O que são Recursos Naturais Renováveis?

Recursos naturais renováveis são recursos que podem ser recolocados na natureza e sua renovação tem o ritmo maior ou igual ao consumo humano, existindo em abundância na natureza.

Podemos citar como exemplo a energia solar, que é armazenada com a ajuda de equipamentos especiais, além da energia eólica e hidroelétrica, visto que são recurso que são contínuos; que a natureza consegue renovar.

Os Renováveis também são papel, madeira, couro. Isso, se eles forem recolhidos com cautela e cuidados, sem haver descaso ou excesso.

Veja nosso vídeo com o resumo:

Os mais importantes para nossa sustentabilidade são:

  • Água
  • Radiação solar
  • Vento
  • Energia hidroelétrica.

A água é considerada um recurso renovável, mas apenas 3% do total da água do mundo é potável, o resto está congelado ou é muito salgada para consumo humano.

Para conseguirmos entender melhor sobre os Recursos Naturais Renováveis, precisamos entender todo o contexto. Nesse texto também discutiremos sobre os Recursos Naturais e suas particularidades.

O que são recursos naturais?

Recursos naturais são todos os elementos da natureza que trazem benefícios para nossas necessidades, utilizadas para sobrevivência e conforto como: água, solo, luz solar, vegetais.

Existem outros recursos que podem ser utilizados com alimentos como: a carne de animais, o leite e ovos. Os animais ainda sevem de transporte para beneficio do homem.

Além desses, a produção de couro e pele para fabricação de roupas, sapatos e bolsas são produzidos a partir desses recursos naturais.

Esses recursos são retiradas da natureza de forma direta ou indireta, para fornecer bem estar a vida dos humanos.

O que nos preocupa é a falta de compreensão do ser humano na hora de retirar esses recursos.

Visto que o ser humano tem tirado mais rápido do que a natureza consegue recuperar, gerando graves problemas no meio-ambiente.
meio ambiente
Importante preservarmos o meio ambiente para que os recursos não se acabem.

Recursos Naturais Renováveis no Brasil

O Brasil é um país rico em elementos naturais, é do recurso natural que tiramos maior parte da nossa economia, principalmente do solo.

É dele que se cultiva: café, feijão, milho, mandioca além dos vegetais.

São recursos pra consumo próprio e para comercialização

Outro maior recurso são nossas florestas, principalmente a Amazônia, que são valiosas em elementos naturais e que precisam ser protegidas contra o desmatamento já nos últimos anos vem sofrendo perdas considerável de tamanho por do desmatamento ilegal.

Infelizmente no Brasil, já existe casos de falta de água, luz e vegetais, principalmente pelo descaso com a preservação ambiental.

Um dos maiores problemas é a poluição do ar e da água, que são elementos essenciais para a sobrevivência da raça humana, levando até o aquecimento global.

recursos naturais no Brasil

Recursos Não Renováveis

Recursos não renováveis são elementos que são retirados da natureza e que levam muito tempo para se refazer novamente.

Como os principais exemplos :

O petróleo: é originado através da ossificação dos restos das plantas e animais através de milhares de anos em decomposição no solo. Eles uma vez esgotado, não tem como ser renovados.

Minerais (Carvão): é o maior acervo de recursos não renováveis, porém ate sua retirada é um problema para o meio ambiente visto que causa  muita poluição do ar, além do nível do solo diminuir quando o carvão é tirado.

Gás Natural: é gerado pela decomposição de plantas e animais que ficam em baixo das rochas por milhares de anos, se o ponto positivo é que gera combustível, o negativo é que causa muito mais problemas ambientes, como a poluição da água.

Além da matéria prima do vidro, gás natural, diamantes, prata, cobre e ferro, diesel.

Conservação e Recursos Naturais renováveis :

É importante evidenciar sobre as atitudes humanas, pois somos nos que destruímos o nosso meio ambiente. Se esgotarmos nossos recursos ambientes será um desastre, pois nós precisamos de recursos naturais para sobreviver.

Precisamos discutir sobre esses recursos renováveis e não renováveis nas escolas, instituições, empresas, com amigos e familiares.

É necessário que se ensine dentro de casa a cuidar e proteger os elementos naturais.

A preservação deve ser praticado por todo, em casa e fora dela.

O uso excessivo do solo, a retirada indiscriminada da vegetação natural, a caça de animais, além da poluição no ar e na água gera problemas de saúde e ambientais em todo o mundo.

Nós do GPA Brasil sempre buscamos conscientizar e trazer mais informações sobre a necessidade de preservação do meio-ambiente, para que nossos netos também possam ter qualidade vida no planeta Terra.

Caso tenha ficado dúvidas, entre em contato com nossa equipe pelos comentários.

Ana Fernandes

Curitibense, apaixonada por animais, tutora do Theo e defensora ativa da natureza. Criou o Grupo de Proteção Ambiental Brasil - GPA como forma de compartilhar suas informações com o mundo.
Ana Fernandes

Últimos posts por Ana Fernandes (exibir todos)

Deixe uma resposta