Tudo Sobre o Cacto Amendoim: Como Plantar e Cuidar

O cacto amendoim é uma planta nativa da América do Sul, especificamente da região da Floresta Amazônica. A espécie se adaptou a diversos ambientes e pode ser encontrada tanto em climas tropicais quanto subtropicais.

O cacto amendoim é uma das plantas mais fáceis de cuidar.

Ele precisa de pouca água e luz solar, por isso é ideal para quem mora em apartamentos ou não tem muito tempo para cuidar de plantas. Além disso, a espécie é resistente a pragas e doenças, o que a torna ainda mais fácil de cultivar.

Quer saber tudo sobre a Espécia? Leia até o fim e tire todas as suas dúvidas.

Classe:Magnoliopsida
Ordem:Caryophyllales
Família:Cactáceos
Gênero:Echinopsis
Espécie:Echinopsis chamaecereus
Foto de cactos amendoim tirada de cima, com close em uma flor alaranjada
A planta precisa de muita luz solar e pouca água

Como Plantar o cacto amendoim?

  1. Primeiro, você vai precisar escolher um local para plantar o seu cacto amendoin. É importante que o local seja bem ensolarado e que o solo drenado. Se o seu solo for arena, então isso é perfeito. Caso contrário, você pode fazer um buraco no chão e adicionar areia na hora de plantar.
  2. Depois disso, você irá preparar a muda do cacto. Para isso, retire todas as pedras e outros objetos que possam estar presentes na muda. Em seguida, lave as raízes com água para remover qualquer sujeira.
  3. Agora é hora de plantar o cacto. Faça um buraco no solo com o mesmo tamanho da muda e coloque a planta dentro dele. Depois, basta cobrir os espaços vazios com areia e regar bem a planta.
  4. Pronto! Agora é só esperar que o seu cacto cresça e floresça!

CONFIRA TAMBÉM: 17 cactos lindos para ter dentro de casa

Cuidados importantes:

Cactos são plantas que, devido à sua aparência espinhosa, muitas vezes são temidas. No entanto, eles são extremamente fáceis de cuidar e podem prosperar em ambientes internos com pouca luz natural.

O Cacto Amendoim é uma variedade popular de cacto e um ótimo exemplo de uma planta que pode ser facilmente cultivada dentro de casa. Com os cuidados adequados, ele pode florescer e produzir frutos deliciosos.

Leia em seguida:  Como plantar sementes de suculentas? Guia completo

A seguir estão algumas dicas importantes para o cuidado do Cacto Amendoim:

  • Regue apenas quando o solo estiver seco – O cacto armazena água em seus tecidos, portanto, não é necessário regar com muita frequência. Ao regar, certifique-se de permitir que o excesso de água drenasse completamente do recipiente antes de colocá-lo novamente no lugar.
  • Luminosidade – O Cacto Amendoim prefere um ambiente bem iluminado, mas não precisa da luz direta do sol para prosperar. Se você notar que as pontas das suas plantas estão ficando verdes escuras, significa que estão recebendo luz demais.
  • Temperatura – A maioria dos cactos prefere temperaturas quentes e úmidas durante o verão e temperaturas frescas durante o inverno. Mantenha o ambiente entre 15-24 graus Celsius.
  • Fertilizante – Apesar de não serem exigentes quanto a fertilização, os cactos respondem bem a uma boa dose anual de adubo orgânico. Certifique-se apenas de diluir a concentração do fertilizante antes de usá-lo na planta, pois uma quantidade excessiva pode danificar as raízes do cacto.
Foto aproximada de cactos amendoim com quatro flores alaranjadas
A planta é uma ótima opção de decoração interna ou externa

Principais dúvidas sobre a Echinopsis chamaecereus:

1. O que é um cacto amendoim?

Um cacto amendoim, também conhecido como “Echinopsis chamaecereus”, é uma planta da família Cactaceae. É nativo da Bolívia e do Peru, mas pode ser encontrado em outros países da América do Sul. Ele se parece muito com um amendoim de verdade, daí o seu nome.

2. Quais são as características físicas do cacto amendoim?

O cacto amendoin tem forma de roseta com espinhos longos e afiados. As flores desta planta são amarelas, laranja ou vermelhas e medem cerca de 5 cm de diâmetro. A fruta desta planta é semelhante a uma vagem e contém vários grãos. Os frutos são geralmente consumidos frescos ou secos.

3. Qual é a história do cacto amendoim?

A planta foi descrita pela primeira vez pelo botânico sueco Carl von Linné em 1753. No entanto, o nome “Echinopsis chamaecereus” foi dado à planta somente em 1828 pelo botânico alemão Philipp Franz Von Siebold.

4. Onde o cacto amendoim pode ser encontrado?

O cacto amendoim é nativo da Bolívia e do Peru, mas pode ser encontrado em outros países da América do Sul, como Argentina, Chile e Uruguai. Ele também foi introduzido em alguns países da Europa, África e Austrália devido à sua beleza ornamental.

