Tudo sobre Gato Persa

Quer saber tudo sobre os gatos persas? Conheça sua história, seu temperamento, seu comportamento e saiba se a especie ideal para você e sua família no nosso artigo completo!

Alguns não gostam e muitos amam muito, é assim que os gatos são vistos.

Apesar de não ter a mesma aceitação do cachorro no Brasil, muitas pessoas são amantes de gatos, entendem seu mau-humor, seu tempo e sabem que eles são capazes de compartilhar o amor do jeito deles.

Os gatos persas são uma das raças mais populares, são conhecidos por serem uma raça calma e meiga, são muito queridos de forma geral.

Vamos falar um pouco mais sobre eles e suas características.

História dos gatos persas

Os primeiros da raça surgiram na Pérsia, onde atualmente se localiza o país Irã, a raça foi popularizada quando um explorador os trouxe para a Itália por volta de 1620. (1)

A partir disso, os gatos ganharam grande popularidade em toda Europa e ao longo da história se estenderam ao longo do mundo.

O gato persa também é muito popular nos desenhos animados e nas histórias em quadrinho, o gato Garfield é um persa, ele tem as características e também as características mentais, como a preguiça e sossego.

gato garfield é persa

Em 2015 foi selecionado como o 2 gato mais popular nos Estados unidos. (2)

Temperamento

Não é a toa que o gato persa é tão querido por uma grande parte dos amantes de gatos, sua personalidade é super amável e meiga.

Ele tem facilidade em ser carinhoso com seu dono e pessoas que compartilham o ambiente com ele, se adaptam a mudanças dentro da família e também estará feliz desde que bem alimentado e perto do seu dono.

É ideal para quem busca um animal tranquilo e que não pule muito, não faça bagunça e nem fuja, o gato persa presa muito seu aconchego do lar, ele não tem características de caçador, ele é um gato totalmente doméstico. (3)

Ele se dá muito bem com crianças, principalmente as da sua casa. Além de serem excelentes para adestramento.

Tem grande apego com o dono e seu lar e também não é agressivo com visitas, porém, não gosta de ir no colo de qualquer um com facilidade, pelo menos, não antes de desenvolver uma confiança com a pessoa.
gato persa olhando
Não deixe se enganar, eles são altamente carinhosos.

Eles também tem facilidade em conviver com outros animais domésticos sem grandes problemas

Inteligência

O gato persa é muito inteligente, sua personalidade amigável e doméstica são provas disto. Eles são muito expressivos e demonstram sempre o que sente, através de olhares e miados.

São uma raça muito sensível e ao mesmo tempo muito rancorosa, por isso, vai lembrar de tudo que você fizer de bom e ruim para ele.

Você não precisa se preocupar em relação à mordidas e arranhões, os gatos persas não recorrem a agressividade (somente em casos extremos).

Em geral, ele vai obedecer bem. E por ser tão calma e amigável, é improvável que ele se meta em confusões

Uma das qualidades dos gatos persas é a sua inteligência e sua higiene, são gatos muito limpos, evitam se sujar e também fazem sua auto limpeza frequentemente.

Por isso, é importante deixar a caixa de areia sempre limpa. A limpeza é uma real preocupação dos gatos persas.

gatos persas são limpos

Características físicas

São conhecidos por seu focinho achatado e seus grandes olhos, gatos persas tem porte médio, isto é, seu tamanho varia entre 20 a 25 cm e que tem o peso entre 3 a 6 kgs.

Ele será um parceiro de longa data, ele é um gato que tem expectativa média de 14 anos de vida. vai ser um amigo por muito tempo!

O gato persa tem pelagem bem característica, ele tem fios longos, lisos e bem sedosos, sua cauda é densa e emplumada.

As variedades de cores dos gatos persas é muito grande, é possível encontrar gatos dessa raça com mais de 100 cores e combinações de padrões de manchas.

gato persa cinza

Os cuidados com o pelo do gato persa devem ser diários, por conta da grande quantidade e também por serem pelos longos e lisos tem facilidade em se enrolar e criar nós, o veterinário pode determinar se ele precisa de tosa profissional.

Posso criar gato persa em apartamento?

Como dito, os gatos persas são conhecidos por sua tranquilidade e por ser contra qualquer instinto de caça.

Eles são super recomendados para apartamentos e casas sem terrenos, por afinal de contas, mesmo se você tiver um terreno, ele não fará questão de visitá-lo com frequência.

Cuidados com a saúde

Apesar do gato persa, ser muito forte e ter uma expectativa de vida muito longa, ele tem tendência à algumas doenças genéticas que são muito comuns na raça.

O seu focinho achatado, o qual o torna tão popular trás para ele um dificuldade respiratória, por isso é importante deixar ele sempre um lugar arejado e limpo, eles também são bem sensíveis ao calor, por isso o ideal é mantê-los realmente em lugares frescos e com circulação de ar.

Outra coisa importante, é sempre ficar atento aos olhos de seu gato, se eles estiverem secos ou muito lacrimejantes podem ser que o duto lacrimal dele esteja com algum probleminha, o ideal é limpar com soro fisiológico frequentemente para evitar qualquer problema.

O gato persa também é também é tem tendência à doenças de pele, isto pelo seu abundância de pelo e sua sensibilidade ao calor, doenças como coceira, fungos, seborreia oleosa e micose são comuns em gatos persas, por isso é importante sempre manter a higiene do pelo, escovando diariamente. (4)

Lembrando que estas são doenças comuns nos gatos persas, porém, é importante fazer visitas semestrais ao veterinário para consultas de rotina e para garantir a plena saúde de seu felino.

Por fim, se você está buscando adotar um gatinho, talvez a raça dos gatos persas seja uma boa opção, eles são recomendados para casas pequenas, são muito comportados e higiênicos.

Para quem tem crianças e outros animais, o persa não vai trazer problemas, ele é muito carinhoso e amigável, não tem instinto de caça e também nunca recorre à agressões.

Você terá um amigo e um parceiro por um longo período, porém, se você busca um gato que goste de brincadeiras agitadas e atividades físicas, o gato persa não é a melhor opção.

Ficou alguma dúvida? Você pode deixar seu comentário abaixo.

Fontes

Ana Fernandes

Curitibense, apaixonada por animais, tutora do Theo e defensora ativa da natureza. Criou o Grupo de Proteção Ambiental Brasil - GPA como forma de compartilhar suas informações com o mundo.
Ana Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *