Baleia Beluga e suas particularidades

A baleia beluga tem cerca de 15 metros de comprimento, e se você não sabe o que está procurando, pode confundi-la com um peixe-boi. No entanto, a confusão só pode acontecer em um aquário, uma vez que ambos vivem em habitats muito diferentes.

A baleia beluga é esbranquiçada e tem um tipo de formação de cabeça que se projeta um pouco.

Muitas pessoas acreditam que a baleia beluga tem barbatana dorsal, no entanto, esta é classificada como uma crista, em vez de finas, os especialistas acreditam que essa característica física os ajuda a permanecer quentes.

Eles têm barbatanas pectorais curtas e uma cauda longa. Quanto maior esta baleia, maior o comprimento da cauda em relação ao corpo.

a baleia beluga

Comportamento das baleias beluga

A baleia beluga faz um som alto, que usa para socializar, acredita-se que eles passem mais tempo interagindo uns com os outros do que outros tipos de baleias. Os machos tendem a formar clãs muito grandes, com mais de 100 indivíduos neles.

As fêmeas, juntamente com seus filhos, formam seus próprios clãs, os cientistas demonstraram que essas crianças tendem a retornar aos lugares onde estiveram com suas mães, na maioria dos casos, eles se lembram de suas mães anos após anos.

É surpreendente saber que a baleia beluga pode mergulhar milhares de metros de profundidade.

Na maioria das vezes, no entanto, tende a estar perto da superfície, eles devem respirar aproximadamente a cada 20 minutos.

Eles mergulham profundamente para encontrar comida, eles podem fazer isso e subir para respirar rapidamente.

Dieta

Esta baleia particular nada lentamente para encontrar a comida que você deseja, sua dieta consiste principalmente em peixes.

Durante o processo de migração, seu padrão tende a seguir o salmão, no entanto, eles consomem caranguejos, lulas e camarões quando estão disponíveis.

Onde podemos encontrá-las?

Você encontrará a baleia beluga na Rússia, Canadá, Alasca e Gronelândia. Elas se movem em baías rasas durante o verão e migram grandes distâncias no inverno, para alcançar águas mais quentes.

Elas são capazes de encontrar rachaduras no gelo para obter ar quando vierem das profundezas.

Como você consegue encontrá-las?

Isso continua sendo um mistério que os cientistas esperam resolverem um dia.

Reprodução

Na maioria das vezes, as fêmeas da baleia beluga podem conceber de fevereiro e maio. No entanto, há evidências que sugerem que elas podem ter um atraso na concepção, por isso é comum encontrar que o acasalamento ocorre em outras épocas do ano.

O bebê se alimentará de sua mãe por cerca de dois anos antes de se aventurar sozinho.

Conservação

Todas as baleias beluga encontradas no Alasca são protegidas porque estão na lista de espécies ameaçadas de extinção.

Elas podem viver na natureza por cerca de 50 anos. Existem menos de 100 mil pessoas no mundo, por isso os esforços devem ser levados a sério.

Esta baleia em particular tem um predador, além dos seres humanos, o que é raro. Elas são frequentemente caçados por ursos polares, elas também foram vistas como baleias assassinas.

Os maiores esforços de conservação consistem em manter as águas livres de contaminação. Ainda estão sendo perseguidos, mas pelo menos em números controlados.

7 coisas que você certamente não sabe sobre a baleia beluga

Quando você quer saber animais, quase sempre pensa em ir a um aquário, hoje vou falar sobre uma bela espécie que é a baleia beluga, é um mamífero diferente de outras baleias, este animal tem várias diferenças que a baleia comum não possui.

Eu realmente não tenho o prazer de ter visto ela pessoalmente, mas só a ver numa foto, acho muito adorável.

É a menor

É uma das mais pequenas baleias existentes, apenas mede entre 4 e 6 metros de comprimento e pesa menos de 1200 kl.

Também difere por sua frente, que é mais suave e dá grande efusividade, não falta uma barbatana dorsal e tem lóbulos olfativos.

Ela tem uma boa orelha

Esta baleia tem uma boa orelha, para poder ouvir o som dos barcos e peixes que estão ao seu lado. Bem, elas têm esse sentido graças a um órgão chamado “melão” que faz esse pacote engraçado que elas têm em suas testas.

Baleias do fim do mundo

Essas baleias habitam os oceanos do Ártico, porque tem baixa temperatura, esta espécie está em perigo porque está ameaçada por todos.

Na época do verão elas migram para lugares mais quentes, lugares como a Baía de Hudson, no norte do Canadá.

Muitas dessas baleias estão em lugares como aquários, como o Oceanogràfic em Valência, há uma espécie que vive lá e foi a primeira na Europa a estar em um aquário.

baleia beluga

Mila para o resgate

Em 2009, um mergulhador chamado Yang Yun, participou de um concurso de mergulho sem respirar em um aquário na China. Porque a água estava muito fria, Yun ficou tonto e quase morreu. Felizmente a Beluga Mila apareceu e exceto pelo mergulhador, segurando-a pelas pernas com a boca e arrastando-a para a superfície, para salvá-la.

Yun explicou que as belugas são cetáceos que gostam de interagir com seres humanos. E passaram a ter um sentimento fabuloso.

Os canários do mar

Esses animais são apelidados de “canários do mar” por causa das músicas engraçadas e associações que fazem sob o mar, o que pode imitar o zumbido de uma pessoa.

Há pessoas que podem confundi-los com um homem mudo e mais velho que está com raiva. É bastante interessante.

A beluga é a única que pode nadar para trás, sabia?

É o único de seu tipo que pode nadar para trás, porque não há mamífero aquático que possa nadar, outro da diferença que tem.

E também você tem que cuidar delas e protegê-las do meio ambiente. Porque é uma das baleias mais ameaçadas em sua espécie.

Você já conhecia esta linda baleia beluga?

Leia mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *