Aranha marrom – Tudo sobre esse perigoso aracnídeo

Sem dúvida ela é uma das espécies de aranha mais conhecida: a aranha marrom. Sendo venenosa, ela tem o poder de necrosar as células de suas vítimas.

Em primeiro lugar, é importante dizer que essa espécie é bastante comum em nosso país, aparecendo até em residências familiares principalmente nas regiões Sul e também Sudeste.

Mesmo com toda fama que a aranha marrom possui, muitos ainda não tem conhecimento que ela é venenosa, como resultado acabam sendo vítimas da aranha.

Por isso nesse artigo quero listar muitas curiosidades sobre a aranha marrom, e também dizer o que deve fazer quando for picado.

Aliás, você sabe se prevenir da aranha marrom? Quer saber o porque deve se prevenir? Veja abaixo.

 aranha marrom

Definição e características

Primeiro vamos conhecer ela em um âmbito científico, a loxosceles é um gênero bem comum de aracnídeos peçonhentos no qual a aranha marrom  pertence. Também conhecida como aranha violino, porque sua aparência se assemelha muito ao instrumento musical.

Esse gênero de aranha é conhecido principalmente por conta do seu veneno que coloca medo em muitos, já que mais de 200 pessoas morrem por ano de picadas de animais peçonhentos.

Mas não vai pensando que ela é um aracnídeo de porte grande, pois as espécies desse gênero não ultrapassa 4 centímetros de comprimento. Por ela ser pequena, se torna ainda mais perigosa.

Como o próprio nome diz este aracnídeo tem cor castanho ou marrom.  Elas apresentam seus olhos e sempre tem pernas longas e finas.  Então uma espécie de estrela no corpo.

Elas costumam ser bem diferente das outras aranhas, normalmente suas teias quase invisíveis.

Um detalhe da aranha marrom é que ela tem hábitos noturnos, principalmente durante o verão. Elas também gostam muito de locais escuros.

É bem raro encontrar uma aranha marrom durante o dia, escondidas de baixos de cascas de árvores, debaixo de sofás, nicho de folhas, em buracos, etc. A verdade é que você pode encontrar uma em qualquer lugar escuro, então não se assuste baixo do seu sofá ou mesmo dentro de um sapato.

Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Arthropoda
Classe:Arachnida
Ordem:Araneae
Família:Sicariidae
Género:Loxosceles
Heineken & Lowe, 1832

Picada e Veneno da aranha marrom

Quando escultamos “aranha marrom” é bem comum criar-se um clima de terror, isso porque como já dissemos o veneno desta Aranha é bem perigoso.

Porém, é importante ressaltar que apesar desta espécie costumar ser pouco agressiva, ainda há muitos casos com vítimas. Mas acredite, o que é aranha menos quer é atacar humanos.

Por ser pequeno e gostar bastante de se esconder é importante ter muito cuidado a partir de agora. Tome cuidado quando você for calçar o seu tênis, o ideal é sempre sacudir o mesmo e nunca colocar sua mão diretamente dentro do objeto que pode ter uma aranha marrom. Tenha cuidado sempre que for mexer em objetos, móveis, o mesmo foi se aventurar no meio da mata.

Entenda que se a aranha marrom picar você, foi apenas para se defender, o instinto de defesa natural da aranha marrom.

Em relação a picada da aranha marrom, ela não costuma doer nem coçar imediatamente. Por esse motivo muitas pessoas acabam nem percebendo quando são picadas.

Os primeiros sintomas normalmente começam a aparecer 12 horas após a picada.

É aconselhável que você procure o pronto-socorro mais perto, pois a partir disso vai começar a perceber o inchaço vermelhidão na região também pode haver um escurecimento da urina e febre.

Atenção, se você não buscar atendimento  o local irá necrosar ( suas células irão morrer),  causando sério risco de vida.

É importante ressaltar que também pode acontecer a falência renal os outros casos, casos mais graves, a morte.

Portanto vale ressaltar, o índice de morte em casos de picada de aranha marrom, é bem pequeno, é de apenas 2% de todos os infectados pelo veneno.

Tratamento para picada de aranha marrom

Vamos agora falar do que deve ser feito quando ocorre a picada da aranha marrom. Antes mesmo de procurar um pronto atendimento, você mesmo pode tomar algumas medidas.

