Aranha Armadeira: Guia completo

Quer saber tudo sobre a Aranha Armadeira? Suas caracteristicas físicas, onde vivem, se são venenosas, além de fotos exclusivas? Continue lendo nosso artigo feito por especialistas.

Diversos insetos estão entre nós durante nossos dias e nem percebemos, de certa forma, estamos acostumados como a presença de baratas, mosquitos e outros.

Vamos falar da aranha armadeira (aranha-macaco ou aranha-de-bananeira) que é muito venenosa, até mesmo mortal, e também pode estar em nosso ambiente domiciliar, mesmo não sendo um fenômeno comum.

A presença dessa aranha pode ser muito perigosa, entenda como evitá-las e também o que fazer e como fazer, se por acaso, você entrar em contato como a aranha armadeira.

Aranha armadeira não é exatamente um espécie, ela é um gênero de aranha chamado cientificamente de Phoneutria, que em grego significa: “assassina”, o que já explica bastante sobre a característica principal desse gênero de aranha.

Elas possuem diversos nomes na cultura popular como: aranha-macaco, aranha armadeira e aranha-bananeira.

Características físicas

A aranha armadeira é uma aranha grande, as fêmeas podem medir 17 centímetros com as pernas estendidas, seu corpo mede aproximadamente cinco centímetros, os machos são um pouco menores com cerca de 15 centímetros com as pernas estendidas. [1]

Parecidos com a Aranha marrom, a pigmentação da aranha armadeira são variações de tons de marrons e preto. A área da “boca” tem um cor próxima do vermelho escuro.

 

aranha na planta

Onde as aranhas armadeiras vivem?

As aranhas armadeiras são originárias da América do sul, suas variações podem ser encontradas em toda esta área, mas o gênero se expandiu até a América Central algumas espécies podem ser encontradas principalmente na Costa Rica e Panamá, sendo a mais comum é Phoneutria boliviensis. [2]

No Brasil, temos sete espécies que são facilmente encontradas em todo o território do país, são elas:

  • Phoneutria bahiensis
  • Phoneutria eickstedtae
  • Phoneutria fera
  • Phoneutria keyserlingi
  • Phoneutria nigriventer
  • Phoneutria pertyi
  • Phoneutria reidyi.

Todas tem característica principal o veneno mortal e foram descobertas em solos brasileiros.

armadeira atacando

Qual o seu temperamento?

O gênero das aranhas armadeira são muito agressivas, diferente da maioria das espécies de aranha que fogem do contato humano, ela ataca.

Elas se alimentam principalmente de formigas e outros insetos pequenos.

Por isso, é extremamente perigoso entrar em contato com ela. Quando são incomodadas elas picam muitas vezes seguidas rapidamente, despejando muito veneno na vítima.

Aranha armadeira são venenosas?

Sim, o veneno das aranhas armadeiras são mortais, cerca de 0,006mg são capazes de matar mamíferos pequenos, como ratos. [3]

A peçonha da aranha armadeira é polipeptídeos, além de histamina e serotonina, isto é quando o veneno é injetado na vítima além de acelerar o coração ao ponto de levar a um ataque cardíaco, o veneno também é tóxico o que vai fazer deteriorar os órgãos e causar uma falência múltipla dos órgãos.

O veneno atinge os neurotransmissão e faz o corpo da vítima parar de funcionar rapidamente.

O veneno é altamente mortal para animais pequenos, entretanto, para humanos ela pode causar sim, a morte, entretanto, isso só irá acontecer se não tiver apoio médico e uma incidência alta de picadas.

No mundo, já foram registradas oficialmente 7000 picadas dessas aranhas, porém só foram confirmadas 15 mortes. E apenas, 5% dos casos foram graves.

Existem pesquisas que estudam fortemente o veneno da aranha-macaco, e atualmente existem projetos que tratam disfunção erétil com um componente do veneno desta aranha.

Quais os sintomas da picada da aranha armadeira?

A picada da aranha armadeira é bem dolorida e dificilmente vai passar despercebida.

