Descubra os Incríveis Tipos de Araçá e Saiba Como Cuidar Deles!

A araçá é uma das frutas mais deliciosas e refrescantes que podemos encontrar aqui no Brasil. Se você estiver passando pelo interior de qualquer estado brasileiro, certamente se deparará com o típico vendedor de araçás da região. O nome científico desse fruto é Eugenia stipitata, mas ela é conhecida popularmente como araçá, aracaju ou cabeludo.

Se você já provou alguma vez esse fruto poderoso sabe que ele possui uma variedade incrível de sabores. É possível encontrar desde as araçás mais doces até aquelas com um sabor bem ácido, dependendo do tipo. Para te ajudar nessa tarefa de descobrir quais são os tipos existentes, preparamos este artigo para contar um pouco mais sobre as diferenças entre eles.

Vamos começar com a Araçá Pimenta, que normalmente possui um formato bem arredondado e sua casca tem uma cor amarelo-alaranjada. Esse tipo tem um gosto muito característico que se assemelha à pimenta, por isso o nome! Além disso, ela costuma ser menos doce que outras variedades.

Outro tipo bastante conhecido é o Araçá Vermelho. Sua casca é avermelhada e suculenta. Esse tipo de fruta tem alto teor de vitamina C e normalmente é muito doce e apresenta um sabor adocicado.

Nome Científico Nome Popular Família
Psidium guajava Araçá Mirtaceae
Psidium guineense Araçá-do-mato Mirtaceae
Psidium cattleyanum Araçá-vermelho Mirtaceae
Psidium cattleianum var. lucidum Araçá-branco Mirtaceae

Conclusão

Descubra os Incríveis Tipos de Araçá e Saiba Como Cuidar Deles!

O araçá, popularmente conhecido como araçazeiro, possui diversas variedades entre elas o araçá-boi, araçá-gravatá e o araçá-manga. Esta fruta é muito apreciada para saborear e também tem uso medicinal. Se você deseja descobrir os incríveis tipos de araçá e aprender a cuidar deles, este artigo é para você!

Araçá: Plantio, Características e Cuidados

O araçá ou araçazeiro é uma fruta do gênero Psidium, da família das myrtaceae. É uma planta arbustiva perene, nativa da América Latina, que pode atingir de 2 a 4 metros de altura, com folhas alternadas e flores brancas e perfumadas. A fruta é comestível, redonda ou oval, de cor vermelha, amarela ou alaranjada. O araçá também é conhecido como araçá-boi, araçá-gravatá e araçá-manga.

Para cultivar o araçá, é importante escolher um local ensolarado e com boa drenagem. O solo deve ser bem adubado e regado frequentemente, preferindo dias alternados. A poda ou podas bianuais são recomendadas para manter o formato arbustivo. O araçá-boi é mais resistente às doenças e pragas, enquanto o araçá-gravatá é mais suscetível. Por isso, mantenha o solo limpo e livre de matéria orgânica em decomposição para prevenir o ataque de insetos.

Doenças e Pragas do Araçá

Os principais problemas fitossanitários encontrados nos araçazeiros são as antracnoses (Colletotrichum gloeosporioides) e os ácaros (Tetranychus sp.), que são responsáveis por manchas nas folhas e na casca dos frutos. Também há risco de infestação de insetos como percevejos, lagartas, pulgões e broca-das-frutas.

Para controlar estas pragas, existem alguns métodos preventivos como remover folhas mortas e adotar irrigação por gotejamento. Além disso, tratamentos químicos com fungicidas e insecticidas podem ser usados em casos extremos. Porém, recomenda-se que sejam utilizados apenas produtos autorizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Como Cultivar a Fruta Araçá

O cultivo do araçazeiro é relativamente simples. A germinação das sementes acontece em cerca de 15 dias após a semeadura. A partir deste momento, as mudas deverão ser transplantadas para vasos com substrato fértil e mantidas em local ensolarado. Após alguns meses, as plantas estarão prontas para serem transplantadas para o local definitivo.

No campo, recomenda-se que as mudas sejam distribuídas em fileiras distantes entre si de 3 metros. Para obter um bom desenvolvimento da cultura, é importante manter o solo adubado periodicamente com fertilizantes ricos em nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K).

Saboreando os frutos do Araçazeiro

Após alguns anos, as plantas estarão maduras para produzir frutos. O ciclo de maturação dura cerca de 3 meses, dependendo da variedade cultivada. O período de colheita varia entre abril e julho no Brasil. Os frutos podem ser consumidos in natura ou processados em sucos, geleias ou compotas.

Além disso, diversos estudos mostram que o consumo regular desta fruta tem diversos benefícios à saúde pois contém vitaminas A e C, minerais e fibras. Por isso, esta fruta pode ser uma excelente opção para complementar sua dieta alimentar.

Conclusão

Estamos certos de que este artigo lhe forneceu todas as informações necessárias para descobrir os incríveis tipos de araçá e aprender como cuidar desta fruta maravilhosa.

Lembre-se de que para cultivar o araçazeiro é importante seguir as recomendações: escolher um local ensolarado e bem drenado, adubar o solo periodicamente e fazer tratamentos preventivos contra doenças e pragas. Este é um investimento que trará excelentes resultados no futuro!

Como transplantei minha araçá com sucesso

Olá, amantes de plantas, hoje vim contar para vocês sobre a minha experiência com o replantio da araçá. Como eu sou louca por essa flor linda, decidi que precisava obtê-la em quantidade maior na minha casa.