O primeiro passo é lavar o local com água corrente e sabão, é importante ressaltar que você nunca deve utilizar torniquetes pois pode causar uma gangrena do veneno e antecipar a necrose do local.

Também é recomendado que a região da picada seja mantida em repouso por algumas horas assim versão do veneno é dificultada, então nada de desespero, quanto mais calmo você ficar menos problemas vai ter. O único esforço imediato deve ser ir diretamente ao hospital.

Não queira furar nem mesmo espremer e muito menos cortaram ou queimar o local da picada e muito menos ainda fazer uma sucção na ferida.

Não faça uso de bebidas alcoólicas quando for picado, isso é uma recomendação de especialistas.

Corra para o Pronto de socorro mais próximo, e se possível não mate Aranha, capture ela e coloque dentro de um pote ou vasilhame e leve junto ao pronto-socorro.

Entenda que o soro para combater o veneno da aranha marrom deve ser aplicado no máximo dentro de 36 horas picada.

Vale dizer também que estes procedimentos que falamos acima é cabível em todos os outros ataques de animais peçonhentos.

picada aranha marrom

Como evitar a picada da aranha marrom

Acredite, é possível sim evitar a picada da aranha marrom. Veja alguma delas :

  • Por incrível que pareça as lagartixas são os maiores predadores das Aranhas, quando ver uma na sua casa, não mate. Elas são inofensivas e ainda são capaz de proteger você e seus familiares.
  • Móveis encostados na parede, eles são um convite para aranha marrom se hospedar por ali.
  • Se você gostar de fazer trilhas, caminhadas aventurar no meio ambiente, lembre-se que deve ir equipado, não ir apenas de chinelo. Previna-se.
  • Se o seu sapatos costumam ficar no chão, lembre-se que deve sacudir eles antes de usar. Todo cuidado é pouco para evitar essas picadas.
  • Lembre-se também de limpar com frequência os locais em que a chance da aranha marrom ” hospedar”.

O que fazer caso você encontre uma aranha marrom

Vamos falar o que deve-se fazer quando se encontra uma aranha marrom.

  • Se você ver uma aranha marrom andando pela parede ou pelo chão, preste atenção em onde ela irá se esconder para depois a eliminar
  • Ao se deparar com essa aranha não se desespere,ela quer apenas proteger seus filhotes. Ela pode ser facilmente eliminada com uma vassoura.
  • Pisar na aranha marrom para matá-la é bastante eficaz, porém não recomendado, se você errar ela pode acabar picando seu pé.

Algumas curiosidades sobre aranhas

Quer conhecer algumas curiosidades sobre essa especie? Se por um lado ela é bastante perigosa, por outro ela reserva algumas curiosidade, vejamos:

  • Aranhas não são insetos, são animais invertebrados que pertencem ao filo Artro poda.
  • A aracnofobia, ou medo de aranhas, é uma das fobias mais comuns do mundo

Além disso, vale ressaltar, não queira ser curioso a ponto de pegar uma dessas especeis em mãos, é perigoso.

ATENÇÃO!

Por fim, entenda que as arranhas marrons não são nossas inimigas, não queira exterminar todas elas. Se possível mova elas para um local seguro.

Leia também:

Ana Fernandes

Curitibense, apaixonada por animais, tutora do Theo e defensora ativa da natureza. Criou o Grupo de Proteção Ambiental Brasil - GPA como forma de compartilhar suas informações com o mundo.
Ana Fernandes

Últimos posts por Ana Fernandes (exibir todos)

2 comentários

  1. João Brasil Responder

    Flávia, procure eliminar os ambientes que seriam propícios a vida desta aranha, aranhas em geral gostam de locais escuros e humidos e como falou no artigo ela gosta muito de esconder-se em frestas então procure móveis que não permita estás frestas, você pode também trocar as caixas de passagem de elétrica, gordura e Hidrossanitária da sua casa por caixas plásticas anti-insetos que não permite que insetos andem pelas paredes delas isso irá até diminuir a quantidade de Baratas no ambiente que é a principal presa das aranhas e escorpiões.

Deixe uma resposta