Na área da picada, vai se aparecer uma grande vermelhidão, inchaço e também irá gerar uma sudorese local, isto é, calor, suor e bolha. É bem possível acontecer um formigamento e amortecimento. O fator de gravidade existirá se o veneno causar aceleração no coração, aumento da pressão arterial, visão turva e vômito. [4]

Em crianças, a picada da aranha é realmente muito perigosa, ela pode levar a um edema pulmonar e ao choque. Por isso, em caso de mordida da aranha armadeira não exite em procurar um médico para exames e tratamento.

IMPORTANTE: A visita ao Site GPA Brasil não substitui uma consulta ao médico. Se você desconfia que foi picado, vá imediatamente procurar ajuda especializada.

aranha atacando no mato

Como tratar a picada?

O tratamento da picada da aranha armadeira, em casos menos graves, é feito basicamente tratado os sintomas, isto é, algum tipo de pomada para área picada e também analgésicos para dor e também qualquer outro sintoma que surgir.

Nos casos mais graves, é usado o soro antiofídico (que é feito a partir do veneno da própria aranha) e também são administrados remédios para tratar os sintomas. [5]

Onde as aranhas armadeira se escondem?

As armadeiras não são comuns nas cidades, elas preferem as áreas de mata fechada e também as que elas tenham bastante alimento, isto é insetos menores. Mas como cada vez menos áreas de mata, elas tem frequentando as casas próximas a essas áreas.

Elas se escondem muito bem e também tem certas manias e locais preferidos, não é atoa, que um dos nomes populares dela seja: aranha-bananeira, porque ela gosta de ficar entre as folhas de bananeira e se alimentar dos insetos da região. Então ao entrar em contato como bananeiras tenha cuidado, análise a possíveis áreas com teias e use luvas.

Dentro das casas, elas realmente gostam de se esconder em armários e também dentro de sapatos, a maior incidência de mordidas em humanos acontece porque a pessoa coloca o sapato e encontra uma aranha armadeira dentro dele.

inseto Phoneutria

Cuidados para evitar a presença de aranhas

A melhor forma de evitar a presença de insetos como a aranha armadeira e outros animais perigosos em sua casa é a higiene e limpeza frequente, o que vai atrair as aranhas para dentro da sua casa é a presença de outros insetos para ela se alimentar, como mosquitos, aranhas e moscas.

Se você morar próximo de uma área de mata, tenha certos cuidados especiais, como colocar proteção embaixo de portas e também janelas e manter a limpeza do quintal também é fundamental.

O que fazer se encontrar uma aranha armadeira?

  • Se afaste, ela é muito agressiva e vai se defender rapidamente
  • Não tente tocar, afaste animais domésticos e crianças da área, a picada é muito pior neles.
  • Se ela estiver em um local próximo a uma porta, tente com cuidado empurrar ela (com o auxílio de uma vassoura para fora)
  • Ou se preferir, entre em contato com os bombeiros e eles irão fazer este trabalho pra você, o que é bem mais seguro e garantido.

 

Fontes:
[1]: Phoneutria, Wikipédia, visitado em 17 de Junho de 2019 às 15:37 <https://en.wikipedia.org/wiki/Phoneutria>

[2]: Partial Characterization of Venom from the Colombian Spider Phoneutria Boliviensis (Aranae:Ctenidae), NCBI, visitado em em 17 de Junho de 2019 às 16:35 <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4549730/>

[3]: Phoneutria nigriventer Venom and Toxins: A Review, Research Gate, visitado em em 16 de Junho de 2019 às 12:32 <https://www.researchgate.net/publication/279455974_Phoneutria_nigriventer_Venom_and_Toxins_A_Review>

[4]: Phoneutria nigriventer Venom and Toxins: A Review, Research Gate, visitado em em 17 de Junho de 2019 às 13:32 <https://www.researchgate.net/publication/279455974_Phoneutria_nigriventer_Venom_and_Toxins_A_Review>

[5]: (Aranha) Acidentes – página 2, Secretária da Saúde , visitado em em 47 de Junho de 2019 às 18:20 <http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/print.php?conteudo=391>

 

 

You might also like

Leave A Reply

Your email address will not be published.