Tudo sobre a Formiga Fantasma

Quer saber tudo sobre a Formiga Fantasma? Saiba tudo sobre o inseto com nosso guia completo!

Sabemos que os seres humanos coexistem como milhares de espécies em todo o planeta, das pequenas até as maiores.

Teoricamente, os ambientes domésticos são destinados apenas aos humanos, entretanto, vivemos frequente na companhia de insetos e pequenos animais que acabaram se adaptando a viver na sujeira dos humanos.

No caso das formigas, que possuem cada vez menos áreas naturais para viver, elas começaram a se mudar para dentro de casas, onde elas criam suas colônias e são inicialmente imperceptíveis, mas conforme suas colônias aumentam, elas começam a incomodar.

Um inseto que está sempre associada a invasão de casas e de apartamentos são as formigas fantasma, já que as condições dentro das paredes e até mesmo de móveis são muito favoráveis para elas.

Leia também: Piolho de cobra

Informações gerais sobre as formigas fantasma

Conhecida popularmente como formiga fantasma, o nome verdadeira desta formiga é Tapinoma melanocephalum.

Ninguém tem informação sobre a sua origem inicial, porém, atualmente ela pode ser encontrada na América do norte, América central e do sul. Essas formigas diferente na maioria, não se estabelecem e formam uma colônia, elas são andarilhas e por isso tão adaptáveis a qualquer ambiente.

Alguns pesquisadores afirmam que o local natural dessas formigas seriam em ilhas, porém, com o auxílio do ser humano, elas se espalharam e atualmente são consideradas pragas em vários países, principalmente nos Estados Unidos e México.

Descrição Física

Essas formigas são muito pequenas, não passam de 1,5 milímetros e são todas do mesmo tamanho (machos e fêmeas).

Elas têm corpo separando em segmentos e a parte onde fica localizada o veneno é transparente.

Seu nome de “formiga fantasma” vem da característica do seu interior transparente e suas patas quase imperceptíveis, o tamanho também tem haver como o nome, elas são muito pequenas e quase invisível aos olhos do humano.

Tapinoma melanocephalum

Comportamento

As formigas fantasma são muito adaptáveis, isso é um dos benefícios de não serem nativas das américas, já que elas podem viver bem tanto ao ar livre na natureza, quanto em ambientes fechados como casas, armários e paredes.

Um diferencial da raça, em relação a outras espécies de formiga é que elas tem várias formigas fêmeas para reproduzir, então significa que elas têm reprodução muito mais ágil do que outras raças.

Os locais favoritos para as formigas fantasma são lugares pequenos, onde formigas maiores não frequentaram, como tufos de grama, caules de plantas, espaços entre azulejos dentro de casa.

Elas não tem um ninho fixo, então, mesmo que você age onde elas estão, logo elas vão se mudar para outro ambiente, isto é uma estratégia de sobrevivência.

Seus hábitos são muito diferenciados de outras espécies, elas não fazem filas para levar alimento ao ninho.

Elas se alimentam de insetos mortos e praticamente qualquer matéria orgânica. Uma forma de saber se sua casa está sendo frequentada por formigas fantasma, é colocar uma gota de qualquer líquido doce (refrigerante, açúcar com água), se a resposta for positiva, dezenas de formiga vão se alinhar rapidamente em torno dessa gota e você vai ter seu resultado.

Leia também: Barbeiros e a Doença de Chagas 

Mau cheiro

As formigas fantasma também tem outro apelido, na malásia, as chamam de formiga defunto, porque quando são esmagadas emitem o cheiro muito forte e ruim.

Esse cheiro é encontrado principalmente nos machos da espécie, chamado de trabalhadores.

O cheiro ruim vem da parte de trás da formiga (parte transparente), essa secreção transparente é muito fedida, mas tem seu motivo, para as formigas esse cheiro ruim é uma forma de se encontrarem e também de “seduzir” as formigas fêmeas, isto justifica o motivo delas serem mais fortes em formigas fantasma machos.

Esse cheio e essa secreção não causam nenhum problema ao ser humano.

Veja um vídeo sobre formigas fantasmas:

Formigas fantasmas são pragas

Essa espécie é considerada uma praga doméstica, principalmente nos Estados Unidos, isso porque elas não se limitam somente aos jardins, ela invadem casas e se reproduzem.

Elas na verdade, tem preferência por ambientes internos, porque existe uma abundância de alimentos e também esconderijos.

Existem registros que as formigas fantasma invadiam estufas de plantas e acabaram com todas as plantas.

Apesar de também se alimentar de plantas, a formiga fantasma tem preferência por insetos mortos, por conta do material chamado melaço que alguns insetos pequenos produzem.

Elas são mais agressivas no verão, elas se reproduzem mais e também são menos tímidas para andarem em lugares onde o ser humano está.

No inverno, principalmente nos mais severos, elas desaparecem (ficam escondidas em seus ninhos para se manterem quentes) ou morrem.

Curiosidades

As formigas fantasma foram encontradas na Venezuela se alimentando de ovos e Rhodnius prolixus, o transmissor da doença de Chagas.

O número de casos da doença caíram bastante desde que as Tapinoma melanocephalum se tornaram mais comuns no país. As formigas também comem algumas pragas muito mais difíceis de lidar como alguns tipos insetos pequenos e besouro.

Essas formigas também consomem vários tipos de ácaros e até mesmo ajudam no controle dessa outra praga.

formiga fantasma branca

Como eliminar as formigas fantamas

O primeiro passo para lidar como uma infestação de formigas fantasmas é saber sua localização, lógico que você vai passar o dia olhando todos os vãos de parede.

Porém, você pode usar uma isca, grãos de açúcar ou algum líquido doce. Você vai notar que elas vão aparecer e vão começar a levar essa isca para seu ninho e agora você observa, aonde elas vão.

Depois de descobrir um ninho, você vai pegar uma mistura como água e detergente (misturado como partes iguais, isto é, 50mg de água e 50mg de detergente)  e vai colocar no buraquinho onde elas se escondem, usar uma seringa vai facilitar essa aplicação.

Dessa forma, você vai acabar como aquela concentração de formigas fantasma, primeiramente porque a água vai inundar a estrutura delas e depois o detergente vai atingir a estrutura física das formigas, ele é muito prejudicial..

Você pode repetir esse processo algumas vezes para eliminar o máximo de formigas possível, existem também alguns venenos industrializados que podem funcionar com as formigas fantasma.

É importante lembrar que as formigas sempre apareceram, alguns cuidados com limpeza e atenção às rodapés de casa e aos espaços do azulejo, isso vai evitar que elas voltem.

Fotos: https://commons.wikimedia.org

 

 

You might also like

Leave A Reply

Your email address will not be published.