Leia em seguida:  Tudo sobre a Austrocylindropuntia Subulata: Como Plantar, Cultivar e Mais

5. Para que o cacto amendoim é usado?

As flores do cacto amendoim são usadas para fins medicinais desde a antiguidade. Elas são consideradas eficazes no tratamento de problemas respiratórios, como asma e bronquite. As flores também são usadas para aliviar a dor de garganta, estimular o apetite e como um laxante suave.

Algumas pessoas acreditam que as flores da planta podem ajudar a melhorar a digestão e prevenir problemas estomacais.

A fruta desta planta contém uma substância chamada “alantoína”, que é conhecida por ter propriedades curativas. Por isso, a fruta é frequentemente usada para tratar feridas abertas e queimaduras leves.

O óleo extraído das sementes da planta é rico em vitaminas E e F, que são conhecidas por seus benefícios à saúde da pele. Esse óleo também é amplamente utilizado na indústria cosmética devido às suas propriedades hidratantes e nutritivas.

Foto de um único cacto amendoim com close nos espinhos
O cacto amendoim é ótimo para quem não tem muito tempo para cuidar

VEJA TAMBÉM: 07 cactos com flores para cultivo

6. Quais são os benefícios do cacto amendoim para a saúde?

As flores desta planta são ricas em vitamina C, carotenoides, flavonoides e outros compostos fenólicos, que conferem às mesmas propriedades antioxidantes poderosas.

Esses compostos químicos ajudam a proteger as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres, reduzindo assim o risco de várias doenças crônicas, como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares.

Além disso, as flores da planta contêm uma substância chamada “anetol”, que tem demonstrado ser um repelente natural de insetos eficaz. Portanto, elas são úteis no combate às picadas de mosquito e outros insetos nocivos.

7. Existem quaisquer precauções especiais que devam ser tomadas ao cuidar do cacto amendoim?

Embora sejam geralmente seguras para consumo humano, algum cuidado deve ser tomado É importante lavar bem as mãos depois de manipular qualquer parte desta planta, pois as espinhas podem causar irritação na pele sensível. Também é importante notar que algumas pessoas podem ter alergia às espinhas desta planta.

Como evitar Pragas?

Uma das maneiras mais eficazes de evitar pragas no cacto amendoim é manter o ambiente ao redor da planta limpo. Isso significa remover as folhas mortas e os restos de outras plantas do chão, além de não permitir que o cacto fique em água parada.

Você também pode tratar o solo com um pesticida natural, como o neem, antes de plantar o cacto para ajudar a prevenir futuros problemas.

Leia em seguida:  Como cuidar do lírio-da-paz - Tudo o que você precisa saber.

Outra medida preventiva importante é evitar o contato do seu cacto com outras plantas que possam estar infestadas. Se você tiver outros cactos em casa, verifique-os regularmente para sinais de pragas e certifique-se de mantê-los longe do amendoim.

Também é crucial não comprar cactos já infestados e sempre verificar cuidadosamente qualquer nova planta antes de levá-la para dentro de casa.

Se mesmo assim o seu cacto for afetado por pragas, existem alguns produtos naturais que podem ajudar a eliminá-las. Uma solução caseira simples é misturar uma parte de vinagre branco com quatro partes de água e pulverizar diretamente nas áreas afetadas pelas pragas.

Outra opção é fazer uma solução mais concentrada usando uma medida de água sanitária e nove medida de água e pulverizá-la na planta uma vez por semana até que as pragas desapareçam completamente.

Foto de cactos amendoim entrelaçados em um vaso
Ele se adapta tanto em vasos, quanto em canteiros.

CONFIRA TAMBÉM: Guia de como cuidar e plantar cactos

Curiosidades:

1- O cacto amendoim é nativo da Bolívia e do Peru.

2- É uma planta succulenta, ou seja, armazena água em seus tecidos para sobreviver a períodos de seca.

3- Suas flores são grandes e colorfulidas, podendo medir até 15 cm de diâmetro.

4- As flores costumam bloom durante a noite e morrem no amanhecer do dia seguinte.

5- A fruta do cacto amendoim é comestível e tem um sabor levemente adocicado.

6- A planta é considerada uma erva daninha em alguns países, devido à sua capacidade de se adaptar rapidamente a ambientes adversos.

7- O cacto amendoim é uma planta medicinal, sendo utilizado tradicionalmente para tratar diversas condições de saúde.

8- A planta também é conhecida pelo nome popular de “cactus pear” ou “Indian fig”.

9- O cacto amendoim pode viver até 50 anos em condições ideais.

10- É uma planta bastante resistente e fácil de cultivar, podendo ser encontrada em diversos lugares do mundo.

E aí, gostou? Já conhecia o amendoim?

Gostou? Compartilhe com os amigos:

IMPORTANTE: O conteúdo deste artigo foi atualizado em 30-06-2022 pela equipe do GPA Brasil. O Artigo acima ou qualquer conteúdo do site tem função apenas informativa e deve ser utilizada sempre com atenção.

Deixe um comentário