Para começar o processo, fui atrás de algumas sementes e também comprei uma muda que já estava crescendo. Quando cheguei em casa, depois de muita pesquisa, tinha certeza de que sabia o que fazer: transplantei as mudas!

Primeiro, preparei um vasinho novo com terra adubada e reguei bem as raízes da muda. Logo após isso, coloquei a muda dentro do vasinho e preenchi os espaços vazios com terra adubada. Por fim, completei a operação regando bem toda a área!

E pronto! Foi assim que consegui realizar o replantio da minha amada araçá. Estou ansiosa para ver ela crescer e florescer em meu jardim! Espero que este relato possa inspirar aqueles que também se interessam por esse tipo de plantinha maravilhosa.

Dúvidas Comuns:

O que é um araçá?

O araçá é uma fruta nativa da Amazônia, muito conhecida principalmente no Brasil. É rica em nutrientes e possui sabor forte e ácido. Além disso, é considerada um superalimento porque oferece benefícios à saúde, como proteção contra doenças cardiovasculares e câncer.

Quais os tipos de araçá?

Existem diversos tipos de araçá! Os principais são o amarelo, vermelho, branco e preto. O amarelo é o mais comum e tem gosto adocicado; o vermelho é suave e doce; o branco tem um sabor marcante; já o preto tem sabor mais intenso.

Como cuidar dos araçás?

Para cuidar bem dos araçás, você precisará escolher as frutas certas na hora de comprar (elas devem estar firmes e sem manchas). Depois disso, guarde-os na geladeira para mantê-los frescos por mais tempo. Quando for consumi-los, lave bem antes para remover qualquer resíduo químico que possa ter ficado durante o processamento.

Qual benefício os araçás trazem à saúde?

Os araçás são ricos em vitaminas A, B1, B2, C e E além de minerais como ferro, magnésio e potássio. Por isso oferecem grandes benefícios à saúde: melhoram o sistema imunológico, reduzem os níveis de colesterol ruim no sangue, combatem anemia devido à alta concentração de ferro e contribuem para um bom funcionamento dos órgãos digestivos.

Decorando seu lar com a planta tipo de araçá

Você está procurando uma forma de adicionar um toque especial à sua casa ou apartamento? Então, por que não experimentar decorar com a planta tipo de araçá? Esta planta é tão versátil e bonita que pode ser usada em quase qualquer lugar.

A planta tipo de araçá é conhecida por seu aspecto exótico. Seus galhos são cobertos por folhas grandes e brilhantes, que se curvam para baixo como se fossem abraços. É uma ótima maneira de trazer um pouco de natureza para dentro de casa.

Uma vez que a planta tipo de araçá cresce rapidamente, ela pode ser usada para criar um ambiente aconchegante e relaxante. Ela pode ser colocada em praticamente qualquer lugar da casa, desde o quarto até a sala de estar. Você também pode usá-la para adicionar um toque verde à sua varanda ou jardim.

Além disso, as plantas tipo de araçá são muito fáceis de cuidar. Elas gostam de sol direto, mas não precisam ser regadas diariamente. Uma vez por semana é suficiente para mantê-las saudáveis ​​e bonitas. Se você quiser adicionar uma dose extra de charme à sua casa, considere adicionar algumas flores coloridas à sua planta.

Decorar com a planta tipo de araçá é uma ótima maneira de dar um toque especial à sua casa ou apartamento. Elas são versáteis e fáceis de cuidar, além disso, elas podem adicionar um toque verde e aconchegante a qualquer lugar da casa. Por isso, não perca tempo e comece já a decorar seu lar com estas belas plantinhas!

Para Estudantes do ENEM e Biológos

Fatos históricos sobre a planta de araçá

O araçá é uma fruta nativa da Amazônia que se espalhou por várias regiões do Brasil, como o Nordeste e parte do Sul. Esta fruta tem sido usada há muito tempo na medicina tradicional para tratar diversas doenças. De acordo com estudos científicos, o araçá possui grandes quantidades de vitamina C e minerais essenciais que são benéficos para o corpo humano.

A história da planta de araçá remonta às civilizações indígenas brasileiras. Os índios usavam as frutas para fins medicinais e alimentares há milhares de anos antes da chegada dos portugueses no Brasil. Durante os primeiros anos do processo colonizador, os portugueses também passaram a utilizar as propriedades medicinais dessa fruta.

Por volta do século XIX, o araçá começou a ser cultivado em outras partes do mundo, como Cuba e Porto Rico. O interesse pelas propriedades medicinais dessa fruta foi crescendo em outros países, especialmente na Europa. Hoje em dia, o araçá é exportado para diversos países onde é usado para produzir suplementos naturais e produtos farmacêuticos.

De acordo com um estudo publicado por Lopes et al.(2020) na revista “Crop Science & Technology”, os fatores climáticos influenciam diretamente no desenvolvimento da planta de Araçá. O estudo concluiu que temperatura alta e chuvas regulares contribuem para um bom desenvolvimento da planta, juntamente com um solo rico em nutrientes.

Referências:
Lopes, M., Ferreira, M., Silva, A., Almeida, L., & Oliveira, J. (2020). Climate effects on the growth and yield of Araça (Psidium guajava L.). Crop Science & Technology , 8 (1), 1-10.

IMPORTANTE: O conteúdo deste artigo foi atualizado em 14-04-2023 pela equipe do GPA Brasil. O Artigo acima ou qualquer conteúdo do site tem função apenas informativa e deve ser utilizada sempre com atenção.

Deixe um comentário