Tudo sobre o inseto Mosca doméstica

Quer saber tudo sobre as moscas domésticas? Veja curiosidades, como eliminar e o perigo ao ser humano no nosso artigo completo!

Compartilhamos nosso ambiente como dezenas de espécies de insetos e pequenos animais, eles já estão acostumados como nossa presença e a gente como a deles.

Porém, entre todos os insetos como que convivemos, o mais comum é a mosca doméstica.

A regra é simples: onde os humanos estão, elas também estarão.

Elas se alimentam do lixo que o ser humano produz e por isso são tão comuns no nosso meio doméstico, o que é bastante incômodo em alguns momentos.

Tendo isso em vista, vamos falar um pouco mais sobre a mosca doméstica, sobre seu comportamento, o que as atrai e também como amenizar a presença delas em sua casa.

O que é a Mosca Doméstica?

A mosca doméstica (Musca domestica) é um dos insetos mais comuns em todo o planeta, elas se adaptam a todos ambientes, principalmente os mais quentes como é o caso do Brasil. (1)

Sua alta habilidade adaptativa é um de seus diferenciais e também é um dos motivos de serem tão numerosas em qualquer lugar.

Pesquisas mostraram que as moscas já viviam entre os dinossauros há 60 milhões de anos atrás. Seu local de origem é provavelmente no oriente médio, mas como a migração do ser humano, a mosca como uma boa companheira, migrou junto e agora é uma “praga” em todo o planeta.

mosca

Características Físicas

Uma mosca adulto pode medir cerca de 5 a 8 mm, a espécie doméstica tem cor levemente amarelada. As fêmeas geralmente são maiores que os machos e têm um espaçamento maior entre os olhos. (2)

Curiosidade: Contrariando o mito que moscas vivem 24 horas, as moscas na realidade tem vida média de 30 dias, desde da eclosão do ovo até sua morte.

A mosca está sempre esfregando as patas, como se estivesse planejando algo, porém isso é basicamente questão de higiene nas moscas, porque é através dos pelos em suas patas que elas sentem cheios e também textura dos alimentos, então elas precisam estar sempre realizando este movimento para localizar com facilidade os alimentos que mais lhe agradam.

Leia também: Tudo sobre a Formiga fantasma

Ovos e reprodução da mosca doméstica

Uma fêmea coloca em média 800 ovos brancos, cerca de 100 por vez, como tamanho aproximado de 1mm. (Apesar de haver muita controvérsia sobre esta quantidade) (3)

O local onde esses ovos são colocados geralmente é um local onde quando os ovos eclodirem irá ter alimento para todas as larvas, isto, matéria orgânica, fezes e lixo em geral.

Após 24 horas, as larvas saem dos ovos, ela mede uns 3mm e não tem pernas nem asas, para se desenvolver ela se alimenta de tudo que tiver pela frente.

No terceiro dia de vida, ela começa a desenvolver uma espécie de exoesqueleto, uma cada de corpo dura, nesse momento a larva está se transformado em mosca, ela fica um dia inteiro parada para a produção dessa camada.

No término desse processo, a mosca já é considerada uma mosca doméstica adulta é a qual nos conhecemos, que já tem suas asas formadas e pernas.

O acasalamento da mosca é único, logo após o início da vida adulta elas se acasalam, o macho deposita espermatozoides suficientes para toda a vida da mosca fêmea.

Leia também sobre o Inseto Piolho de Cobra.

Visão 360º

Você já deve ter percebi que é muito complicado pegar uma mosca desprevenida para matá-la, elas são muito ágeis e principalmente tem uma visão muito ampla.

Ela vê em 360 graus, isso é, elas tem uma visão de tudo que passa ao redor dela. (4)

Não é uma visão boa, porque ela não tem foco e tudo é meio confuso, entretanto ela sabe exatamente quando existe alguma movimentação ao redor dela.

A visão das moscas é muito estudada por cientistas, porque é uma característica impressionante.

Os estudos sobre as visões de mosca são utilizados para entender principalmente a visão dos outros insetos e também para elaboração de novas tecnologias.

O que as moscas domésticas comem?

O que moscas procuram frequentemente para comer são fezes, pus, cadáveres de animais, catarro e vegetais em decomposição. (5)

Bem, não leia esse texto se você estiver perto do almoço, vai tirar seu apetite. As moscas domésticas tem um paladar um tanto peculiar e uma forma de se alimentar também.

Esses são os favoritos das moscas, porém, elas vão ir aonde tiver cheio de comida, por isso é tão importante deixar nossos alimentos sempre tampados e lavar frutas e verduras.

Um detalhe nojento é que, as moscas não tem um sistema de mastigação, nem dentes, então para elas se alimentarem de qualquer coisa, ela primeiramente soltam sua saliva no alimento ainda sólido, que vai virar algo próximo de uma papa ou uma bolo gosmento e ela vai engolir.

Porém, vai vomitar e comer novamente para que dessa forma, consiga digerir adequadamente.

mosca

Perigo para o ser humano?

Por todo esses hábitos nojentos das moscas, elas podem ser muito perigosas aos humanos, ela pode transmitir doenças e causar intoxicações alimentares.

Nesse trânsito que a mosca faz entre fezes, animais decompostos e nossa casa ela pode trazer como ela muitas bactérias e quando pousa em nossos alimentos e também em frutas, verduras e em nosso corpo pode transmitir essas bactérias dos mais diversos tipos.

Por isso a limpeza e o higiene no preparo dos alimentos é tão fundamental, sua saúde fica melhor se você tiver os costumes de limpeza.

Como controlar o problema de moscas?

Existem várias formas de lidar como as moscas de forma natural e sem recorrer às inseticidas industrializados que podem prejudicar o ambiente da sua casa.

Vamos listar alguns produtos que podem te ajudar a afastar a praga das moscas domésticas:

  • Óleo de eucalipto: O cheiro do produto vai confundir as moscas e vão evitar elas entrarem na sua casa, para fazer a aplicação você precisa diluir o algumas gotas do óleo com vinagre e água e borrifar em pontos estratégicos, como pia, portas e janelas.
  • Cravo da índia, louro e limão: O cheiro das especiarias vai afastar as moscas e outros insetos, você pode espalhar alguns recipientes pela casa, o cheiro dos temperos é bem agradável e não tóxicos.
  • Vinagre: O vinagre é o melhor amigo contra as moscas, você pode passar um pano com vinagre na pia, nas janelas, o cheio para os humanos fica imperceptível mas as moscas odeiam
  • Armadilha de farinha de milho e mel: Essa armadilha o ideal é fazer no lado de fora da casa, o mel vai atrair as moscas e quando elas forem se alimentar da mistura, elas ficaram presas, no fim do dia você joga tudo fora. Vai matar muitas moscas e também pequenos insetos como formigas.
  • Predadores Naturais: Alguns animais como os lagartos e sapos, se alimentam de moscas, por isso criar alguns já ajuda a diminuir a quantidade no ambiente.
Fonte:
You might also like

Leave A Reply

Your email address will not be published.