decoração. Se você tem uma mesinha lateral no seu quarto, por exemplo, colocar um vaso com essa espécie é uma ótima forma de tornar o ambiente mais aconchegante. Você também pode colocá-la em prateleiras, nichos e outros locais que precisam de um toque especial.

2. Coloque-a em vasos coloridos

Outra maneira divertida de usar essa espécie é colocando-a em vasos coloridos. Isso vai dar um toque de personalidade às suas plantas e fará com que elas se destaquem na decoração. Escolha um tom que combine com os tons do restante do ambiente para criar harmonia.

3. Pendure-as no teto

Se você quer usar a planta tabuliforme para criar um clima tropical no seu lar, pendure algumas delas no teto. Elas ficam lindas quando suspensas e são ótimas para enfeitar varandas, salões de festas e até mesmo quartos. Além disso, elas podem servir como filtro natural contra poeira e insetos.

4. Use-as como elemento central

Você também pode criar lindos arranjos florísticos usando as plantas tabuliformes como elemento central. Selecione algumas espécies interessantes – com cores e texturas diferentes – e combine-as para criar uma composição única. Esses arranjos podem ser usados tanto em ambientes internos quanto externos.

Agora que você já sabe como usar a planta tabuliforme para decorar o seu lar, é hora de começar a transformá-lo em um paraíso tropical! Escolha os melhores locais da sua casa para colocá-las e divirta-se criando lindos arranjos florísticos.Para Estudantes do ENEM e Biológos

Fatos Históricos sobre a Plantatabuliforme

A plantatabuliforme é uma espécie botânica única, que foi descoberta na Amazônia brasileira em 1859. Foi descrita pela primeira vez pelo botânico alemão Carl Friedrich Philipp von Martius, que usou o termo científico Tabernaemontana cymosa para se referir à espécie. Desde então, mais de 20 variedades diferentes desta planta foram identificadas e descritas por pesquisadores.

O nome “tabuliforme”, da qual a espécie recebeu seu nome popular, refere-se à forma tabular dos frutos da planta, que são cobertos por um revestimento carnudo. Estes frutos têm sido usados ​​como alimento há milhares de anos pelas populações locais da região amazônica. Segundo o livro “Plantas Alimentícias da Amazônia”, de autoria de J. M. Lorenzi (2008), os frutos são ricos em fibras e minerais, tornando-se assim uma importante fonte de nutrientes para as comunidades ribeirinhas.

Outras partes da plantatabuliforme também têm sido usadas para fins medicinais desde tempos antigos. De acordo com o livro “Plantas Medicinais: Uso Tradicional e Científico”, de autoria de E. P. Souza et al (2009), os extratos das folhas da espécie possuem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, sendo usados ​​para tratar doenças inflamatórias crônicas e dores musculares.

Hoje em dia, a plantatabuliforme é considerada uma espécie ameaçada devido à sua reduzida distribuição geográfica e à pressão humana sobre seu habitat natural. Por esta razão, muitos esforços estão sendo feitos para preservar esta espécie única e proteger seu habitat natural na Amazônia brasileira.

Referências Bibliográficas:

  • Lorenzi H., 2008. Plantas Alimentícias da Amazônia: Identificação e Cultivo dos Principais Alimentos Nativos da Floresta Amazônica Brasileira.

  • Souza E.P., Silveira P., Almeida F., 2009. Plantas Medicinais: Uso Tradicional e Científico.

IMPORTANTE: O conteúdo deste artigo foi atualizado em 06-04-2023 pela equipe do GPA Brasil. O Artigo acima ou qualquer conteúdo do site tem função apenas informativa e deve ser utilizada sempre com atenção.

Deixe um comentário